Pesquisar no blog

sábado, 17 de abril de 2010

Semeando o Amor de Deus com Diógenes Guedes

3º Domingo da Páscoa – Cor Litúrgica Branca.

Cristo Ressuscitou, Aleluia, venceu a morte com amor!

1ª Leitura – Atos dos Apóstolos 5, 27b-32.40b-41.

Salmo Responsorial – Salmo 29.

2ª Leitura – Apocalipse 5, 11-14.

Evangelho – João 21, 1-19.

Na 1ª Leitura, vemos os apóstolos no Sinédrio ensinando e pregando em Nome de Jesus.

Pedro e os apóstolos deram a resposta correta é preciso primeiro obedecer a Deus do que os homens. Deus que resssuscitou Jesus.

Deus que ressuscita e exalta Jesus, o Senhor, tornando-o Salvador, dando ao povo de Israel a Salvação e o perdão dos pecados. E dessa obediência provém a vinda do Espírito Santo, pois, todos somos testemunhas do Ressuscitado.

Os apóstolos foram açoitados, presos e proibidos de falar de Jesus, contudo, saíram felizes por serem presos, maltratados, perseguidos e injuriados pelo Nome de Jesus, pois se sentiram dignos do Mestre.

Os apóstolos não eram masoquistas que gostam de sofrer em vão contudo, lutaram pela Palavra de Deus pelo anúncio da libertação e da salvação e como diz a Palavra de Deus se sentiram dignos de passar tais sofrimentos e privações pelo Nome de Jesus, pois no sermão da montanha Jesus já dizia feliz sois vós que forem injuriados pelo meu Nome, pois grande será a vossa recompensa no Reino dos Céus.

No Salmo 29, em conformidade com a primeira leitura traz essa exaltação ao Senhor, a confiança de que o Senhor o liberta de todos os perigos, do mal e dos inimigos, pois está entregue em suas mãos.

A 2ª Leitura retirada do Livro do Apocalipse traz a visão do Cordeiro Ressuscitado, onde os servos e anciãos estão ao redor de seu trono glorioso, rendendo a Ele o louvor, a honra e a glória, a força, a sabedoria. E assim como no céu, os seres da terra e do mar louvam Aquele que venceu a morte e o pecado, reina glorioso para sempre.

Todos aqueles se dobram e se prostram ao poder do Senhor vivo e presente, ressurgido em nosso meio.

No Evangelho segundo João, vemos os apóstolos às margens do mar de Tiberíades, com eles estavam Pedro que queria pescar e os outros o seguiram.

Saíram pra pescar na barca e não conseguiram pegar nada a noite inteira. Ao amanhecer Jesus estava à margem do mar, contudo, eles não reconheceram Jesus e Ele ao vê-los pergunta: Moços tende alguma coisa para comer?

Eles disseram que não. Jesus assim ordena a eles Lançai as vossas redes à direita da barca e achareis”.

Obedeceram e lançaram a rede tal a quantidade de peixe que pescaram não conseguiram nem suspender a rede no barco. Então João disse a Pedro: É o Senhor!”.

Logo que viu Jesus Pedro foi a seu encontro assim como os outros discípulos também e em terra e viram uma fogueira acesa com peixe e pão sobre a mesma.

O próprio Jesus diz: Trazei alguns dos peixes que vocês pescaram”. Pedro subiu até o barco e trouxe assim os peixes a Jesus, e o Mestre convida: Venham comer”.

Nenhum deles quiseram perguntar quem era Ele, pois sabiam que era o Senhor. Jesus pega o pão e o peixe e distribui entre eles.

Essa foi a terceira vez que o Senhor Ressuscitado aparece aos discípulos, após comerem Jesus então pergunta a Pedro Pedro, você me ama mas do que a estes?”. Pedro responde: Sim, Senhor, eu te amo!”, Jesus acrescentaApascenta as minhas ovelhas”.

Por três vezes Jesus faz esta pergunta a Pedro e pede que ele cuide de suas ovelhas.

Ao final deste diálogo entre Pedro e Jesus, Jesus lança assim o grande desafio e o convite Segue-me”.

Vemos neste Evangelho os discípulos olham pra Jesus em um primeiro momento e não o reconhecem, demoram a reconhecê-lo, mas João o discípulo amado, porque ama e quem ama nunca esquece do seu amado reconhece o Senhor de pronto, os outros demoram a entender que era a presença do Ressuscitado entre eles.

Também temos bem presente aqui a questão da obediência a Deus. Jesus morre na cruz e ressuscita como Deus queria, foi obediente e fez a vontade de Deus.

Os apóstolos obedientes ao chamado e ao convite do Senhor lançaram novamente as redes e pescaram muitos peixes, antes não tinham nada na rede.

Pedro obedece ao chamado do Senhor e o segue.

Será que nós reconhecemos o Senhor, porque o amamos de coração e a Ele damos toda a glória, o louvor ou o Senhor pra nós está em segundo plano em nossa vida agitada sempre.

Somos obedientes a vontade de Deus? Ouvimos o seu chamado e o seguimos ou ficamos nos questionando e queremos fazer o que queremos, as nossas vontades e desejos pessoais e particulares.

Abençoai-nos o Deus todo poderoso. Em Nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo! Amém!

Diógenes Guedes.


Clique aqui e seja o primeiro a comentar!:

Por favor, ao comentar não esqueça de deixar seu nome!