Pesquisar no blog

sábado, 3 de abril de 2010

Semana Santa - Sábado Santo (Vigília Pascal)



SÁBADO SANTO – VIGÍLIA PASCAL – COR LITÚRGICA- BRANCO.
EIS A LUZ DE CRISTO QUE DISSIPA AS TREVAS!
I Leitura – Genesis 1, 1-26-31a.
Salmo 103.
II Leitura – Genesis 22, 1-2, 9a. 10-13, 15-18.
Salmo 15.
III Leitura – Êxodo 14, 15-15, 1.
Salmo – Êxodo 15.
IV Leitura – Isaías 54, 5-14.
Salmo 29.
V Leitura – Isaías 55, 1-11.
Salmo- Isaías 12.
VI Leitura – Baruc 3,9 -15.32 - 4,4.
Salmo 18B
VII Leitura – Ezequiel 36, 16-17a. 18-28.
Salmo 41.
Carta aos Romanos – 6, 3-11.
Evangelho – Lucas 24, 1-12.
A Celebração da Vigilia Pascal consta de 4 momentos: O 1. É o da Celebração da Luz; 2. A Liturgia da Palavra; 3. A Liturgia Batismal e 4. A Liturgia Eucarística.
Esta Celebração antecede o Domingo de Páscoa, como já dizia Santo Agostinho é a Mãe das Vigílias, começa primeiro num local fora da Igreja com a chamada bênção do fogo novo, e a preparação do Círio Pascal que significa o Cristo Ressurgido que dissipa as trevas e vence a morte. A cor litúrgica desta Solenidade é o Branco, temos Hino de Louvor (Glória), pode-se enfeitar a igreja com flores e adornos (panos) coloridos, usar instrumentos solenes, alegres e festivos.
Após este momento da Preparação do Círio Pascal com os cravos e o ano correspondente (2010), a assembléia é convidada com suas velas a acendê-las e fazer a procissão juntamente com o presidente da celebração que se dirige com o Círio Pascal até o interior da Igreja com as suas luzes apagadas, o diácono ou padre segue até o altar entoando três vezes a antífona: “Eis a Luz de Cristo!” e a Assembléia responde junta: “Demos graças a Deus!”.
Chegando até o local onde postará o Círio Pascal, o povo com as velas acesas ainda e as luzes da igreja acesas também o diácono, presidente da celebração ou um cantor canta a Solene Proclamação da Páscoa, conhecida como “Exultet”.
E assim terminado o canto da Proclamação da Páscoa, todos apagam as velas e se sentam pra acompanhar a 2ª parte da Celebração a Liturgia da Palavra.
Na Liturgia da Palavra são propostas nove leituras tendo em vista que o próprio nome diz é uma vigília e não uma missa, o ideal seria que se fizesse todas as leituras propostas com seus respectivos Salmos Responsoriais, mas por razões pastorais no mínimo se faça 3 das leituras do Antigo Testamento, com observância a jamais omitir-se a leitura do Êxodo, a Epístola e o Evangelho.
Faremos assim breves comentários as Leituras propostas.
Na 1ª Leitura retirada do Livro do Gênesis, vemos Deus o criador de todas as criaturas, o qual fez todas as obras e concluindo sua obra com a criação do homem e da mulher sua imagem e semelhança, presenteando-os com todos os bens desta vida e da terra. Deus deu ao homem e a mulher poder sobre toda a criação e também o dom mais belo da fecundação de sua espécie.
No Salmo 103,Enviai, o vosso Espírito Senhor, e da terra toda a face renovai!”. O Salmista clama a presença do Divino Espírito Santo sobre a obra de Deus, este Espírito que já pairava sobre as águas antes mesmo das outras criaturas e é por este Espírito que guia e conduz toda a obra da criação.
A 2ª Leitura também retirada do Livro do Gênesis, Deus põe Abraão à prova. Deus pede que Abraão retire sua família da sua terra e vá pra Moriá e pede a Abraão que ofereças seu único filho como sacrifício no monte indicado por Deus.
Abraão obedece a Deus e ao iniciar o sacrifício de seu próprio filho, Deus envia um anjo cancelando tal ação, Deus quis provar a fé e o amor que Abraão tinha por ele a ponto de lhe pedir como holocausto o próprio filho.
Vendo assim um carneiro no espinheiro preso Abraão vai buscá-lo e oferece como sacrifício no lugar de seu filho.
O Senhor pela obediência de Abraão lhe prometeu que sua descendência seria tão numerosa quanto as estrelas do céu e as areias da praia e receberás a bênção de Deus sobre todos os teus inimigos e sobre todas as nações, por sua obediência a Deus.
No Salmo 15, o Salmista clama “Guardai-me, ó Deus, porque em vós me refugio!”. Ele deposita toda a sua esperança e confiança no Senhor o seu Deus, não há o que temer, pois aquele que tem o Senhor ante seus olhos e ao seu lado não vacila.
A 3ª Leitura retirada do Livro do Êxodo, trata da Libertação do povo do Egito sofrido e oprimido por faraó e seu exército.
Deus ele usa seu servo Moisés, ordenando a ele que liberte seu povo das amarras da escravidão. Deus ordena Moisés ergue a vara, estende teu braço sobre o mar e ele se dividirá, para que meu povo passe pelo mar a pés enxutos.
Pois eu endurecerei o coração do faraó e do seu exército para que ao perseguirem o povo, este seja glorificado a custa do faraó, de seus carros e cavaleiros, sendo assim eu o seu Deus glorificado.
O mar se abriu e o povo de Israel passou, formavam como se fossem muralhas a esquerda e a direita, a hora que o faraó, seus carros e cavaleiros foram passar Deus ordenou a Moisés que impusesse seu braço e o mar fecharia os afogando e os levando ao leito do mar não escapando um só.
Naquele dia Deus livrou os israelitas e puderam ver os egípcios mortos à beira da praia do mar e assim viram a mão poderosa do Senhor o nosso Deus. O povo manifestou seu temor diante do Senhor e o seu respeito diante de Moisés seu servo.
O Salmo retirado do Êxodo 15, nada mais é do que o cântico de agradecimento do povo de Israel aos benefícios concedidos pelo Senhor nosso Deus pela sua libertação. “Cantemos ao Senhor, que fez brilhar a sua glória!
Na 4ª Leitura retirada do Livro de Isaías, É uma carta de amor do nosso Deus dirigida a cada um de nós. O Senhor nos acolhe em sua rica e divina misericórdia. Nos diz que ele é o esposo e nós somos como a mulher abandonada, de alma aflita e repudiada, em que o Senhor acolhe, tem compaixão e misericórdia. O Senhor promete que não se irritará contra nós e nem nos fará ameaças, pois ele nos ama imensamente, pois estabeleceu sobre nós uma aliança de misericórdia e nada fará mudar a sua paz.
O Senhor faz uma promessa de amor a nós dizendo que fortificará, irá dar paz aos seus filhos e discípulos e justiça sem medo das opressões e maldades, pois Ele é o nosso Deus e nos protegerá.
O Salmo 29, diz absolutamente isso, “Eu vos exalto, ó Senhor, porque vós me livrastes!”. É essa a confiança e a perseverança que devemos ter diante de todos os problemas e situações da nossa vida, pois é o Senhor quem nos livra de todo mal, de toda a opressão, de toda a situação de morte em nossa vida.
A 5ª leitura retirada do livro de Isaías, o Senhor nos convida a provar das melhores coisas que Ele tem guardadas a nós. Ele mesmo nos convida vinde a mim, ouvi-me com atenção e inclinai vossos ouvidos a mim, ouvi e tereis vida. É o pacto que o Senhor quer fazer com todos nós para que recebamos suas graças e bênçãos sem fim.
O Senhor nos glorifica nele. O profeta nos convida ainda “Buscai o Senhor enquanto ele pode ser achado; invocai-o enquanto ele está perto. Abandone o ímpio o seu caminho, e o homem injusto, suas maquinações, volte para o Senhor, que terá piedade de vós, volte para o nosso Deus, que é generoso no perdão.
Diz o Senhor que os seus pensamentos não são como os nossos e nem nossos caminhos como os do Senhor, estão tão distantes como o céu está da terra.
Assim como a chuva e a neve caem e não retornam ao céu, a Palavra do nosso Deus não voltará vazia, pois produzirá seus frutos de amor, paz e justiça.
O Salmo segundo Isaías, nos diz:Com alegria bebereis do manancial da salvação.” Vemos o salmista provando das maravilhas produzidas pelo Senhor, proclamando o Senhor é minha fonte de louvor e salvação.
Na 6ª Leitura retirada do profeta Baruc, mostra a nós um povo que se afasta dos caminhos de Deus, que está numa terra estrangeira, distante da sua. O profeta exorta se tivesse continuado numa terra se tivesse este povo continuado na graça de Deus e nos seus caminhos teria gozado de plena paz.
Aprendei onde está a sabedoria, a inteligência, a fortaleza e sabereis onde está a longevidade da vida e a paz.
Todos estes predicados e qualidades certamente estão no nosso Deus, que tudo criou por amor. Nada e ninguém pode comparar-se a aquele que tudo fez.
Assim todos os que seguem os mandamentos de Deus tem vida e sabedoria e quem os despreza tem a morte e a dor. Viver conforme nos quer o Senhor e o agradar é pra isso que fomos criados.
O Salmo 18 B, “Senhor, tens palavras de vida eterna”. O Salmista aqui atribuiu a sabedoria do nosso Deus, só a lei e seu mandamento de amor são perfeitos e alegram a alma e o nosso coração.
As palavras do Senhor são mais desejáveis que o ouro refinado e mais doce do que o mel que sai dos favos.
A 7ª Leitura retirada do Livro do profeta Ezequiel, mostra o Senhor se dirigindo aos maus, aqueles que derramam o sangue dos justos e inocentes e daqueles que cultuam os falsos ídolos, a ira do Senhor se manifestará com o propósito de fazer justiça.
O Senhor manifesta o seu poder contra aqueles que profanam seu nome e mostra a sua santidade diante dos ímpios. O Senhor manifesta sua santidade através do seu povo escolhido que o retira do meio das nações e reconduz a sua terra.
É o Senhor que derrama sobre nós sua água pura nos purificando de todas as impurezas e da idolatria, nos dando coração novo e novo espírito, arrancando de nós o coração de pedra, colocando em nosso peito novo coração de carne, para que o sigamos e sejamos conduzidos a obedecer os seus mandamentos de amor.
Termina a leitura dizendo: “Sereis o meu povo e eu serei o vosso Deus.”.
No Salmo 41, “A minh’alma, tem sede de Deus”, aqui o salmista demonstra o quanto precisa de Deus e tem sede dele. A sua alma deseja o Deus vivo que mata toda a sede da nossa alma e do nosso coração.
Que alegria Senhor ver tua face, que alegria estar em vossa presença.
A 8ª Leitura é a Epístola, retirada da Carta de São Paulo aos Romanos. Onde nos recorda que através do batismo morremos para o pecado, somos novas criaturas, renascidas da água e do espírito e as coisas antigas já se passaram, somos novas criaturas. Se morremos para o pecado, ressurgiremos com o Cristo para a glória eterna.
Seremos semelhantes ao Cristo pela sua ressurreição. Aquele que morreu está livre do pecado, pois o velho homem foi crucificado com o Cristo.
Se morremos com o Cristo, com Ele viveremos, a morte já não reina mais, não tem efeito nenhum, pois a vida triunfou, o aguilhão da morte foi derrotado. E se vivemos para Deus e morremos para o pecado.
A 9ª Leitura, ou seja, o Evangelho deste dia, segundo Lucas. Nos trás a passagem da visita das mulheres ao túmulo de Jesus, ainda de manhãzinha, na primeira hora do dia, levando perfumes pra perfumar o Senhor.
Chegando lá o espanto encontraram a pedra do túmulo removida, não encontrando mais o corpo do Senhor lá, tamanho espanto.
Parou dois homens vestidos de branco, elas olharam pro chão e chorando disseram eles: “Porque procurais aqui entre os mortos, aquele que está vivo?”. Responderam: “Ele ressuscitou!”, conforme já havia dito.
Lembraram assim das palavras de Jesus, antes de morrer e correram aos onde discípulos anunciando-lhes o que tinham visto. Contudo eles não acreditaram no que elas diziam, estavam incrédulos, com o coração e os “olhos” da fé fechados, cegos espiritualmente.
Pedro correndo vai ao túmulo e vê os lençóis caídos no chão e fica admirado retornando assim pra casa.
Após segue a 3ª parte da Celebração que consiste na Liturgia Batismal, onde temos a invocação de todos os santos e santas de Deus através da Ladainha, a bênção da água batismal (Momento que se houver batismo, sempre é indicado que se tenha ao mínimo um batismo neste dia), a bênção da água para a aspersão do povo (onde não há batismo e nem bênção da água batismal), seguida da renovação das promessas do batismo, onde todos renovamos nosso batismo e por fim a aspersão do povo.
Depois temos a 4ª parte da Celebração a da Liturgia Eucarística, preparação das oferendas, oração eucarística, Comunhão e Ritos Finais.
Abençoai-nos o Deus todo Poderoso. Em Nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo!
A todos feliz e abençoada Páscoa e Ressurreição de Jesus!
Diógenes Guedes.


Clique aqui e seja o primeiro a comentar!:

Por favor, ao comentar não esqueça de deixar seu nome!