Pesquisar no blog

sexta-feira, 29 de junho de 2012

29 de Junho - Dia de São Pedro e São Paulo


Pedro foi um dos doze Apóstolos de Jesus Cristo. Foi o primeiro Bispo de Roma, sendo por isso o primeiro Papa de Igreja Católica. Seu nome original não era Pedro, mas sim Simão. . Nos livros dos Atos dos Apóstolos e na Segunda Epístola de Pedro, aparece ainda uma variante do seu nome original, Simeão. Cristo mudou seu nome para כיפא, Kepha, que em aramaico significa "pedra", "rocha", nome este que foi traduzido para o grego como Πέτρος, Petros, através da palavra πέτρα, petra, que também significa "pedra" ou "rocha", e posteriormente passou para o latim como Petrus, também através da palavra petra, de mesmo significado. A mudança de seu nome por Jesus Cristo, bem como seu significado, ganham importância de acordo com a Igreja Católica em Mt 16, 18, quando Jesus diz: "E eu te declaro: tu és Kepha e sobre esta kepha edificarei a minha Igreja e as portas do inferno não prevalecerão nunca contra ela." Jesus comparava Simão à rocha.Pedro foi o fundador, junto com São Paulo, da Igreja de Roma (a Santa Sé), sendo-lhe concedido o título de Príncipe dos Apóstolos e primeiro Papa. Esse título é um tanto tardio, visto que tal designação só começaria a ser usada cerca de um século mais tarde, suplementando o de Patriarca (agora destinado a outro uso). Pedro foi o primeiro Bispo de Roma. Essa circunstância é importante, pois daí provém a primazia do Papa e da diocese de Roma sobre toda a Igreja Católica; posteriormente esse evento originaria os títulos "Apostólica" e "Romana".
O blog Alma Missionária publicou desde o dia 19 de junho, a Novena de São Pedro. Agradecemos a todos que acompanharam conosco esta novena. Que São Pedro interceda por cada um sempre levando muita saúde, paz e felicidade, e que a exemplo dele sejamos fieis imitadores de Cristo na partilha e na solidariedade.
Pedro – Padre Fábio de Melo
São Paulo foi um dos doze Apóstolo de Jesus Cristo. Biblicamente conhecido como Paulo de Tarso, cujo nome original era Sha'ul ("Saulo"). Paulo de Tarso foi um apóstolo diferente dos demais, por ter dado maior ênfase aos irmãos gentios, pois seu chamado era destinado a eles que estavam espalhados pelo mundo (Atos 13:47). Paulo, assim comos os outros Verdadeiros Apóstolos, também teria visto Jesus Cristo (Atos 9:17, I Coríntios 15:8, dentre outros textos). Paulo era um homem culto, pois era fariseu seguidor de rabi Gamaliel. Destaca-se dos outros apóstolos pela sua cultura, considerando-se que em sua maioria era de pescadores. A língua materna de Paulo era o grego. É provavel que também dominasse o aramaico.
São Pedro e São Paulo, rogai a Deus por nós!

Clique aqui e seja o primeiro a comentar!:

Por favor, ao comentar não esqueça de deixar seu nome!