Pesquisar no blog

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Semeando o Amor de Deus com Diógenes Guedes - Solenidade da Natividade de São João Batista

ATENÇÃO:

O dia da Natividade de São João Batista foi ontem (24 de junho), mas por motivos de força maior, estamos publicando hoje.


Solenidade da Natividade de São João Batista – Cor Litúrgica – Branca.

Viva João Batista, viva o precursor, porque João Batista anunciava o Salvador!

1ª Leitura – Isaías 49, 1-6.

Salmo Responsorial – Salmo 138.

2ª Leitura – Atos dos Apóstolos 13, 22-26.

Evangelho – Lucas 1, 57-66.80.

A Liturgia de hoje nos convida a mergulhar no mistério de Deus revelado na vida de São João Batista que anunciou Jesus a todos os povos da época, anunciando o Salvador e a instauração do Reino de Deus entre os homens.

Na primeira Leitura retirada do Livro do profeta Isaías nos mostra o profeta anunciando as nações marítimas e aos povos pois assume sua missão e vocação de profeta, pois foi gerado e criado para anunciar as maravilhas de Deus e do seu Reino. Nos diz o profeta: Desde o ventre da minha mãe ele já sabia o meu nome, fez de minha palavra uma espada afiada, protegeu-me a sombra de sua mão e fez de mim flecha aguçada”. E disse-me Tu és meu servo, Israel, em que eu serei glorificado!

O Profeta ainda prossegue dizendo que trabalhara à toa, pois não colheu os frutos de seu trabalho, contudo ele acredita que no tempo certo Deus lhe dará sua recompensa. Pois foi o próprio Deus, o Senhor que o preparou desde o seu nascimento para ser luz as nações e anunciar a sua palavra a todos os povos.

Ser anunciador do Senhor consiste primeiramente em ser seu servo, isto é ser fiel a sua palavra, a sua vontade e aos seus desígnios, pois Deus é fiel e justo, pois no seu Senhor é que seu servo tem sua glória.

O Senhor reveste seus escolhidos da sua glória e de seu poder para ser luz as nações e levar a sua salvação a todos os confins da terra.

O Salmo 138, o Salmista diz: “Eu vos louvo e vos dou graças ó Senhor, porque de modo admirável, me formastes!” É a maneira de ser grato ao Senhor que o criou e o fez. Desde o seio materno já nos conhecia e sabia nosso nome, nos sondavas em seu amor, já tinha conhecimento de nós ainda nas entranhas de nossas mães, pois ele mesmo nos formavas com sua admirável graça e misericórdia!

Na Segunda leitura retirada do Livro dos Atos dos Apóstolos vemos que, Paulo mesmo faz uma retrospectiva primeira do servo o Rei Davi, como seu servidor fiel. Davi homem segundo o coração de Deus que realizava sua vontade. E conforme seu coração Deus faz surgir da descendência de Davi para Israel um Salvador, que é Jesus.

Daí então Paulo vai mencionar que para preparar a chegada de Jesus veio João Batista anunciando um batismo de conversão dos pecados para o povo de Israel. E João como servidor fiel e justo declara: “ Eu não sou aquele que pensais, aquele que vem depois de mim eu não sou digno nem de desamarrar as suas sandálias! E que aquele povo de Israel tinha sido escolhido para enviar a mensagem da salvação.

Então sobretudo nesta leitura vemos que Deus não desampara aquele que é fiel e justo, ele eleva, glorifica, plenifica aquele que esta a seu lado e a seu favor, aquele que cumpre sua vontade e manifesta a sua glória e o seu poder. Reluz a sua face em Davi e em João Batista e em seu mais perfeito servo Nosso Senhor jesus Cristo!

O Evangelho segundo Lucas, nos mostra a presença de Isabel, uma mulher já de idade avançada que dá a luz a um filho. E nasceu então o filho de Isabel e Zacarias, o menino que acabaria levando o nome de seu pai, contudo, Isabel disse não ele se chamará João.

Os vizinhos e estranhos disseram: Mas não tem vocês nenhum parente com o nome de João”. E então eles deram uma táboa para que Zacarias escreve qual o nome ele queria a seu filho, uma vez que quando ficou sabendo que iria ter um filho duvidou do poder de Deus e ele acabou ficando mudo até que o tempo da vinda de João ocorresse.

E Zacarias escreve então que seu filho seria chamado João e todos então ficaram admirados. E no mesmo instante a boca de Zacarias se abriu e sua língua se desenrolou e ele começou a louvar a Deus por suas maravilhas e graças.

Os vizinhos ficaram com medo deste fato e a notícia se espalhou por toda a região da Judéia. E todos pensavam: O que viria a ser o menino que viria”, pois reconheceram todos que verdadeiramente a mão do Senhor estava com ele. O menino assim crescia em sabedoria e se fortalecia em espírito.

Vivia ele em lugares deseros até que se apresentou publicamente a Israel.

Então hoje a Liturgia nos convida a refletir sobre João Batista, ele preparou os caminhos do Senhor, foi o precursos foi na frente ensinando sobre o Reino de Deus, sobre um batismo de fé e de conversão.

O próprio prefácio da Oração Eucarística diz que Deus opera as maravilhas feitas em João Batista, o precursor e consagrado o maior entre os filhos de mulher nascidos.

Ele apontou a Jesus e disse: Este é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”. João batizou o próprio autor do batismo nas águas do Rio Jordão e deu sua vida para santificar e dar o testemunho de Cristo.

João Batista batizou assim o próprio Jesus e foi preparando os caminhos do Senhor para que viesse Jesus e desse início a sua missão salvadora.

A humildade de João ao dizer não ser digno de desatar a sandália de Jesus e que ele batizava com água, mas Jesus tinha mais poder e batizaria seu povo com o fogo do Espírito Santo, vemos então a santidade, a dignidade, a fidelidade deste servo de Deus.

João denunciava o que estava errado acabou sendo morto, decaptado pela amásia de Heródes, mulher de seu irmão que com ele tinha um caso amoroso, pois denunciou que ela não poderia estar com Herodes pois vivia em adultério era ela mulher de seu irmão.

E a rainha então enfurecida com sugere a sua filha que aniversariava um presente ao Rei e assim ela pede a cabeça de João Batista numa bandeja.

João morreu porque testemunhou a verdade e a Jesus Senhor e Salvador e dessa forma pela humilhação foi exaltado e lembrado neste grande dia.

Que beleza por todo o nosso Brasil de norte a sul lembramos e comemoramos nossas festas juninas e julinas nas paróquias que sejam motivos de não apenas diversão, mas lembrarmos e recordarmos os exemplos dos Santos: Antônio, João batista, Pedro e Paulo!

São João Batista, rogai e intercedei a Deus por nós!!!

Abençoai-nos o Deus todo Poderoso. Em Nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Diógenes Guedes.

Clique aqui e seja o primeiro a comentar!:

Por favor, ao comentar não esqueça de deixar seu nome!