Pesquisar no blog

terça-feira, 6 de abril de 2010

Sábado ou Domingo?

Algumas seitas ensinam que o Dia do Senhor é o sábado e não o Domingo. São chamadas sabatistas.

Eles se baseiam no Antigo Testamento e assim mesmo interpretam as passagens bíblicas de forma errada. Eles só decoram bem os versículos bíblicos. Mas de que adianta decorar versículos se o principal, que é entendê-los e vivê-los, lhe faltam?

Jesus é o Senhor do Sábado e trabalhou no Sábado, realizando milagres e de propósito para libertar os judeus do formalismo sabático.

Leia-se Marcos 3, 1-6; Mateus 12, 1-8; Marcos 2, 24-28; Lucas 6, 5-11; Lucas 13, 14-16; Lucas 14, 1-6; João 5, 10-11; João 7, 23; João 9,16.

Importante Colossênces 2, 16-17

“a ostentar a palavra da vida, dessa forma, no dia de Cristo, sentirei alegria em não ter corrido em vão, em não ter trabalhado em vão. Ainda que tenha de derramar o meu sangue sobre o sacrifício em homenagem à vossa fé, eu me alegro e vos felicito.”

Domingo é o Dia do Senhor
:
“No primeiro dia que se seguia ao sábado, Maria Madalena foi ao sepulcro, de manha cedo, quando ainda estava escuro. Viu a pedra removida do sepulcro.” (João 20,1)

“No primeiro dia da semana, muito cedo, dirigiram-se ao sepulcro com os aromas que haviam preparado. Acharam a pedra removida longe da abertura do sepulcro. Entraram, mas não encontraram o corpo do Senhor Jesus.” (Lucas 24, 1-3)

“Chegando ao dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar.” (Atos 2,1) (Pentecostes ocorre no domingo)

“Eu, João, vosso irmão e companheiro nas tribulações, na realeza e na paciência em união com Jesus, estava na ilha de Patmos por causa da palavra de Deus e do testemunho de Jesus. Num domingo, fui arrebatado em êxtase, e ouvi, por trás de mim, voz forte como de trombeta.” (Apocalipse 1, 9-10)

A História registra que os católicos sempre guardaram o Domingo como o Dia do Senhor. Há registros exatos dessa prática no ano 70 da nossa era.

NO SÁBADO – A SANTA MISSA TEM O MESMO VALOR LITÚRGICO DO QUE A DE DOMINGO

Muitos católicos ainda hoje, dizem que as missas celebradas no sábado a noite, não tem valor litúrgico. Enganam-se todos eles, pois na época de Cristo o domingo começava ao por do sol no dia de sábado.

O Catecismo da Igreja Católica nos ensina:

O mandamento da Igreja determina e especifica a lei do Senhor. “Aos domingos e nos outros dias de festas de preceito, os fiéis têm a obrigação de participar da missa” - “Satisfaz ao preceito de participar da missa quem assiste à missa celebrada segundo o rito católico no próprio dia de festa ou à tarde do dia anterior”. (CIC – 2180)

Assim sendo: Se for utilizado os ritos do domingo, a missa do sábado a noite, satisfaz e se dá o valor a Santa Missa.

As Pedras Grandes e o Vaso
– (Vida e Conhecimento)

Um professor de Ciências de um colégio queria demonstrar um conceito aos seus alunos.

Pegou um vaso de boca larga e colocou algumas pedras dentro.

Então perguntou a classe: - Está cheio? Unanimemente responderam:

- Sim! O professor então pegou um balde de pedregulhos e virou dentro do vaso. Os pequenos pedregulhos se alojaram nos espaços entre as rochas grandes.

Então perguntou aos alunos:

- E agora, está cheio?

Desta vez alguns estavam hesitantes, mas a maioria respondeu:

- Sim!

O professor então levantou uma lata de areia e começou a derramar areia dentro do vaso.

A areia então preencheu os espaços entre os pedregulhos. Pela terceira vez o professor perguntou:

- Então, está cheio?

Agora a maioria dos alunos estava receosa, mas novamente muitos responderam:

- Sim! O professor então mandou buscar um jarro de água e jogou-a dentro do vaso.

A água saturou a areia.

Neste ponto, o professor perguntou para a classe:

- Qual o objetivo desta demonstração? Um jovem e brilhante aluno levantou a mão e respondeu:

Não importa quanto a 'agenda' da vida de alguém esteja cheia, ele sempre conseguirá 'espremer' dentro mais coisas!

- Não, respondeu o professor, o ponto é o seguinte: A menos que você coloque as pedras em primeiro lugar dentro do vaso, nunca mais as conseguirá colocar lá dentro. As pedras grandes são as coisas importantes de sua vida: seu relacionamento com Deus, sua família, seus amigos, seu crescimento pessoal e profissional. Se você preencher sua vida somente com coisas pequenas, como demonstrei com os pedregulhos, com a areia e a água, as coisas realmente importantes nunca terão tempo, nem espaço em suas vidas.

(FONTE – Catequese Católica)

Clique aqui e seja o primeiro a comentar!:

Por favor, ao comentar não esqueça de deixar seu nome!