Pesquisar no blog

domingo, 9 de maio de 2010

Semeando o Amor de Deus com Diógenes Guedes

6º DOMINGO DA PÁSCOA – Cor Litúrgica Branca.

“Aquele que me ama de verdade guarda minhas Palavras, nos diz Jesus!”

1ª Leitura – Atos dos Apóstolos 15, 1-2.22-29.

Salmo Responsorial – Salmo 66.

2ª Leitura – Apocalipse 21, 10-14.22-23.

Evangelho – João 14, 23-29.

Estamos no último domingo do Tempo Pascal, é Páscoa do Senhor, a morte foi vencida pela vida. A morte já não reina mais o Cristo nos dá nova esperança com sua ressurreição.

Na 1ª Leitura retirada dos Atos dos Apóstolos vemos a presença de alguns judeus ensinando ao povo da Antioquia, ensinamento este que causa tamanha confusão entre eles, pois pregavam que os que não forem circuncidados não poderiam ser salvos, conforme a lei de Moisés. Paulo e Barnabé vão então a Jerusalém tratar deste assunto com os apóstolos e anciãos, são escolhidos para ir junto com Paulo e Barnabé, Barsabás e Silas.

Mandaram uma carta dizendo que aqueles que causaram confusão não foram enviados por eles, por isso esses apóstolos e anciãos acabam mandando Judas e Silas junto com Paulo e Barnabé pra esclarecem essa confusão perante o povo.

Os que pregavam a dura lei queriam impor pesados fardos ao povo, contudo esta carta trás recomendações de que deveriam abster-se de carnes de animais sacrificados e oferecidos aos ídolos, do sangue de animais sufocados e de uniões ilegítimas, assim termina a carta que os exorta.

Nos dias de hoje, há algumas religiões, seitas que querem impor pesados sacrifícios e fardos sobre os ombros e costas do povo sofrido e pobre, visam somente o lucro e a chamada “prosperidade” pela prosperidade, ser rico, ter dinheiro e poder é o que importa a eles e impõe certas práticas que em nada agradam a Deus, contudo, elevam-se perante aos homens, verdadeiro sacerdote é aquele que oferece os sacrifícios imolados no altar pelo povo de Deus com súplicas e orações, testemunhando que Jesus é o Senhor de tudo e de todos.

O Salmo 66, nos convida ao louvor e a glorificação do Senhor, o nosso Deus. Que as nações vos glorifiquem ó Senhor, que todas as nações vos glorifiquem!”.

A 2ª Leitura retirada do Livro do Apocalipse de São João, contemplamos nesta leitura a prefiguração de um novo céu e de uma nova terra, a Jerusalém celeste que refulge e brilha com imenso esplendor.

A Leitura diz que o apóstolo contempla doze portas e sobre a porta doze anjos, onde estavam o nome das doze tribos de Israel. Número que indica a perfeição e que abarca todas as línguas, raças e nações, pois o céu e a eternidade é para todos. Deus por intermédio de Jesus abre as portas da felicidade eterna a todos.

Viu ainda doze alicerces e sobre esses o nome dos doze apóstolos do Senhor e esta cidade não tem um templo, pois o próprio templo é o nosso Deus todo-poderoso e o Cordeiro. Cidade esta que não tem presença de lâmpada, nem do sol e nem da luz, pois é iluminada com a luz que refulge do nosso próprio Deus por sua glória através do Cordeiro Santo.

Que glória podermos nós contemplarmos tamanho brilho, graça e esplendor na cidade Santa a todos os que amam, fazem o bem e praticam a vontade do nosso Deus, céu de luz e de glória esperamos estar diante do nosso Deus três vezes Santo.

O Evangelho segundo João, mostra Jesus ensinando aos seus discípulos e os exortando, Aquele que me ama, guardará minha palavra, e o meu Pai o amará, e nós viremos e faremos nele a morada. Quem não me ama não guardará a minha palavra. A minha palavra não é minha, mas sim do Pai que me enviou”.

Nos diz ainda Jesus que não esqueçamos o que ele nos ensinou e bem nos disse seria enviado o Espírito Santo de Deus, o paráclito do Pai, o defensor, que nos ensinaria e nos faria recordar todas as coisas que Ele mesmo disse.

O Senhor ressurgido é aquele que traz a sua paz, paz esta não como a do mundo passageira, ilusória, falsa, transitória, mas a paz que brota do interior do coração e da alma.

Jesus conclui dizendo eu vou para o Pai, ficaria alegre se me amásseis, meu pai é maior que eu.

O Evangelho é claro nos diz que quem ama a Jesus verdadeiramente o segue, ouve e põe em prática a sua Palavra, traduz com gestos de amor, sua resposta deve ser no dia-a-dia, no cotidiano nosso seja no trabalho, na escola, com a família, com os amigos, na comunidade cristã.

Aquele que ama a Jesus ama o Pai, pois quem vê Jesus vê o Pai, pois ele e o Pai são um e formam a unidade, as palavras de Jesus, são as palavras de Deus Pai a nós todos.

Jesus não nos deixa órfãos e sozinhos, abandonados, sem rumo e nem direção, ele retorna ao Pai como já diz as escrituras, mas envia o paráclito, o defensor, aquele que conduz a Igreja, a nossa vida que é o Espírito Santo, nos recorda todas as coisas pertinentes ao Reino de Deus.

Será que nós que dizemos que amamos e servimos a Jesus de fato, ouvimos sua Palavra nas Celebrações, na Igreja e realmente as colocamos em prática em nossas vidas ou somos apenas meros ouvintes e como dizemos às vezes a mensagem, a Palavra de Deus entra em um ouvido e sai pelo outro. Não adianta ir a Igreja todos os dias se os frutos cristãos não aparecem e não florescem em nós!

Este final de semana é dedicado à nossas mães, mulheres de fé, amor que sempre fazem de tudo por nós, dão a vida pelos filhos seus. Que neste mês também dedicado a Nossa Senhora Mãe de Jesus e Nossa Mãe, ela ensine cada mãe a estar com seus filhos na luz e na cruz e que por sua intercessão possam ser verdadeiramente abençoadas e santificadas.

Na figura da Mãe de Jesus, Nossa Senhora vemos a figura de tantas mães que batalham, choram, sofrem e lutam por seus filhos que estão perdidos nas drogas, na prostituição, nos vícios.

Parabéns mães lutadoras, mulheres de fibra e de fé, mulheres que nem o tempo ou a história mudam o amor que tens. Mulheres firmes e fortes que não desistem de seus filhos por nada.

Mãe é o céu já aqui nesta terra, o amor de Deus no seio da humanidade, Deus se manifesta na ternura e nas suas mãos, no coração dessas mulheres de fé. Toda a doçura do nosso Deus foi colocado em vocês mães quando Deus as criou e as fez mulheres.

Nós filhos, namorados, esposos, irmãos, pais, homens só temos que agradecer por vocês existirem e se fazerem tão presentes em nossas vidas.

Obrigado Deus pelas mães e por ter nos dado Jesus a vossa Mãe como nossa Mãe.

Abençoai-nos o Deus todo Poderoso. Em Nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Diógenes Guedes.



Clique aqui e seja o primeiro a comentar!:

Por favor, ao comentar não esqueça de deixar seu nome!