Pesquisar no blog

sábado, 24 de abril de 2010

Semeando o Amor de Deus com Diógenes Guedes



4º Domingo da Páscoa – Domingo do Bom Pastor - Cor Litúrgica Branca.

Tu és Senhor, o meu Pastor, por isso nada em minha vida faltará!

1ª Leitura – Atos dos Apóstolos 13,14.43-52.

Salmo Responsorial – Salmo 99.

2ª Leitura – Apocalipse 7,9.14b-17.

Evangelho – João 10, 27-30.

Hoje a Liturgia da Igreja nos convida a Celebrar o Dia do Bom Pastor, Jesus é o bom pastor que conduz suas ovelhas o seu povo por sua mão. Lembremos de nossos Pastores, aqueles que conduzem o povo de Deus, rezemos por nosso Papa Bento XVI, por nossos Bispos, Sacerdotes, Diáconos, Seminaristas, religiosos e religiosas, Ministros e Leigos que atuam em pastorais ou movimentos da Igreja.

Homens e mulheres que a exemplo de Jesus dão suas vidas pela construção de um mundo Novo, mais justo, humano e fraterno!

Ainda estamos no Tempo Pascal, a cor litúrgica é o Branco ou o Amarelo da Ressurreição do Senhor, ainda dando destaque ao Círio Pascal, presença do Ressuscitado na Comunidade Cristã, podemos dar destaque a símbolos como o cajado, a bolsa do pastor, sandálias, símbolos que lembrem a Evangelização e a Missão.

Na 1ª Leitura vemos Paulo e Barnabé que chegam à região de Antioquia entrando na Sinagoga em um dia de Sábado e ensinando todo um povo formado por judeus convertidos e pessoas piedosas.

Eles insistiam que permanecessem fiéis à graça de Deus. No Sábado seguinte ao ver o povo se reunindo para ouvir a Palavra de Deus, os judeus se revoltaram e passaram a blasfemar Paulo e Barnabé. Contudo, eles levantaram a voz e com coragem declararam que era preciso que fosse a Palavra anunciada primeiro a eles, como os mesmos não queriam ouvir, então se dirigiram aos pagãos.

Eles eram enviados como luzes para as Nações e com a missão de levar esta salvação que vem de Deus até os confins de toda a terra.

Os pagãos ficaram muito contentes ao ouvirem a Palavra de Deus e muitos deles se converteram a Deus e abraçaram sua fé, na vida eterna e na salvação. A Palavra de Deus se espalhava entre eles e produzia seus efeitos.

Contudo os judeus provocaram os grandes do povo da época e expulsaram Paulo e Barnabé de seu território.

O trabalho de evangelização continuava, com o anúncio e a prática da Palavra de Deus, foram anunciar em outra cidade e tinham dentro deles muita alegria e a força do Espírito Santo de Deus.

E nós será que estamos anunciando a Palavra de Deus a quem precisa, ao mundo que esqueceu de Deus e a tantos que nem o conhecem ainda ou estamos perseguindo a Igreja e seus Ministros e fiéis que evangelizam na missão. Algo pra nos perguntamos e nos questionarmos irmãos!

No Salmo 99, o Salmista expressa essa obediência ao ouvir a voz do Senhor que é o Bom Pastor. Sabei que o Senhor, só ele, é Deus, nós somos seu povo e seu rebanho.”

Na 2ª Leitura retirada do Livro do Apocalipse escrito por João, ele vê uma grande multidão de todas as tribos, raças e nações que rodeavam o trono do Cordeiro, as quais trajavam vestes brancas e traziam palmas nas mãos. Esses são os que vieram e alvejaram as suas vestes no sangue do Cordeiro sem mancha e sem pecado. Estão diante do Cordeiro onde nunca mais terá fome ou sede, nem o sol os queimará, pois eles tem consigo o pastor que os conduz as fontes de águas vivas e Deus enxugará todas as lágrimas de seus olhos.

Já é a prefiguração da vida eterna, do louvor eterno prestado ao Cordeiro de Deus, a Jesus na eternidade feliz, as vestes brancas são a pureza deste povo que está diante da glória do Ressuscitado e a palma é o sinal da vitória, pois venceram este mundo, as tribulações, a dor, o sofrimento, as aflições. E podemos assim afirmar assim como Jesus venceu este mundo e tudo que nele contém venceremos nós também, pois ressuscitamos com Ele para a eternidade feliz.

Estão gozando de vida eterna e abundante do lado do Bom Pastor nos prados eternos, no lugar onde não mais haverá fome ou sede, dor, doença e sofrimento e sim eterna alegria e paz reinante.

No Evangelho segundo João, nós podemos ver a presença de Jesus o Bom Pastor, aquele que dá a vida por suas ovelhas. O Pastor é aquele que fala e as ovelhas que são suas conhecem a sua voz e mais que conhecer e ouvir o seguem!

Diz Jesus que o Bom Pastor é aquele que dá a sua vida pelas suas ovelhas, ele mesmo deu a vida eterna por elas e estas jamais vão se perder e ninguém as arrancará de suas mãos. Pois foi Deus, o Pai que entregou essas ovelhas a Jesus e ninguém tira o que o Pai dá e Jesus e o Pai são um.

O Bom Pastor é aquele que se preocupa com as ovelhas do seu redil. O lobo, o salteador é aquele que vem pra matar, roubar e destruir. Ele é o mercenário que entra com pele de Cordeiro, mas é lobo, tosqueia as ovelhas, come sua carne, e joga seus ossos, não se importando com a vida de suas ovelhas.

Nós vemos a preocupação de Jesus ao dizer cuidado com os salteadores, com os mercenários, aqueles que não se preocupam com as ovelhas, os falsos pastores que ai estão, pregam uma prosperidade aqui desordenada, onde o que vale é o ter e o poder deste mundo e não se importam com a vida eterna das ovelhas.

São tantas religiões, igrejas e “pastores” que dizem que estão com Deus e ouvem a sua voz e dizem ter a Palavra certa, mas que na verdade são esses salteadores que abafam e confundem as ovelhas de ouvirem a voz do Bom Pastor.

No mundo também ouvimos muitas vozes fortes nos chamando a largar o caminho, o redil do Senhor, nos tiram dos prados eternos e das fontes de águas puras e cristalinas que o Senhor quer nos conduzir.

A voz do Bom Pastor é suave, calma, as ovelhas conhecem a voz dele e ele conhece as suas ovelhas.

Contudo, não basta ouvir a voz do Bom Pastor é preciso seguir o seu chamado, o seu querer que se manifesta numa profunda intimidade com ele através do conhecimento da Palavra e da Oração.

E nós quais as vozes seguimos as do mundo, do pecado, da indiferença, da frieza, a da tentação, dos falsos pastores ou seguimos a voz do Bom Pastor que trás amor, paz, alegria, serenidade, fraternidade, solidariedade, perdão, compaixão e piedade?

Que possamos também nós seguir a voz do Bom Pastor presente na Igreja através do Santo Padre o Papa Bento XVI, dos nossos Bispos, Padres, Diáconos, Seminaristas, Religiosos e Religiosas, Ministros e Leigos que conduzem a Igreja do Senhor!

Abençoai-nos o Deus Todo Poderoso. Em Nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém!!!

Diógenes Guedes.


Clique aqui e seja o primeiro a comentar!:

Por favor, ao comentar não esqueça de deixar seu nome!