Pesquisar no blog

domingo, 4 de abril de 2010

Semeando o Amor de Deus

Domingo da Páscoa do Senhor: Cor Litúrgica – Branca.

“Este é o dia que o Senhor fez para nós, alegremo-nos e Nele exultemos!”

1ª Leitura – Atos dos Apóstolos 10, 34a. 37- 43.

Salmo Responsorial – Salmo 117.

2ª Leitura – Colossenses 3, 1-4.

Sequência Pascal.

Evangelho – João 20,1-9.

Após celebrarmos o Tríduo Pascal, a paixão, morte e ressurreição do Senhor, com a grande Solenidade da Vigília pascal, inciamos o Ciclo Pascal na igreja. É tempo de alegria, adornar o altar com flores, entoamos o Hino de Louvor (Glória), pela Ressurreição do Senhor, de cantar na Aclamação ao Evangelho o Solene e alegre Aleluia! Utilizar instrumentos vibrantes como percussão, as vestes litúrgicas são brancas neste tempo de Páscoa e das Semanas que a procedem que são as chamadas oitavas de Páscoa.

Recomenda-se o destaque em torno do Círio Pascal, é a presença do Senhor Ressuscitado que vence a morte e a água benta neste dia que foi benzida na vigília pascal. Pode-se até fazer um momento solene de acendimento do círio pascal.

Neste tempo o Ato Penitencial poderá ser substituído pela aspersão com a água benta sobre o povo. Na Liturgia da Palavra após a 2ª leitura e ante da Aclamação ao Evangelho temos a Sequência Pascal que no dia da Páscoa é obrigatório que se cante e depois no decorrer das oitavas de páscoa torna-se facultativa. No final da celebração temos a bênção final especial própria do Tempo Pascal ao qual responderemos: “Graças a Deus, aleluia, aleluia!”.

A 1ª Leitura retirada dos Atos dos Apóstolos, vemos a figura de Pedro que narra os fatos acontecidos em toda a região da Judéia, o batismo de conversão pregado por João Batista e a passagem de Jesus que esteve entre nós aqui fazendo o bem e curando os enfermos, pois é Deus quem estava com Ele.

Proclama os feitos do Senhor, sua paixão, morte e ressurreição. E essa manifestação de Jesus a nós que somos suas testemunhas e somos convidados a levar este amor e esta força da ressurreição a todos nós. “Todo aquele que crê em Jesus recebem em seu nome, o perdão dos pecados.”

No Salmo 117, o Salmista nos convida a dar glórias e louvores ao Cristo Ressuscitado aquele que venceu a morte e nos deu nova esperança. “Este é o dia que o Senhor fez para nós, alegremo-nos e Nele exultemos!

Na 2ª Leitura retirada da Carta de São Paulo aos Colossenses, nós ressuscitamos com o Cristo, por isso temos que nos esforçar a buscar e a viver as coisas do alto, pois lá está o Cristo, o Senhor.

Buscar o céu, o nosso limite deve ser o céu e não as coisas terrestres que passarão. Em Cristo está a Vida Nova, em sua Ressurreição.

Quando Cristo aparecer em sua glória, em seu triunfo nós apareceremos com Ele cheios de glória, pois sua glória brilha e refulge sobre todos nós. Seremos renovados e transformados pela força da ressurreição e da eternidade feliz.

A Sequência Pascal, que sucede a 2ª leitura no dia da Páscoa é obrigatória e nas oitavas pascais facultativa. Nada mais é do que um hino ao Ressuscitado que venceu a morte e vive e reina vitorioso pelos séculos infinitos. Cantai Cristãos afinal, salve ó vítima pascal, Cordeiro inocente o Cristo, abriu-nos do Pai, o aprisco!”.

O Evangelho segundo João, trata da Ressurreição do Senhor. Maria Madalena a primeira que foi ao túmulo de Jesus, era madrugada ainda e viu a pedra retirada.

Ela se espanta corre até Pedro e o discípulo amado de Jesus, João. Tiraram o Senhor do túmulo e não sabemos onde o colocaram. Os discípulos correm e vão até o túmulo constatar o que havia de fato acontecido e lá chegando viram os lençóis de linho no chão e os panos enrolados sobre a cabeça de Jesus.

E daí então um dos discípulos que entrou por último no túmulo de Jesus e acreditou no que Jesus dissera que ressuscitaria ao terceiro dia.

Muitos dos discípulos ainda não compreendiam o que dizia nas escrituras o fato de que Jesus devia ressuscitar dos mortos.

E nós será que cremos verdadeiramente que Jesus ressurgiu e nos dá esta plana vida eterna? Fazemos assim a ressurreição de Jesus brilhar em nossas vidas e vencer todas as forças de morte?

Que possamos assim ressurgir da morte do pecado e de tudo aquilo que nos afasta de Deus para uma nova vida e que possamos colher os frutos redentores da Ressurreição de Jesus.

Tenham todos uma feliz, abençoada e santa Páscoa.

Abençoai-nos o Deus todo Poderoso. Em Nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo! Amém!

Diógenes Guedes.



Clique aqui e seja o primeiro a comentar!:

Por favor, ao comentar não esqueça de deixar seu nome!