Pesquisar no blog

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Semeando o Amor de Deus

1º DOMINGO DA QUARESMA: 21/02/2010.


1ª leitura – Deuteronômio 26, 4-10.

Salmo Responsorial – Salmo 90.

2ª Leitura – Romanos 10, 8-13.

Evangelho – Lucas 4, 1-13.

A liturgia deste final de semana na 1ª Leitura traz a figura de Moisés que apresenta ao povo o Sacerdote e sua missão diante da comunidade cristã, onde este recebe de Deus os dons e ofereces sacrifícios em favor do povo cristão.

E esse povo sofrido e oprimido recebe a libertação do Senhor o nosso Deus de toda a sua opressão, angústia, sendo retirado da terra de sofrimentos que é o Egito e assim sendo transportado para a terra onde corre leite e mel, a terra prometida, como gratidão este mesmo povo oferece os frutos que colhe nesta nova terra ao Senhor.

No Salmo 90 vemos a proteção de Deus sobre aqueles que o temem e que confiam no Senhor . “Ao invocar-me, hei de ouví - lo e atendê-lo e ao seu lado eu estarei em suas dores”. O Salmista nos diz que é o Senhor o nosso verdadeiro e real refúgio e proteção.

Na 2ª Leitura vemos na Carta de São Paulo aos Romanos que, nos mostra a força e a eficácia da Palavra de Deus a qual produz frutos inúmeros a àqueles que Nela crêem e praticam, inclusive trazendo a Salvação.Mais que confessar com a boca que Jesus Cristo é o Senhor, é professar com o coração e testemunhar com a vida este senhorio de Jesus neste nosso mundo.

Assim, todo aquele que invoca o Senhor com lealdade, fidelidade e com o coração aberto este sim será Salvo.

O Evangelho Segundo Lucas, nos apresenta Jesus no deserto nos 40 dias sendo tentado pelo demônio. Jesus passa fome e o diabo diz a Jesus “não és Filho de Deus transforme as pedras em pão para que se alimente”, ai com a sabedoria do Espírito Santo Jesus o rebate com a Palavra de Deus,"O homem não vive somente de pão, mas de toda palavra de Deus”. Jesus aqui ensina a expulsar o mal que nos atrai pelo pecado da gula e nos mostra que devemos ter fome pela Palavra de Deus que nos salva e nos liberta de todo mal.

O diabo atrai Jesus ao alto do penhasco e diz veja “estes reinos todos serão teus se te prostrares a mim e me adorares”. Jesus usa novamente da Palavra de Deus, e diz que, “adorarás somente o Senhor teu Deus e só a Ele prestarás culto e o servirás”. Jesus nos mostra a quem devemos prestar nossa verdadeira adoração e serviço nos ensinando a renunciar todo luxo, riqueza, prestígio e poder que não vem de Deus.

O diabo após isso leva Jesus a Jerusalém e diz “atira-te daqui do alto, não és o Filho de Deus, está escrito que se te atirares os teus anjos te socorrerão, você não se machucará e não tropeçará em alguma pedra”.Jesus se levanta e diz na Palavra está escrito “não tentarás o Senhor, teu Deus”. E dessa forma, Jesus, assim repreende o mal com a própria Palavra de Deus que é vida, verdade e luz. Assim o mal sai e deixa Jesus.

O Senhor é vencedor de todos os males e da tentação, resiste assim todos os embates que vem do mal que tenta enganar Jesus com a Palavra de Deus também, mas de certa forma obscura e utilizada para o mal e para promover o egoísmo e interesses obscuros.

Concluímos que a Palavra de Deus deve ser usada para o bem, para que edifique, frutifique e produza frutos de paz, justiça, amor, fraternidade e solidariedade e para que melhore nosso mundo, nossa sociedade e não para interesses do mal, do egoísmo, das injustiças, do enriquecimento pessoal, de uma falsa promessa assim de prosperidade terrena como vemos hoje.

Que o Senhor possa assim nos dar força para vencer as tentações e toda a maldade que nos rodeia neste mundo de trevas, sombras e de tanta desesperança e descrença. Acreditemos em Jesus nossa luz!

Fiquem todos com Deus e abençoado Fim de Semana!

Diógenes Guedes.

Clique aqui e seja o primeiro a comentar!:

Por favor, ao comentar não esqueça de deixar seu nome!