Pesquisar no blog

domingo, 25 de julho de 2010

Informativo Alma Missionária

A Igreja celebra hoje o 17º Domingo do Tempo Comum. Deus habita em seu templo santo e nos reúne como filhos e filhas para celebrar. Nesse dia nos somos instruídos sobre o valor e a importância da oração o diálogo com Deus, mas devemos ter cuidado para não reduzir Deus a um bem de consumo ou a solução fácil para nossas insuficiências. Jesus nos deixou o pai-nosso como modelo de oração. Na eucaristia descobrimos o rosto do Pai, que sempre se mostra favorável quando pedimos com fé e perseverança. Amanhã é o dia dos avós, se possível procuremos fazer uma visita ao seus avós ou um vizinho idoso. Leia o comentário da semana como nosso amigo Diógenes Guedes.


17º Domingo do Tempo Comum – Cor Litúrgica – Verde.

“Pai Nosso que estais nos céus!”

1ª Leitura – Gênesis 18, 20-32.

Salmo Responsorial – Salmo 137.

2ª Leitura – Colossenses 2, 12-14.

Evangelho – Lucas 11, 1-13.

Continuando a nossa trajetória sobre a vida de Jesus e a Proclamação do Reino de Deus no tempo que compreende o período comum da Liturgia.

Conforme analisamos na Primeira Leitura retirada do Livro do Gênesis, Vemos o diálogo entre o Senhor Deus e Abraão. Deus decepcionado com o pecado gerado nas cidades de Sodoma e Gomorra que crescia constantemente e o coração humano estava frio e indiferente para com Deus.

Os homens desceram até a cidade e Abraão fica com Deus. Abraão pergunta a Deus se os justos seriam mesmo exterminados junto com os ímpios.

Abraão questiona o Senhor se houvesse 50 justos mesmo assim exterminaria aquele lugar? O Senhor diz a Abraão que pouparia de destruir aquele lugar devido as cinqüenta justos ali existentes.

Abraão foi testando o Senhor quanto a sua justiça e misericórdia, foi perguntando se houvesse 45, depois 40, 30, 20 chegando a dizer e se houvesse apenas 10 justos destruirias a cidade? Deus disse não ainda que seja por 10 justos não destruiria aquele lugar.

Vemos então de um lado o questionamento de Abraão quanto ao amor, a misericórdia, o perdão e a tolerância do nosso Deus, que provam ser imensas e ampla é a justiça do Senhor não igualando os justos aos ímpios.

No Salmo 137, o Salmista diz: ”Naquele dia em que gritei, vós me escutastes, ó Senhor!” O justo clama o Senhor e é ouvido em seus clamores e súplicas. Suas preces alcançam o coração de Deus, e grande é a sua confiança naquele que tudo pode!

Na Segunda leitura retirada da Carta de São Paulo aos Colossenses, Paulo exorta a comunidade reunida, pois, se morremos com o pecado e para o pecado pela graça do batismo, com o Cristo ressurgimos a uma vida nova e renovados somos. Eis uma nova criação!

Estávamos mortos com o pecado e renascidos estamos pela glória do Cristo Senhor. Pois nos trouxe vida e perdão dos pecados.

Existia contra nós uma conta a ser paga, contudo, esta foi assumida e paga pelo Senhor derramando seu sangue salvador e libertador na cruz.

O justo, o Santo dos Santos assume o nosso lugar e destrói o pecado, o poder e as obras infernais com sua morte e ressurreição.

O Evangelho segundo Lucas é um dos textos mais bonitos que podemos encontrar nos Evangelhos e no Novo Testamento.

Jesus, o mestre e Senhor recolhido em oração, chegando os discípulos contemplam o mestre em oração e ficam maravilhados e dizem: “Senhor ensina-nos a orar”. E ai Jesus ensina a oração por excelência, a como se dirigir ao Pai, como todos conhecemos e sempre rezamos: “Pai Nosso que estais nos céus, santificado seja o vosso nome, venha a nós o vosso reino, assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos daí hoje e perdoai. Perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos, a quem nos tem ofendido e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém!”

O Senhor nos ensina a sermos persistentes na oração, não desanimar, clamar, orar, perseverar... Ele dá o exemplo: se alguém chega em sua casa tarde da noite no portão e grita seu nome que precisa de um pão pois chegou visita e é tarde, ainda que você não levante pra atender você irá dar uma satisfação devido a consideração e persistência daquele que grita seu nome.

Portanto nos diz Jesus: “Pedi e recebereis; procurais e encontrareis; batei e vos será aberto; quem pede recebe, quem procura acha, e quem bate se abrirá”. É promessa de Jesus a nós!

Completa o Senhor: “Qual dentre vós que tem filho, e este lhe pede um peixe ou um ovo e vocês pais dão-lhe uma cobra ou um escorpião?” Certamente nenhum de vós!

Conclui Jesus: “Se vós que sois humanos, maus, imperfeitos são assim e agem assim para com os vossos filhos, que dirá o vosso Pai que está nos céus e que é justo e dará o maior presente que é o Espírito Santo!”

Que alegria nos fala Jesus, temos um Pai que nos ama infinitamente, Deus é Pai, é amor, é compaixão, é misericórdia e perdão.

Ele releva as nossas faltas e culpas, perdoa os nossos pecados e lava toda a nossa iniqüidade.

A oração nos aproxima de Deus, ligação direta com o Pai, Ele nos conhece sabe tudo de nós, os nossos pensamentos, o nosso ser, tudo, mas quer ouvir de nós mesmos o que precisamos, necessitamos e queremos e se for para o nosso bem e para a glorificação e exaltação do seu Nome perante os homens nos dará certamente.

O Pai é aquele que ama e por amar, exorta, corrige, ensina no amor. Jesus apresenta a face do pai que era invisível, mas que se torna visível e revelada entre nós. “Quem vê a mim, vê o Pai!”

Que linda oração o Pai Nosso, oração completa, por Excelência, o cristão deve ao menos rezar esta oração no seu dia, contudo, não deve se esquecer que da boca pra fora sem ação não adianta, nada acontece. O céu se move quando o coração se une ao falar e a ação revela o que se proclama!

Se somos maus enquanto humanos, porém bons com nossos filhos, com nossa cria, que dirá o nosso Deus, não nos desamparará e nem nos deixará faltar nada, tudo concorre para o bem daqueles que amam a Deus! O Senhor é o meu pastor e nada me faltará!

E que presente Jesus nos promete que se clamarmos o Pai nos mandará o Espírito Santo de Deus e seus dons. Irmãos amados quem tem o Espírito Santo na vida tem tudo, inteligência, sabedoria, bondade, fortaleza, piedade, temor de Deus, ciência. Que bênção de Deus a nós seus filhos amados e queridos.

Hoje rezemos a oração que o próprio Jesus nos ensinou de uma forma diferente, mais atenta, mais lenta, meditativa e façamos cumprir cada palavra que dizemos e rezamos nesta bela oração em nossa vida!

Abençoai-nos o Deus todo Poderoso. Em Nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Diógenes Guedes.


Na semana da juventude o programa Bem-Vindo Romeiro da TV Aparecida entrou no clima jovem, é isso mesmo, o programa foi mais do que especial semana passada, apresentando um formato jovem completamente jovem, quem assistiu aprovou e deu nota 10, eu sinceramente, nunca vi o programa tão bom. O programa com reportagens especiais para os jovens, e para encerrar a semana da juventude no programa teve a galera do Bem da Hora da Canção Nova animando o musical de sexta no programa. Realmente um programa familiar, para mãe, pai, filho, vovó e vovô assistir, cheio da graça de Deus. Espero que ano que vem, o programa faça novamente essa homenagem aos jovens, futuros evangelizadores, que Deus abençoe todos os jovens e ilumine os passos para que não possam cair nas armadilhas do mundo, como as drogas e para que não entrem no mundo da violência, não vale à pena perder uma das melhores faces da vida com esse tipo de coisa, agora com Deus sim, com ele só temos a ganhar.



A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil realizou na última sexta, 23 de julho, a cerimônia de entrega dos seus tradicionais prêmios de comunicação social, que são eles Dom Helder Câmara de Imprensa, Clara de Assis (TV) e Margarida de Prata (Cinema) e ainda O Microfone de Prata, prêmio para o Rádio, ainda será julgado pela Associação Católica de Rádio (UNDA) e pela Rede Católica de Rádio (RCR).Com mais de 40 anos de existência, os prêmios foram instituídos para motivar a cultura “livre” nos tempos de censura da ditadura militar brasileira. A cerimônia foi realizada em Aparecida (SP), durante o Encontro Nacional da Pascom. As emissoras católicas Canção Nova, TV Aparecida, TV Século 21 entre outras transmitiram ao vivo a entrega dos prêmios, com exceção da Rede Vida com teve outros compromissos.

Halleluya

Está acontecendo em Fortaleza no Ceará, o Halleluya. Um grandioso evento católico, promovido pela Comunidade Católica Shalom, desde 1995, quando era conhecido por Trifest. Em 1997 recebe o nome atual. Em 2005 passou a ser realizado no Condomínio Espiritual Uirapuru, em uma fazenda urbana que reúne diversas instituições católicas, próximo ao Estádio de Fortaleza: o Castelão. Permaneceu porém com a entrada franca e o evento pôde ali expandir sua estrutura. Já nessa primeira edição em novo local atraiu 350.000 pessoas, vindo a alcançar em 2006 a marca de 400.000 mil pessoas.

Em seus cinco dias de evento tem uma programação basicamente de shows musicais de bandas católicas, além de ritos de oração e adoração.

O Tema deste ano é "A força que faz viver" é o tema central, em 2010, do evento, que vem diversificando suas opções de lazer. Assim, os pequenos podem se aventurar no Halleluya Kids, espaço voltado para crianças entre quatro e 11 anos. Artes, shows, brincadeiras, pinturas e gincanas são algumas das atividades deste espaço.


Amanhã é dia dos avós


O papel dos avós na família vai muito além dos mimos dados aos netos, e muitas vezes eles são o suporte afetivo e financeiro de pais e filhos. Por isso, se diz que os avós são pais duas vezes.

As avós são também chamadas de "segunda mãe", e os avôs, de "segundo pai", e muitas vezes estão ao lado e mesmo à frente da educação de seus netos, com sua sabedoria, experiência e com certeza um sentimento maravilhoso de estar vivenciando os frutos de seu fruto, ou seja, a continuidade das gerações.

Celebrar o dia dos Avós significa celebrar a experiência de vida, reconhecer o valor da sabedoria adquirida, não apenas nos livros, nem nas escolas, mas no convívio com as pessoas e com a própria natureza.

Os Padroeiros dos Avós

Comemora-se o dia dos Avós em 26 de julho, e esse dia foi escolhido para a comemoração porque é o dia de Santa Ana e São Joaquim, pais de Maria e avós de Jesus Cristo.

Pronta para nascer ...


Uma criança pronta para nascer perguntou a Deus:

" Dizem-me que estarei sendo enviado à terra amanhã...Como eu vou viver lá,
sendo assim pequeno e indefeso? "

Deus:
" Entre muitos anjos, eu escolhi um especial para você.
Estará lhe esperando e tomará conta de você. "

Criança:
" Mas diga-me: aqui no céu eu não faço nada e não ser cantar e sorrir,
o que é suficiente para que eu seja feliz. Serei feliz lá? "

Deus:
" Seu anjo cantará e sorrirá para você e...
A cada dia, a cada instante, você sentirá o amor de seu anjo e será feliz. "

Criança:
" Como poderei entender quando falarem comigo se eu não conheço a
língua que as pessoas falam? "

Deus:
" Com muita paciência e carinho, seu anjo lhe ensinará a falar. "

Criança:
" E o que farei quando eu quiser Te Falar? "

Deus:
" Seu anjo juntará suas mãos e lhe ensinará a orar. "

Criança:
" Eu ouvi que na terra há homens maus. Quem me protegerá? "

Deus:
" Seu anjo lhe defenderá mesmo que signifique arriscar a própria vida. "

Criança:
" Mas eu serei sempre triste porque não te verei mais."

Deus:
" Seu anjo sempre lhe falará sobre Mim e lhe ensinará a maneira de vir a
Mim, e Eu estarei sempre dentro de você. "

Nesse momento havia muita paz no Céu, mas as vozes da terra já podiam ser ouvidas.
A criança apressada, pediu novamente:
" Oh Deus, se eu estiver a ponto de ir agora, diga-me por favor,
o nome do meu anjo."

Deus:
" Você chamará seu anjo de MÃE!!!

O Evangelho precisa nos transformar

“A palavra profética tem o poder de acordar os surdos”

É tão fácil a gente cair na religião do mito. O tempo todo Jesus já nos alertava sobre o risco aos ídolos, pois a idolatria é um dos principais problemas religiosos no mundo. Esse é um risco que todos nós corremos, quando a nossa admiração por alguém ou por uma pessoa se torna essencial, colocada acima, em termos de importância, d'Aquele a quem anunciamos. Decepcione-se comigo, mas que a sua decepção comigo não seja uma decepção com Aquele a quem eu anuncio.

Temos de viver uma religião que seja capaz de mexer com as estruturas da nossa consciência a ponto de nos fazer acordar para tudo aquilo para o qual nós dormíamos e não sabíamos que existia dentro de nós. Já estávamos inconscientes e acostumados com o nosso jeito ciumento de amar, com nosso jeito ciumento de possuir as pessoas, achando que isso era amor. Muitos de nós já éramos desonestos nas pequenas coisas e já estávamos acostumados com isso também. Até que um dia uma palavra profética varou as estruturas da nossa vida e nos incomodou.

Uma palavra profética tem o poder de acordar os surdos e aqueles que estão dormindo e que já não escutam mais nada, num sono letárgico ou até mesmo num cumprimento de rituais inférteis, que já não servem de nada para a nossa salvação.

É a continuidade da Santa Missa que nos salva, é a história que fica diferente em cada comunhão comungada, em cada mesa partilhada, em cada confissão realizada, é o que se segue a partir daí que nos salva. O sacramento não é a mágica de um momento, mas é a continuidade da vida que vai sendo incorporada, porque o sacramento aconteceu em nós.

É disso que Jesus fala: “Não venha me dizer o que você fazia antes, não me importa o que você fazia. Importa-me o que você era. O que faz diferença para mim é o quanto a minha Palavra conseguiu transformar o seu coração a ponto de transformá-lo numa pessoa melhor”. De você olhar para trás e dizer: “Antes eu era assim, e pela força da Eucaristia, do Evangelho, do terço, eu mudei” – todas as manifestações religiosas que você pode ter e viver. Você percebe que a sua vida não é mais a mesma, porque você mudou o seu jeito de pensar, modificou o seu jeito de ser.

Humanidade é isto: é trazer a luz do Ressuscitado para nós e ver que há muito para ser limpo em nosso interior. O anúncio do Evangelho é para aprendermos que não temos de ficar com as nossas poeiras e impurezas. A religião que Jesus quer de nós é esta: que fixemos os olhos no céu, que busquemos o céu. Religião que só nos mostra a cruz é uma religião infértil, porque eu não sou filho do Calvário; eu sou filho do Ressuscitado! E quem eu anuncio sempre é o Ressuscitado.

Você não pode ficar parado no "calvário da sua vida"; todos nós passamos todos os dias por ele. Você acha que a gente vai ser santo sem sacrifício? A semente passa por todo um processo de crescimento, mas ela sabe que se não deixar de ser o que é, não atingirá seu objetivo.

A dor é o preparo. A sua dor não pode ser em vão. O que você faz com o seu sofrimento? Faz um quadro? Faz música? A genialidade está em transformar a lata velha em ouro. Ou a dor me destrói ou eu a transformo em processo de ressurreição.

Nossa vida é um desafio diário e não há tréguas. É um "lapidar" constante, tirando tudo o que é excesso em nós. Se eu não tivesse sofrido do jeito que sofri, se eu não tivesse amado do jeito que amei, eu não teria nada para contar a vocês.

Não sinta vergonha de nada que você sofreu, porque depois que passou por aquele momento, você sabe o que você sofreu para chegar aonde chegou.

Padre Fábio de Melo

(Fonte – Canção Nova)

Clique aqui e seja o primeiro a comentar!:

Por favor, ao comentar não esqueça de deixar seu nome!