Pesquisar no blog

sexta-feira, 11 de junho de 2010

SOLENIDADE DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

Invocações ao Sagrado Coração de Jesus

Amor do Coração de Jesus, abrasai meu coração.
Formosura do Coração de Jesus, cativai meu coração.
Bondade do Coração de Jesus, atrai meu coração.
Caridade do Coração de Jesus, derramai-vos em meu coração.
Clêmencia do Coração de Jesus, consolai meu coração.
Domínio do Coração de Jesus, sujeitai meu coração.
Doçura do Coração de Jesus, penetrai meu coração.
Equidade do Coração de Jesus, regrai meu coração.
Eternidade do Coração de Jesus, encheis meu coração.
Fidelidade do Coração de Jesus, protegei meu coração.
Força do Coração de Jesus, sustentai meu coração.
Glória do Coração de Jesus, ocupai meu coração.
Grandeza do Coração de Jesus, confundi meu coração.
Humildade do Coração de Jesus, humilhai meu coração.
Imutabilidade do Coração de Jesus, fixai meu coração.
Justiça do Coração de Jesus, não abandoneis meu coração.
Liberalidade do Coração de Jesus, enriquecei meu coração.
Luz do Coração de Jesus, iluminai meu coração.
Misericórdia do Coração de Jesus, perdoai meu coração.
Obediência do Coração de Jesus, submetei meu coração.
Paciência do Coração de Jesus, não vos canseis de meu coração.
Presença do Coração de Jesus, apaixonai meu coração.
Providência do Coração de Jesus, velai sobre meu coração.
Reino do Coração de Jesus, establecei-vos em meu coração.
Sabedoria do Coração de Jesus, conduzi meu coração.
Santidade do Coração de Jesus, purificai meu coração.
Silêncio do Coração de Jesus, falai a meu coração.
Ciência do Coração de Jesus, ensinai a meu coração.
Poder do Coração de Jesus, assegurai meu coração.
Vontade do Coração de Jesus, dispõe de meu coração.
Zelo do Coração de Jesus, devorai meu coração.



SOLENIDADE DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS – Cor Litúrgica – Branca.

Sagrado Coração de Jesus fazei do nosso coração semelhante ao vosso!

1ª Leitura – Ezequiel 34, 11-16.

Salmo Responsorial – Salmo 22.

2ª Leitura – Romanos 5, 6b-11.

Evangelho – Lucas 15, 3-7.

Na Primeira Leitura da profecia de Ezequiel, traz a figura do pastor zeloso aquele que toma conta de suas ovelhas de dia, as toma pela mão, ao encontrar uma delas que seja dispersa vai atrás e a resgata ao redil, ainda que esteja num dia de nuvens e de escuridão.

O pastor retira as ovelhas do meio do povo e as reconduz às suas terras e onde as ovelhas estão lá está ele para reconduzi-las as verdes pastagens e as fontes de águas cristalinas. Na presença e junto ao pastor que cuida das ovelhas elas podem repousar e descansar sem a preocupação de qualquer perigo que as assole.

O pastor é aquele que vai ao encontro da ovelha mais distante e perdida do seu redil, reconduz àquela que está extraviada dos bons caminhos, enfaixa a perna quebrada da ovelha teimosa e arredia, fortalece a que está doente, vigia a que está gorda e forte.

No Salmo 22, O Senhor é o pastor que me conduz; não me falta coisa alguma!é a resposta da primeira leitura da profecia de Ezequiel, o salmista coloca toda a sua confiança no Senhor que é o pastor fiel e justo que conduz a cada um de nós, as suas ovelhas, o seu povo santo às melhores coisas que Ele pode nos conceder. Contudo, é preciso ter confiança porque mesmo diante das adversidades, problemas e confusões da nossa vida Ele estará no controle de toda a situação. Ainda que eu passe pelo vale tenebroso, não temerei mal algum, pois Ele está comigo”.

Na Segunda Leitura que é retirada da Carta de São Paulo aos Romanos, está a plena confirmação que o amor de Deus está derramado em nossos corações garantia esta que nos dá o Espírito Santo de Deus.

Jesus, o justo morreu por todos nós os injustos e pecadores, mesmo não merecendo ele se fez doação agradável ao Pai e remiu toda a humanidade de suas culpas e pecados.

Somos justificados pelo Sangue Redentor do Cordeiro derramado na cruz, somos reconduzidos e reconciliados com Deus através do sacrifício Santo de Jesus. Assim todos juntos podemos dizer: Nós nos gloriamos em Deus, por Nosso Senhor, Jesus Cristo!É por Ele e Nele que recebemos a plena reconciliação.

O Evangelho segundo Lucas, contemplamos Jesus contando aos escribas a parábola do bom pastor, assim tendo um pastor cem ovelhas e uma delas se perde no deserto, o pastor deixa as noventa e nove e vai à procura daquela uma que se desviou e se perdeu.

E ao encontrá-la tamanha é a alegria do pastor que a coloca em seus ombros, e conta a todos os seus amigos e vizinhos que encontrou sua ovelha perdida.

Dessa forma Jesus quis dizer que atrás dessa parábola do pastor que vai ao encontro da ovelha perdida, e a recupera há mais alegria quando um pecador se converte do que por noventa e nove justos que não precisam de conversão.

Assim vemos que Jesus é o bom pastor zeloso, amoroso, prudente, batalhador e nós somos as ovelhas, fracas e frágeis. A ovelha conhece a voz de seu pastor de longe, o seu cheiro, é uma criação dócil, porém, às vezes arredia, teimosa que se não for bem cuidada escapa e acaba se perdendo das outras.

O Senhor nos ama a ponto de deixar as noventa e nove no redil e ir atrás daquela que se desvia, que se perde, até encontrá-la e trás de volta e faz grande festa quando consegue arrebanhá-la de novo.

Hoje será que somos ovelhas obedientes a voz do bom pastor que é Jesus? Seguimos o bom pastor realmente ou procuramos seguir os falsos pastores e mercenários?

Quantas são as afrontas e achaques ao Coração de Jesus em nossos dias? As pessoas se esqueceram deste coração que tanto ama e perdoa, coração que continua sendo ferido por nossas transgressões, pecados e blasfêmias. Tamanhas são as heresias contra o Coração de Jesus que ainda recebe de nós a afiada lança que o transpassa de um lado a outro.

Como dói o coração de Jesus ao ver tantas injustiças, guerras, misérias, egoísmo, fome, banalização da vida humana, falta de amor e caridade, desdém aos nossos irmãos, que são irmãos de Jesus, criados a imagem e semelhança de Deus.

Somos convidados a sempre fazermos os Atos de Reparação e Desagravo contra os pecados cometidos contra o Coração de Jesus e a rezar pela humanidade que está perdida em si mesma e em suas desvalias.

Hoje a palavra “pastor” e “ovelhas” está sendo deturpada por tantas seitas e falsas religiões, algumas pessoas se dizem de Deus, mas buscam seus próprios interesses, são lobos em pele de cordeiros, querem até mesmo a lã, a carne e a gordura das ovelhas, ou seja, tudo o que elas tem financeiramente, monetariamente para conseguir e alcançar a salvação, pregando a teoria da prosperidade, se esquecem que nossa vida aqui nesta terra é passageira, não somos daqui, somos cidadãos do infinito, do céu.

Cuidado com as vozes dos “falsos pastores”, lobos, mercenários que querem somente obter vantagens pessoais, enganar e sacrificar as ovelhas do Senhor, abram os olhos e os ouvidos, pois Jesus mesmo diz que virão falsos profetas e falsos pastores.

Temos sim que ter nossa vida, nossa visão como pessoas residentes nesta terra, nada de alienação, mas com os olhos voltados a pátria celeste, a morada definitiva que Jesus conseguiu pra nós com seu sangue redentor.

O Coração de Jesus que graça de inestimável valor, nosso Deus tem um coração, ele chora, ama, sorri conosco, torce e vibra com nossas vitórias e alegria, sofre quando sofremos. Coração de homem e coração de Deus, esse é o coração de Jesus. Sabemos que é do coração que brotam todas as emoções e sentimentos, órgão imprescindível a vida humana.

Como diz na Oração Eucarística do Dia: Elevado na Cruz, entregou-se por nós com imenso amor. E de seu lado aberto pela lança fez jorrar, com a água e o sangue, os sacramentos da igreja, e para que dele pudéssemos beber com perene alegria nesta fonte salvadora.

É tão bonito saber que Jesus nos ama infinitamente se deu por nós por amor e seu Coração bate forte por nós e sempre é lugar para nós de aconchego, de luz, de conforto, consolo, de perdão e de salvação.

É com grande alegria que cumprimento todos os membros do Apostolado da Oração do Brasil inteiro que amam esse Coração Santo e Redentor da humanidade que continuem com esse ardor, com o fogo do eterno amor, acolhendo e amando em seus corações tantas pessoas que necessitam de orações, visitas, uma palavra amiga, de esperança e consolo e pelo trabalho bonito que fazem em nossas paróquias, que o Sagrado Coração de Jesus os abençoe e conceda muito amor e paz!

Também quero lembrar com imensa alegria e gratidão por ter nos dado o Senhor seu Sagrado Coração como Padroeiro da Cidade de Londrina, no Estado do Paraná, onde resido atualmente. Peço neste dia consagrado ao Coração de Jesus muita paz, união, fraternidade, solidariedade, amor, compaixão a todos que residem nesta linda cidade e que os raios de misericórdia do Coração de Jesus possam alcançar todas as nossas autoridades para que governem com justiça e com amor a população, sobretudo, os mais pobres e necessitados.

Todos juntos digamos: “Sagrado Coração de Jesus, fazei do nosso coração semelhante ao vosso!”.

Abençoai-nos, o Deus todo poderoso. Em Nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Diógenes Guedes.


Consagração ao Sagrado Coração de Jesus

Eu (nome..) dou e consagro ao Sagrado Coração de Nosso Senhor Jesus Cristo a minha pessoa e minha vida, minhas ações, penas e dores, não querendo servir-me de parte alguma de meu ser, se não para honrar, amar e glorificar.

É esta minha vontade irrevogável - pertencer-lhe e fazer tudo por seu amor, renunciando completamente ao que não for do seu agrado.

Eu vos tomo, pois, ó Sagrado Coração, por único objeto do meu amor, protetor de minha vida, segurança de minha salvação, remédio de minha fragilidade e inconstância, reparador de todos os meus defeitos e asilo seguro na hora da morte.

Sede, oh! coração de bondade, minha justificação para com Deus nosso Pai, e afastai de mim os castigos de sua justa cólera.

Oh! Coração de amor, põe em vós toda minha confiança, pois tudo receio de minha fraqueza e malícia, mas tudo espero da vossa bondade.

Destruí em mim tudo o que vos possa desagradar ou resistir.

Que o vosso puro amor se grave tão profundamente no meu coração, que eu não possa jamais esquecer-me nem separar-me de vós.

Suplico-vos também, por vossa suma bondade, que o meu nome seja escrito em vós, pois eu quero fazer consistir toda a minha felicidade e minha glória em viver e morrer convosco na qualidade de vosso escravo. Assim seja.

Clique aqui e seja o primeiro a comentar!:

Por favor, ao comentar não esqueça de deixar seu nome!