Pesquisar no blog

sábado, 19 de junho de 2010

Semeando o Amor de Deus com Diógenes Guedes

12º Domingo do Tempo Comum: Cor Litúrgica Verde.

E vós, quem dizeis que eu Sou?

1ª Leitura – Zacarias 12, 10-11;13-1.

Salmo Responsorial – Salmo 62.

2ª Leitura – Gálatas 3, 26-29.

Evangelho – Lucas 9, 18-24.

Estamos no Tempo Comum e somos convidados a vivenciarmos a vida pública de Jesus, seus milagres e prodígios, a cura que vem do Cristo Salvador também a Seguí-lo e nos colocarmos a sua disposição.

Na Primeira Leitura vemos a profecia de Zacarias, onde o próprio Deus promete que derramará sobre os habitantes de Jerusalém um espírito de graça e de oração, e eles olharão para Deus.

Contudo é preciso o povo arrepender-se de seus pecados e culpas, pois pela transformação da vida do povo através da morte dos justos gera grande modificação, a conversão da vida e do coração.

O favor, a graça de Deus gera profundo arrependimento e conversão. “Olharão para aquele que transpassaram.”(Jo 19, 37). Assim também é este justo que se destaca na leitura, que comparado a Jesus Cristo sofre e padece as dores da morte.

O Salmo 62, o salmista revela toda a sede que sua alma tem de Deus. A minh’alma tem sede de vós, como a terra sedenta, ó meu Deus!”. Assim é o refúgio, a fortaleza de todo aquele que crê verdadeiramente no Senhor. É o louvor, a gratidão e a adoração daquele que ama o Senhor e faz dele sua fonte de salvação e misericórdia. O Senhor nos socorre nos momentos de aflição e nos sustenta com o poder de sua mão.

Na Segunda Leitura retirada da Carta de São Paulo aos Gálatas, nos confirma como filhos do mesmo Deus, daí somos irmãos em Cristo Jesus.

Na fé formamos essa unidade e filiação. Todos os batizados, aqueles que nasceram de novo para a eternidade são revestidos de Cristo, se tornam novos Cristos, isso é ser cristão. Cristo quer dizer, o ungido e pelo batismo somos sepultados ao pecado e a vida velha e renascemos pelas águas purificadoras como uma nova criação, limpa de todo o pecado e transgressão.

Não importa nossa nacionalidade, nossa filiação, nossa raça, crença, mais nada, pois todos somos um em Cristo Jesus. O Senhor assim não permite que haja entre nós qualquer tipo de discriminações ou segregações, todos somos iguais e muito amados por Deus.

E se somos de Cristo somos descentes das promessas feitas a Abraão, somos herdeiros de ma nação numerosa e vasta e que receberá as suas bênçãos conforme Cristo Jesus.

No Evangelho, segundo Lucas, vemos Jesus rezando com seus discípulos em um lugar retirado da cidade. E Jesus quis saber então o que povo estava dizendo quem ele era.

Respondem os discípulos, alguns dizem ser João Batista; outros Elias e outros um antigo profeta que ressuscitou.

E Jesus querendo saber o que diziam sobre ele pergunta: E vós quem dizeis que eu sou?

Pedro responde: Tu és o Cristo de Deus.” Jesus contudo, proibe que conte isso a alguém.

Disse Jesus: “O Filho do homem deve sofrer muito, ser rejeitado pelos anciões, pelos sumos sacerdotes e doutores da Lei, deve ser morto e ressuscitar no terceiro dia”.

Jesus assim quis dizer aos discípulos o que ele precisaria passar, para atender sua missão salvífica e libertadora. É a prefiguração de sua paixão, morte e ressurreição. Dizia-lhes para que mais tarde entendessem tudo o que passaria.

Disse-lhes ainda Jesus: Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz cada dia e siga-me. Pois quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la; e quem perder a sua vida, por causa de mim, esse a salvará.”

Esse é o convite de Jesus quem quiser ser meu discípulo e seguidor tome a sua cruz de cada dia e siga-me. O Senhor quer dizer que pra seguí-lo devemos tomar nossos sofrimentos, limitações, problemas e trilharmos o seu caminho de salvação, serví-lo, amá-lo e buscá-lo.

Mesmo com tudo que nos acontece, com as adversidades, perseguições, calúnias, problemas somos convidados a tomarmos as cruzes da vida, assim como Ele mesmo fez no caminho do calvário ao carregar os fardos de toda a humanidade pecadora sobre seus ombros.

Dizer eu não tenho tempo, eu sou doente, sou pequeno, não sei servir, nem sei pregar, cantar, falar bem, não é motivo de desculpas pra fugir da nossa missão de sermos testemunhas de Jesus nesta vida aos nossos irmãos.

E como seremos suas testemunhas? Vivenciando sua Palavra, seu amor, seus ensinamentos, aquilo que Ele quer de nós no dia-a-dia. Aprendermos a ouvir nossos irmãos que precisam de nós, darmos nossa palavra amiga de incentivo, força e ânimo. Ser a mão que levanta os caídos, a voz que se levanta contra as injustiças praticadas contra os pequenos, pobres e desvalidos.

Ajudar os que sofrem, consolar os choram essa é nossa missão isso é servir a Cristo no irmão e não se ater somente a ficar presos em nossas Igrejas e Sacristias. Quantas pessoas por ai precisam de nós?

Ser o rosto de Cristo que resplandece e brilha neste mundo de trevas e escuridão. Ser luz que ilumina, sal que dá gosto ao que está insonso, sem gosto de viver e esperança aos que já padeceram na tristeza, na desilusão e na descrença total.

Quem quer salvar sua vida vai perdê-la e quem doar sua vida por mim este irá ganhar. Engraçado isso que diz Jesus, perder, doar para ter? Sim, gastar sua vida, dar sua vida em favor do outro pra ter sua vida, não aqui nesta terra e sim na eternidade.

Doar-se ao outro, sair de seu comodismo e egoismo, de sua pobreza interior, de sua mediocridade, de sua pequenez e tornar-se auxílio para o outro. Se estamos como estamos neste mundo sem esperança, sem vida, de ódio, raiva, guerras, friezas e tanto egoísmo e individualismo é por isso quem quer doar-se ao outro necessitado nos dias de hoje. Quase ninguém, vale sim meus interesses próprios, meu dinheiro, meu carro, minha família, meu emprego, meu poder, meu ter.

Nisso tudo entra um Jesus que fica a margem da Sociedade e pergunta: Quem vocês dizem os outros de mim? E dizemos tudo o que ouvimos por ai das pessoas sobre Jesus. E Jesus nos interpela de novo e diz: E pra você quem eu sou? E muitas vezes nem temos a resposta ou se a temos ela é fraca e não condiz com nossa vida e com aquilo que somos.

Que Jesus possa ser nosso tudo, nossa vida e que assim possamos vivenciar e testemunhar Cristo de tal ponto a nos confundirmos com ele e como Paulo dizermos: Não sou mais eu que vivo, é Cristo que vive em mim!

Abençoai-nos o Deus todo Poderoso. Em Nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Diógenes Guedes.

Clique aqui e seja o primeiro a comentar!:

Por favor, ao comentar não esqueça de deixar seu nome!