Pesquisar no blog

sábado, 10 de abril de 2010

Semeando o Amor de Deus com Diógenes Guedes

2º Domingo da Páscoa – Cor Litúrgica Branco / Divina Misericórdia.

“Daí graças ao Senhor porque Ele é bom, eterna é a sua Misericórdia!”

1ª Leitura – Atos dos Apóstolos 5, 12-16.

Salmo Responsorial – Salmo 117.

2ª Leitura – Apocalípse 1,9-11a. 12-13.17-19.

Evangelho – João 20, 19-31.

O Papa João Paulo II decretou no ano de 2000 que todo o 2º Domingo do Tempo Pascal seja dedicado a Divina Misericórdia do Senhor. O Ressuscitado revela que tem um coração misericordioso e amoroso ao aparecer aos discípulos.

É Páscoa ainda na Igreja, contemplamos a vitória do Ressuscitado sobre a Morte, o Cordeiro de Deus que vence. A cor litúrgica deste tempo Pascal é o Branco e o Ato Penitencial convencional pode ser substituído pela aspersão do povo com a água benta. Dar destaque ao Círio Pascal presença do Ressuscitado entre nós na Comunidade reunida, flores, alegria, valorizar os símbolos que trazem recordações do batismo.

A 1ª Leitura retirada do livro dos Atos dos Apóstolos, nos mostra que há sinais da presença do Cristo Ressuscitado através dos apóstolos e das maravilhas que realizavam no Nome de Jesus.

Crescia o número daqueles que aderiram a fé no Cristo Ressuscitado. Homens e mulheres traziam seus enfermos pra que fossem tocados e curados e multidões se dirigiam a praça onde Pedro estava para curar e libertar os doentes e os atormentados pelos demônios.

A Ressurreição do Senhor gera forças de vida nova de cura e de libertação no seu povo através de seus apóstolos, pois no Nome deste Senhor os prodígios, milagres e bênçãos acontecem.

O Salmo 117 é o Salmo deste Tempo Pascal, “Daí graças ao Senhor porque ele é bom, eterna é a sua Misericórdia!”. É um convite a exaltar as Misericórdias do Senhor por nós, pelo seu povo amado. Povo que é grato e crê que o Senhor é seu rochedo e fortaleza e nele pode confiar.

A 2ª Leitura retirada do livro do Apocalípse, livro este polêmico que causa muito medo entre as diferentes interpretações e fora escrito por João.

João escreve este Livro quando estava na Ilha de Patmos, escrevendo as Nações onde trás as características do Senhor Ressuscitado. Jesus é o primeiro e o último, ele é o vivente não está morto, mas vivo e vive para sempre.

O Evangelho segundo João, os discípulos estavam reunidos numa sala ainda com medo dos judeus e de tudo que acontecera, Jesus entra no meio deles e diz A paz esteja convosco”.

Depois de ter saudado os discípulos com a paz, mostra seu lado e suas mãos para que os discípulos o vejam e o reconheçam. Eles se alegraram a verem seu Senhor.

Jesus diz novamente: A paz esteja convosco. Como o Pai me enviou, também eu vos envio”.

Após dar a paz mais uma vez aos seus discípulos, Jesus derrama sobre eles a Promessa do alto, o Espírito Santo. Recebeis o Espírito Santo. A quem perdoardes os pecados, eles lhe serão perdoados; a quem não os perdoardes, eles vos serão retidos”.

Tomé não estava com os discípulos e quando ele chegou os outros disseram a ele: “Vimos o Senhor!”.

Contudo, Tomé não acreditou e disse: Se eu não ver a marca dos pregos em suas mãos, se eu não puser o dedo nas marcas dos pregos, e não puser a mão no seu lado, não acreditarei”.

Oito dias após, os discípulos em casa e Tomé estava com eles, Jesus aparece novamente estavam de portas fechadas o Senhor se põe no meio deles e diz: A paz esteja convosco”.

Jesus diz a Tomé: Põe o teu dedo aqui e olha as minhas mãos. Estende a tua mão e coloca no meu lado. E não sejas incrédulo, mas fiel”.

Responde Tomé: Meu Senhor e meu Deus!

Jesus lhe diz: Acreditaste, porque me viste? Bem-aventurados são aqueles que creram sem terem visto!

O Evangelho termina assim Jesus realizou muitos milagres entre eles que não estão escritos neste livro, contudo o que foi escrito aqui é para que vós credes que Jesus é o Filho do Deus vivo, e que crendo nele tenhais a vida em seu nome.

Este Evangelho é muito rico mostra os discípulos amendrontados e o Senhor Ressuscitado que aparece no meio deles os acalmando e desejando a paz, sempre aparece no meio deles e diz a Paz esteja com vocês. É o Senhor da paz, traz o alívio, o conforto, o consolo.

Diz o Ressuscitado assim como o Pai me enviou eu vos envio, o Senhor põe os discípulos em marcha a missão de anunciar a sua Ressurreição, sua presença libertadora e salvadora.

Sopra também sobre eles reunidos o Espírito Santo de Deus, cumprindo sua promessa Eu vou para o Pai, mas vos envio o Paráclito, o consolador, o vosso advogado e defensor para vos dar força na missão e no anúncio da Palavra com destemor e poder. Contudo lança sobre eles uma condição perdoai para serem perdoados, se não perdoarem não serão perdoados. A quem ama muito, muito perdão concede, quem ama pouco, pouco perdão concede.

Então pelo perdão concedido podemos ver o quanto de amor temos em nosso coração e em nossa vida.

Ai temos a presença de Tomé incrédulo no Ressuscitado, diz que só acreditará se tocar nas chagas abertas e nas marcas deixadas pela cruz, onde o próprio Senhor vivo aparece no meio deles e o deixa tocar e o exorta com isso, dizendo a ele tendes pouca fé, incrédulo, não crê no que lhes disse antes de morrer, na minha Palavra, na minha promessa.

Contemplamos também a bela profissão de fé de Tomé ao tocar no Senhor: Meu Senhor e meu Deus!.

Seja esta também nossa profissão de fé perante o Senhor, dando vida a nossa fé e professando a verdade que o Senhor nos trouxe com sua Ressurreição.

Conclui Jesus ainda que são felizes aqueles que crêem em mim sem ter-me visto ou tocado, conclui o Senhor.

Quantos de nós somos como Tomé dizemos eu só creio em Deus, ou no Senhor se fizer isto ou aquilo por mim. Quando eu tiver isto ou aquilo eu crerei que o Senhor tudo pode fazer.

Estamos cegos espiritualmente, nossa incredulidade nos tapa os olhos da fé. Deixamos o Ressuscitado passar entre nós, perto de nós, junto de nós e nem o notamos, Ele passa despercebido, a graça e a bênção passa entre nós e estamos dormindo ou indiferentes, a fé fria e distantes de seu toque de amor.

Por fim há ainda outros milagres e prodígios, maravilhas realizadas pelo Senhor não registrada nos Atos dos Apóstolos, tudo pra demonstrar esse amor e a misericórdia do Senhor a cada um de nós. Cremos no seu Nome e na vida que nos dais sem fim é a vossa bondade, a vossa mão e braço forte podem se manifestar em nossas vidas ó Cristo Ressurgido, Senhor do tempo e da história.

A Paz do Ressuscitado a todos nós!

Abençoai-nos o Deus todo Poderoso. Em Nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Diógenes Guedes.



Clique aqui e seja o primeiro a comentar!:

Por favor, ao comentar não esqueça de deixar seu nome!