Pesquisar no blog

domingo, 13 de junho de 2010

Informativo Alma Missionária

Hoje a Igreja celebra o 11º Domingo do Tempo Comum. Hoje, celebramos o dom do perdão dos pecados concebido por Deus. Mais uma vez, elevemos nossa gratidão Aquele que perdoa as nossas faltas e nos recoloca de pé para vivermos a dignidade dos filhos de Deus. Leia o comentário da semana com Diógenes Guedes no Semeando o Amor de Deus.



11º Domingo do Tempo Comum: Cor Litúrgica – Branca.

Tua fé te salvou, vá em paz!

1ª Leitura – 2 Samuel 12,7-10.13

Salmo Responsorial – Salmo 31.

2ª Leitura – Gálatas 2,16.19-21.

Evangelho – Lucas 7,36-8,3 ou 36-50.

Na Primeira Leitura retirada do segundo Livro de Samuel, nos traz a figura do Natã que diz ao Rei Davi, és o homem ungido, onde deu-te a casa do Senhor e a glória de Israel e se isso parecer pouco acrescenta ainda outros favores. Porque desprezaste a Palavra do Senhor fazendo o que lhe desagrada? Feriste a espada o hitita Urias, para fazer da sua mulher sua esposa, fazendo-o morrer pela espada dos amonitas. Por isso essa espada jamais se afastará de tua casa, porque me despresaste e tomaste a mulher do hitita Urias para fazer dela a tua esposa. Davi reconhece o seu pecado e diz a Natã: Pequei contra o Senhor e Natã responde a ele: De sua parte, o Senhor perdoou o teu pecado, de modo que não morrerás! Contudo por teres ofendido ao Senhor com teu procedimento, o teu filho nascerá morto.

O Senhor é fiel e justo, ele nos perdoa todos os nossos pecados pois nos ama infinitamente com amor de Pai, suplanta assim todas as nossas quedas. Deus não castigou Davi seu servo neste episódio e sim foi o pecado de Davi que lhe trouxe consequências.

Assim como nós Deus não castiga, não mata e não manda doenças a ninguém Ele cuida de nós com amor eterno, contudo, nós pelas consequências do pecado pagamos as chamadas “penas” que advêm dele, seus efeitos, toda a ação tem uma reação já dizia a física e a ciência.

Deus ama o pecador, contudo, detesta o pecado, ele o abomina, não o aceita. Sempre tiramos lições pra nossa vida com o pecado cometido, no mínimo uma mudança de vida, ou conversão sincera do coração e retorno para Deus.

Até mesmo o Rei Davi sofreu provações, mas sempre esteve em Deus, ele caiu, errou, pecou, mais como nos próprios salmos de sua autoria ele nos revela que é um homem temente a Deus e que confia em Deus.

O Salmo 31, o Salmista mostra todo o seu arrependimento perante Deus: Eu confessei afinal, meu pecado e perdoastes, Senhor, minha falta!Nos mostra o homem que cai pela sua fraqueza e pecado, mas que confia no perdão de Deus que pode salvá-lo, o Senhor que absolve toda a sua culpa e que restaura a sua alma.

Na Segunda Leitura retirada da Carta de São Paulo aos Gálatas, nos revela que somos justificados, salvos e perdoados não pela antiga lei, porém, por Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador.

Porque cremos e abraçamos essa fé salvífica. Morremos para a Lei, mas vivemos para Cristo. Assim como o Cristo fomos pregados na cruz e com ele vencemos e conquistamos a vida e a virtude da eternidade.

Assim como São Paulo dizia: “não sou mais eu que vivo, é Cristo que vive em mim! Já não vivo conforme e segundo a carne, mas vivo na fé, crendo em Cristo Jesus, que me amou e por mim se entregou.

São Paulo ainda nos diz: Eu não desprezo a graça de Deus, se a justiça vier pela lei então Cristo morreu inutilmente!

Somos então justificados pela fé em Cristo Jesus e não pelas leis que se impõe a nós no tempo presente. Que graça será um dia dizermos não sou mais eu que vivo, és Tu Jesus que vives em mim!

Já não é a carne que me conduz, as obras da carne, mas é Jesus Cristo que me domina e que está em mim inteiramente, em minha vida e me conduz e em mim reina e vive.

Elevemos assim a nossa fé, lembrando sim que temos que obedecer nossas leis para um bom convívio social, mas a lei terrena não é tudo. Jesus sim é tudo em todos, a fé supera e nos faz alcançar obras grandiosas, inclusive transpor montes e montanhas como nos diz a Palavra de Deus!

Que possamos sempre fazer valer a paixão, morte e ressurreição de Jesus em nossa vida.

O Evangelho segundo Lucas, nos mostra Jesus convidado a comer na casa de um fariseu, e o aborda certa mulher considerada pecadora que lava os pés de Jesus com suas lágrimas e perfumes, enxugando com os seus cabelos, e beijando os pés do Senhor.

O fariseu disse se ele soubesse que quem banha os pés dele é uma pecadora, não deixaria pois se ele se diz ser profeta não o faria.

E em cima desse episódio Jesus conta a parábola onde tinha 2 homens que deviam ao mesmo credor. Um devia mais o outro menos, mas o credor perdoou os dois na mesma medida. O Senhor pergunta qual dos dois o credor perdoou mais? O fariseu disse ao que devia-lhe mais.

Ai o Senhor disse ele respondeu bem, Jesus se vira e diz estás vendo esta mulher? Quando eu entrei em tua casa não me ofereceu sequer água pra me lavar, ela contudo, lavou os meus pés com suas lágrimas e enxugou-os com os cabelos.

Você nem me deu um beijo de saudação. Ela contudo beijou-me os pés. Tu não me ungiu com óleo, ela porém me ungiu com seu perfume.

Dessa forma Jesus declara que todos os pecados desta mulher estariam perdoados, porque ela muito amou.

Jesus disse: os teus pecados estão perdoados, a tua fé te salvou, vá em paz!”. Pensavam os homens quem é ele que até pode perdoar pecados?

Jesus continuava sua pregação pelos povoados que passava anunciando o Reino de Deus. E muitos acompanhavam além dos discípulos, as mulheres curadas por ele, inclusive Maria Madalena a qual foram expulsos sete demônios e muitas outras mulheres que seguiam Jesus e ajudavam com os bens que possuíam.

Vemos neste Evangelho assim Jesus que acolhe e ama os pecadores. É o Senhor que toma pelas mãos todos os seus filhos e filhas, os liberta de todo o pecado e de todas as amarras.

Jesus se faz um de nós, aceitando o convite e comendo na casa de pecadores, acolhendo os pecadores e de forma particular aquela mulher que arrependida pelos seus pecados quer assim manifestar o seu amor por Jesus lavando os seus pés e ungindo com o perfume que tinha de mais precioso naquele momento a ela.

Passava na cabeça dos fariseus, dos mestres da lei, do povo da época, dos que se consideravam doutores da lei, da doutrina e da boa moral, os “certinhos” o fato de julgar Jesus, se fosse profeta mesmo como se dizia o ser, não poderia comer com pecadores, estar diante de pecadores, acolher pecadores, pois como eram impuros, do mal, estariam a margem da sociedade e dos bons costumes da época e da moral não poderia ter a sua presença.

E Jesus assim manifesta o seu amor que é infinito e imenso, prova que vai além das aparências e do pecado, vence as barreiras e derruba os preconceitos e discriminações da época e da sociedade.

Acolhe a todos, ama os pecadores, mas rejeita o mal e o pecado e as suas consequências perversas. Não veio Jesus para condenar, mas sim pra salvar, não pra dispersar, mas sim pra arrebanhar e juntar os que estavam perdidos.

Pecados, quem não os tem? Quem diz ser perfeito e sem pecado, já está pecando! Somos fracos, limitados, precisamos de Deus constantemente, de seu auxílio, de sua ajuda. Ele pode tudo em Nós, com Ele somos tudo, sem Ele nada podemos e nada somos!

O amor se mede no perdão assim ensina Jesus. Quem muito ama muito perdoa, quem pouco ama, pouco ou quase nunca perdoa!

Para alcançar e obter o perdão é preciso amar e ser amado. Sempre Jesus dizia: “Vai e não tornes a pecar... Vai a tua fé te salvou”. Precisa ter o elemente fé que não é puro sentimento e sim vem de dentro, crer, confiar, acreditar neste perdão que vem de Deus!

Quantas vezes devemos perdoar Senhor? Já nos diz a passagem simbólica dos Evangelhos setenta vezes sete, quer dizer o sete na bíblia infinitamente, quantas forem necessárias.

Nos perguntamos: É fácil perdoar? Não é... perdoar é divino, é cura, é libertação. Abrir-se ao outro, receber do outro o mal e transformar no bem, reverter o ódio em amor.

Uma vizinha que não gostava da outra mandou um dia uma caixa de esterço a sua rival vizinha. Esta aceitou muito bem aquele presente inusitado, e disse: “Vou pôr em meu jardim, esse esterco que a minha vizinha me mandou e as flores crescerão com mais vida e bonitas!”.

E assim o fez, adubou todo o seu jardim com o esterco, passaram-se alguns meses e bem no período da primavera onde as flores estavam todas formadas, uma surpresa toca a campainha da vizinha, a mulher com um lindo arranjo de flores deu a mulher que tinha lhe enviado a caixa de esterco.

A vizinha surpreendida disse a mulher. Eu vim aqui lhe trazer este presente! Ela disse envergonhada e surpresa: “Não pode ser... você aqui? E com flores? Eu te entreguei uma caixa de esterco e me vem com essas lindas flores como isso pode acontecer?”

A vizinha disse obrigado pelo presente que me deu, através dele pude adubar todo o meu jardim e hoje lhe trago o que tenho de melhor essas lindas flores!

Moral da história – Damos aos outros aquilo que temos, se damos o pior certamente temos o pior a oferecer. Se damos o melhor certamente porque temos o melhor a oferecer!

Pensemos O que estou dando ao outro... Meu melhor ou o meu pior?

Hoje também é dia de Santo Antônio, nascido em Pádua, cidade de Portugal, pregador e difusor do Evangelho de Jesus, até hoje há relatos de seus milagres e prodigios, prova maior disso anunciou o Evangelho com tanto amor e destemor que sua lingua encontra intacta da corrupção. Ainda registra-se o fato de que um dia foi pregar ao povo não quiseram ouvi-lo ai então foi até o rio onde falou aos peixes que pararam todos para o escutar.

Conhecemos Santo Antônio pelas narrativas e histórias de ser um santo “casamenteiro”, ou seja, ajudar a conseguir namorados, noivos, casamentos, pois na época precisava de um dote as moças pra se casarem e ele ajudava as moças da época assim que não tinham dinheiro ou bens a realizar seu sonho de casar-se.

Contudo, mais que casamenteiro, Santo Antônio deve ser reconhecido como grande homem que viveu a Palavra de Deus e o seu Evangelho Santo e um grande pregador. Homem simples, e humilde que amou a Jesus, testemunhando com a sua vida e com o anúncio das suas maravilhas.

Santo Antônio... Rogai por nós e intercedei por nós!

Abençoai-nos o Deus Todo Poderoso. Em Nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Diógenes Guedes.



Dia de Santo Antônio

Hoje é dia de Santo Antônio é um dos santos mais populares do Brasil e, também, é conhecido por ser o Padroeiro dos pobres, Santo casamenteiro, sempre sendo invocado para se achar objetos perdidos.

Fernando de Bulhões, esse era o nome verdadeiro de Santo Antônio. nasceu em Lisboa em 15 de agosto de 1195, numa família de posses. Aos 15 anos entrou para um convento agostiniano, primeiro em Lisboa e depois em Coimbra, onde provavelmente se ordenou. Em 1220 trocou o nome para Antônio e ingressou na Ordem Franciscana, na esperança de, a exemplo dos mártires, pregar aos sarracenos no Marrocos. A profundidade dos textos doutrinários de Santo Antônio fez com que em 1946 o papa Pio XII o declarasse doutor da igreja. No entanto, o monge franciscano conhecido como santo Antônio de Pádua ou de Lisboa tem sido, ao longo dos séculos, objeto de grande devoção popular.
Sua veneração é muito difundida nos países latinos, principalmente em Portugal e no Brasil. Padroeiro dos pobres e casamenteiro, é invocado também para o encontro de objetos perdidos. Sobre seu túmulo, em Pádua, foi construída a basílica a ele dedicada.

O blog Alma Missionária, está publicando desde o dia 1º junho, a Trezena de Santo Antônio, sempre as 18h00min. Todo dia uma temática diferente, pedindo a intercessão de Santo Antônio em sua vida. Então, rezemos agora juntos a Trezena de Santo Antônio.


13º Dia – Santo Antônio e a Eternidade



Súplica (para todos os dias)

Meu querido Santo Antônio, Santo dos mais carinhosos, o vosso ardente amor de Deus, as vossas sublimes virtudes e grande caridade para com o próximo vos mereceram durante a vida o poder de fazer milagres espantosos. Nada vos era impossível senão deixar de sentir compaixão pelos que necessitavam da vossa eficaz intercessão. A vós recorremos e vos imploramos que nos obtenhais a graça especial que neste momento pedimos. Ó bondoso e santo taumaturgo, cujo coração estava sempre cheio de simpatia pelos homens, segredai as nossas preces ao Menino Jesus que tanto gostava de repousar nos vossos braços. Uma palavra vossa nos obterá as mercês que pedimos.

- Sinal da cruz

- Palavra de Deus: "Não se perturbe o vosso coração. Credes em Deus; crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se não fosse assim, eu vos teria dito; pois Eu vou preparar-vos um lugar" (Jo 14, 1-2).

- Palavra do Santo: "Então teus olhos serão realmente saciados, porque verás aquele que tudo vê... Então tua alma será realmente uma rainha, ela que agora é uma escrava aqui no exílio; teu corpo ficará repleto de felicidade e tua alma será glorificada. Teu coração dilatar-se-á numa alegria indescritível".

- Oração: Senhor, Deus da vida, vós nos criastes para vós, e o nosso coração estará inquieto até que em vós não repouse. Concedei-nos a graça de caminhar decididos rumo à Pátria celeste para a qual nos dirigimos, sem esquecer o bem que nos cabe realizar nesta vida para obtermos a vida eterna. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém!

- Pai-nosso... Ave-maria... Glória ao Pai...

HOMENAGEM A SANTO ANTÔNIO

Peçamos a intercessão de Santo Antônio em nossa vida, pelos noivos para que vivam o amor sempre com muito respeito, pelos pobres para que consigam ter o pão de cada dia e forças para vencer as tribulações e por todas as pessoas de bem que ajudam o próximo para que a seu exemplo continue sempre pregando a palavra de Deus mais longe.

Santo Antônio, rogai por nós!


Festas Juninas

Começa oficialmente hoje, as Festas Juninas no Brasil. O ciclo das festas juninas gira em torno de três datas principais: 13 de junho, a Festa de Santo Antônio, 24 de junho a Festa de São João e 29 de junho a festa de São Pedro. Durante este período, o país fica praticamente tomado por festas. De norte a sul do Brasil comemoram-se os santos juninos, com fogueiras e comidas típicas. Atualmente comemora-se Santo Antônio do mesmo modo que se comemora São João e São Pedro embora as intenções das festas sejam diferentes. E apesar da religiosidade envolvida, a maior atração, que faz com que todos se reúnam para comemorar as festas juninas são, de fato, as fogueiras, batatas-doces assadas, canjica, quentão, milho verde assado, pipocas, quadrilhas, bumba-meu-boi, fogos de artifício, bombinhas e brincadeiras, enfim, toda a alegria que envolve estas festas.

As músicas juninas também fazem parte dessa grande festa, e o forró toma conta do Brasil, desse o tradicional até a eletrônica. Veja agora um vídeo com algumas músicas juninas que animam esses mês pelo nordeste com a banda Mastruz com Leite, super conhecida por suas canções que animam das quadrilhas juninas.

No Brasil existem quadrilhas juninas mais tradicionais, como a quadrilha matuta, e existem também as quadrilhas mais modernas com o famoso passo marcado, ou seja, tudo ensaiado para que um dia posse fazer uma apresentação em algum festival. Veja agora um trecho de uma quadrilha junina chamada Inspiração Nordestina, uma quadrilha moderna com passo marcado...

Agora um vídeo com a quadrilha junina chamada Paixão Nordestina no Ceará...



Desde o dia 10 de junho, está sendo publicado aqui no blog Alma Missionária, a Novena do Sagrado Coração de Jesus. Esse mês também é dedicado ao Sagrado Coração. A devoção ao Sagrado Coração de Jesus é uma das expressões mais difundidas da piedade eclesial. A novena será publicada até o dia 19 de junho, onde partir dessa data se inicia a Novena de São Pedro às 19h00min. CLIQUE AQUI E ACOMPANHE A NOVENA DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS.

Falando em Novena de São Pedro, todo dia também uma temática diferente e um oferecimento especial ao nossos leitores, os preparativos já começaram, estamos arrumando tudo para que no dia 19, você possa acompanhar a Novena de São Pedro e pedir as bênçãos de Jesus pela intercessão de São Pedro. Então, dia 19 às 19h00min encontro marcado com São Pedro aqui no blog Alma Missionária.

Fale conosco...

E você já sabe como entrar em contato conosco? Não?

É muito fácil, nos envie um e-mail para o seguinte endereço alma-missionaria@hotmail.com e nos dê sua sugestão de postagem. O que você gostaria de ver no blog? Tem algum trabalho evangelizador, tem algum evento de sua paróquia ou de sua comunidade e quer mostrar para o mundo inteiro? Mande para o blog, para assim fazermos uma boa divulgação e, além disso, você ajuda o blog com um ótimo conteúdo. Então, estamos esperando alma-missionaria@hotmail.com


Clique aqui e seja o primeiro a comentar!:

Por favor, ao comentar não esqueça de deixar seu nome!