Pesquisar no blog

domingo, 1 de agosto de 2010

Informativo Alma Missionária

A Igreja celebra hoje o 18º Domingo do Tempo Comum. Ao participar das celebrações das comunidades, partilhamos o Corpo e o Sangue de Cristo, que nos garantem o acesso aos bens da vida em Deus. Hoje também se inicia o mês de agosto, o mês vocacional, durante esse tempo, iremos celebrar também as várias vocações da vida cristã. Nessa primeira semana procuremos nos informar por essa opção de vida, e iremos rezar pelo ministério ordenado que engloba diáconos, padres e bispos. Hoje não teremos o comentário do 18º Domingo do Tempo Comum com Diógenes Guedes, devido a outros compromissos o mesmo precisou se ausentar essa semana, mas na próxima semana, a coluna Semeando o Amor de Deus volta a ser publicada.

Informamos aos leitores do blog Alma Missionária, que a coluna Vivência dos Sacramentos foi cancelada. O autor da coluna pede desculpas a todos, devido a outros compromissos ele nos informou que não pode continuar sendo o autor da coluna. Agradecemos Adriano Marques, pelo seu texto que foi publicado aqui no blog.

O Museu Nossa Senhora Aparecida é um dos mais visitados do Brasil.

Segundo informações da coordenação do museu, cerca de 300 mil pessoas visitam o museu anualmente.

Aos domingos, o espaço é roteiro garantido dos devotos de Nossa Senhora Aparecida que visitam o Santuário.

Em um domingo como o de hoje, quando o Santuário estima receber 100 mil pessoas, cerca de 2.500 pessoas passam pelo local, em busca de informações que contam a história da devoção à Padroeira do Brasil.

História - A história do Museu Nossa Senhora Aparecida tem pouco mais de 50 anos.

Foi inaugurado em 8 de setembro de 1956, com benção do Cardeal Dom Carlos Carmelo de Vasconcelos Motta, primeiro Arcebispo de Aparecida.

Toda a sua coleção foi reunida pela professora Conceição Borges Ribeiro a partir de coleta de objetos pela região, com destaque para as peças indígenas.

O primeiro local de funcionamento foi o prédio das Oficinas Gráficas de Arte Sacra de Aparecida. Mais tarde, o museu foi transferido para a Galeria do Hotel Recreio, onde permaneceu até a mudança definitiva para a Torre do Santuário, onde foi inaugurado em 12 de outubro de 1967, passando a ocupar o 2º andar.

(Fonte – a12)

Veja só esse vídeo, abaixo você irá ver Padre Paulo no programa Escola de Fé realizada pela TV Canção Nova. Um protestante ataca a Igreja Católica de uma forma ridícula em um e-mail, porém Padre Paulo responde em plena sabedoria no ar, e ao vivo.

Quando não se sabe, o que temos que fazer é estudar! Estudando não faremos perguntas e críticas sem sentido. Poupe-nos a Igreja Católica falida? Por favor... Quem não estudou foi o autor da pergunta.

Parabenizo Padre Paulo, por uma aula de sabedoria e Fé.

Lançado site do Ficha Limpa com histórico dos candidatos

O site do Ficha Limpa foi lançado nesta semana para que os eleitores possam consultar e acompanhar o processo eleitoral daqueles que concorrem às eleições este ano.


Os candidatos podem se cadastrar no site, onde se comprometem com a transparência de sua campanha eleitoral.

O Ficha Limpa foi um projeto de lei de iniciativa popular e impede a candidatura de pessoas com condenação na Justiça por um colegiado (mais de um juiz) e já vale para as eleições deste ano.

O site foi idealizado pelo Instituto Ethos, pelo Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) e pela Articulação Brasileira contra a Corrupção e Impunidade (Abracci), como um instrumento de informação aos eleitores e para favorecer um voto consciente.

Clique aqui e acesse o site.



Caritas Brasileira divulga resultado da Campanha SOS Haiti

A Caritas Brasileira divulgou ontem (30) o resultado da Campanha SOS Haiti, promovida pela instituição em parceria com a CNBB.

Em seis meses, mais de oito milhões de reais foram arrecadados.

Os recursos doados são aplicados em conjunto com a Igreja haitiana, por meio da Caritas Brasileira e da Caritas Haiti.


O programa de ajuda foi dividido em duas etapas: na primeira, entre 13 de janeiro e 30 abril, buscou-se amenizar o sofrimento dos sobreviventes.


A segunda etapa começou em maio e vai prosseguir por 18 meses, e visa a reconstrução do país por meio de investimentos em recursos financeiros e humanos.

No site da Caritas (www.caritas.org.br) está descrito detalhadamente como os recursos serão investidos.

Bispo – Origem e função


“O conhecimento exato do termo”

Vem-se notando na imprensa o hábito lamentável de designar com o título de “bispo” o pastor ou o líder de qualquer agrupamento religioso.

Reflitamos: se alguém colocar na porta de seu escritório ou de sua residência uma placa indicativa com seu nome e – sem o ser – acrescentar “médico”, “advogado”, “professor” ou outra profissão, você pode ser processado por falsidade profissional. Igualmente com o termo “bispo”. Daí a necessidade de se ter noção exata do que seja o uso correto do termo.

No início da pregação evangélica, os apóstolos de Cristo escolheram colaboradores que, após a sua morte, lhes sucedessem no governo das comunidades nascentes e na pregação da mensagem cristã. Inicialmente eram chamados de “sucessores dos apóstolos”, como nos informa Clemente Romano, no ano 96 da Era Cristã, na bela e conhecida “Carta à Igreja de Corinto”.

A missão desses sucessores era responsabilizar-se pelas comunidades que se formaram ao redor dos apóstolos, supervisionando a sua vida evangélica. Daí o verbo “episkopein” (supervisionar) do qual vem o substantivo “epískopos”: o que zela como guarda e protetor, por supervisionar o rebanho. Em latim “epíscopus” e, em português “bispo”, isto é: o que tem a nobre missão, – como autêntico sucessor dos apóstolos –, de se responsabilizar pela comunidade dos fiéis.

Hoje, quem escolhe e nomeia o bispo é o sucessor de São Pedro, o Papa. O eleito recebe a plenitude do sacramento da Ordem pela “keirotonia”, isto é: imposição das mãos de três outros bispos e pela unção e oração consecratória. Há, pois, uma corrente genealógica ascendente, que chega até um dos Doze Apóstolos, do qual o bispo atual é verdadeiro sucessor.

Não fica, por essa razão, difícil entender que essa função de suceder a um dos Doze Apóstolos, função de superintender o rebanho de Cristo – “episkopein” – não pode ser usurpada. O despreparo teológico (ou ousadia) chega até a usar o termo no feminino!

A autoridade do bispo, sucessor dos apóstolos, vem da palavra de Jesus aos Doze: “Todo poder me foi dado no céu e na terra. Ide pois: batizai e ensinai que observem o que lhes ensinei” (Mateus 28,19ss).

Triste saber que o termo que designa o poder espiritual de zelar pela Igreja, transmitido por Jesus Cristo aos Doze Apóstolos e, posteriormente aos sucessores, seja usurpado e vulgarizado, como vem acontecendo de algum tempo para cá. Esta explicação teológica da palavra “bispo” e sua função nos mostram que seu uso atual, para designar qualquer líder religioso, não é apropriado e correto.

Fonte: CNBB

Dom Benedicto de Ulhôa Vieira
Arcebispo Emérito da Arquidiocese de Uberaba/MG

(Fonte – Canção Nova)

Bando de pecadores



Um rapaz procurou o padre dizendo que nunca mais iria à Igreja, à comunidade, porque estava

decepcionado, pois lá só tinha pecadores, e foi dizendo os defeitos que ele percebia

em cada um daquela comunidade.

Por fim, "sobrou" uma critica até para o padre:

- O senhor também, padre, tem muitos defeitos....

Enfim, eu não vou mais à Igreja, porque lá há um bando de pecadores....

E o padre respondeu:

- Vem sim, meu filho, sempre tem lugar para mais um..."

Tem lugar para você, meu irmão, minha irmã; encontre-o, é sua vocação!

Deus o abençoe!


Clique aqui e seja o primeiro a comentar!:

Por favor, ao comentar não esqueça de deixar seu nome!