Pesquisar no blog

domingo, 30 de maio de 2010

Semeando o Amor de Deus com Diógenes Guedes


Solenidade da Santíssima Trindade – Cor Litúrgica – Branca.

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Divino, ao Deus que é, que era e que vem, pelos séculos. Amém!

1ª Leitura – Provérbios 8, 22-31.

Salmo Responsorial – Salmo 8.

2ª Leitura – Romanos 5,1-5.

Evangelho – João 16, 12-15.

A Liturgia de Hoje nos convida a refletirmos sobre o mistério do Deus Trindade: Deus Pai o criador, Jesus o Redentor da humanidade e o Espírito Santo, nosso Santificador. A cor Litúrgica é o branco, se possível exaltar a Trindade Santa na Saudação do presidente da Celebração: Em Nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém!

A Primeira leitura retirada do Livro dos Provérbios, trata do grande amor de Deus e de sua imensa sabedoria desde o início dos tempos e dos séculos ele já nos conhecia, desde o princípio fomos gerados em seu coração, antes mesmo dos abismos, nem da criação das águas, antes das montanhas e colinas fomos gerados.

Ele nos amou primeiro, antes da feitura das terras e campos. Quando foram feitos os céus já estávamos em seu ser, ao fixar o mar e seus limites, o Senhor já estava conosco e brincava conosco e se alegrava com nossa presença.

O Salmo 8, exalta a grandeza do nosso Deus e sua vastidão. Ó Senhor nosso Deus como é grande, vosso nome por todo o universo!”. Olhando as obras que Deus nos fez o salmista diz quem é o homem Senhor para merecer tanto carinho. Deus é o grande artista criador, com seu toque tudo se fez e tudo foi criado.

Na Segunda Leitura, retirada do Livro dos Romanos, nos mostra que fomos justificados, isto é, agraciados, salvos, libertos por Jesus Cristo nosso Senhor, ele é o nosso mediador. Por Ele e Nele alcançamos a glória de Deus, sua graça libertadora.

Nós nos gloriamos até mesmo em nossas tribulações, pois ela gera a constância, e nessa virtude surge em nós a esperança. Dessa esperança cremos que o amor de Deus foi derramado em nossos corações.

O Evangelho segundo João, nos mostra Jesus reunido com seus discípulos diz que tem muitas coisas a serem reveladas a eles, mas que eles não compreenderiam no momento, mas quando viesse sobre eles o Espírito da verdade eles compreenderiam todas as coisas reveladas.

Pois o Espírito revelará toda a verdade e compreenderiam tudo aquilo que foi ouvido por eles e as coisas futuras que seriam anunciadas.

Este Espírito glorifica Jesus, pois é dele mesmo esse dom e essa graça, pois na comunhão da Trindade tudo que é do pai é de Jesus, tudo que vos será revelado é meu.

Vemos que na nesta Solenidade de hoje da Trindade Santa a união e a comunicação de um Deus que é Uno e Trino, como nos diz Jesus virá o Espírito e revelará toda a verdade e anunciará coisas ainda não anunciadas a vós, pois tudo que é do Pai é meu, e tudo que é meu é do Pai, que se conjugam no Espírito Divino que é o laço do amor que provem do Pai e do Filho.

Deus é unidade no Filho e no Espírito Santo, é a matemática eficaz e inteligente da Eternidade. São as pessoas que constituem a Trindade Santa: Deus Pai, o criador de todo o universo, aquele que nos amou primeiro antes mesmo de nós existirmos Ele já nos amava. Jesus Cristo, o Filho, Salvador e Libertador da humanidade toda, enviado a nós por Deus Pai ao nosso meio como homem, viveu e padeceu, morrendo na cruz pra nos libertar de todo pecado e nos ligar a graça da Salvação que havíamos perdido pela desobediência de Adão e Eva. E o Espírito Santo o dom do alto, a comunhão do amor entre o Pai e o Filho, que veio pra ser o nosso consolador, aquele que conduz a Igreja, que nos revela todas as coisas de Deus e os mistérios da fé e que nos santifica nos apontando os caminhos para a Eternidade.

Será que nós buscamos em nossa família, em nosso ambiente de trabalho, na escola, na Comunidade a unidade de todos os que convivem ou que convivem conosco? Somos promotores da união, para o bem comum de todos ou promovemos a divisão? Nos alegramos com aqueles que são nossos irmãos quando conseguem alguma vitória em sua vida ou ficamos ressentidos e com inveja e ciúme?

Deus é Santo, Jesus é Santo, o Espírito é Santo, e nos convida a participarmos dessa Santidade, hoje somos muito individualistas, egoístas, queremos tudo pra nós de bom, e o mundo está como está em guerras, lutas, divisões, cobiça, mortes, ódio, raiva, vinganças, não sabemos partilhar o que temos de bom em nós, e hoje nesta Solenidade Santa, a liturgia quer nos ensinar a sermos um, a unir, a confraternizar, a reunir em torno as pessoas. Todo aquele que desune e divide é do mal e vem do mal, que possamos também nós banirmos esse espírito mal que divide de dentro de nós.

Digamos juntos neste dia ó Pai, como sois um com Jesus e em Unidade com o Espírito Santo que sejamos um convosco e com o vosso amor. Deus Uno e Trino ajudai-nos a abrir o nosso coração em nossa comunidade e em nossa realidade social, que sejamos mais irmãos e amigos uns dos outros.

Abençoai-nos o Deus todo poderoso. Em Nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Diógenes Guedes.

Clique aqui e seja o primeiro a comentar!:

Por favor, ao comentar não esqueça de deixar seu nome!