Pesquisar no blog

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Semana Nacional da Família


A Semana Nacional da Família acontece entre os dias 8 e 15 de agosto, com o tema: Família, formadora de valores humanos e cristãos.
A atividade é uma iniciativa da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB (Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil) e da CNPF – Comissão Nacional da Pastoral Familiar.
O objetivo é incentivar às famílias a despertarem para o aprofundamento de assuntos referentes aos valores humanos e cristãos.
Foram apresentadas sugestões para a constituição do material- subsídio, intitulado Hora da Família, que existe desde 1997 .
O documento é fonte de informação para grupos que desejam realizar uma boa semana de reflexões sobre a família, e é distribuído pelas dioceses e arquidioceses.
Hora da Família - Como tema deste ano, relembrando o VI Encontro Mundial das Famílias realizado em 2009 no México, o Hora da Família apresenta em suas três partes 8 encontros, 6 celebrações e o Terço das Famílias, com uma indicação de reflexão relacionada ao tema da Semana Nacional para cada mistério a ser rezado.
Dos temas elaborados, 6 são voltados para a reflexão nas paróquias, comunidades ou grupos de missionários de oração pelas casas.
• As relações e os valores familiares segundo a Bíblia;
• Família: valores a descobrir e redescobrir;
• Família e virtudes sociais;
• A paróquia: organismo que ajuda a Família na formação de valores;

• A Família e a sexualidade;
• Aspectos econômicos da família que forma.
Os temas restantes foram preparados para serem utilizados em escolas ou outros ambientes fora da igreja:
• Família e os Meios de Comunicação Social;
• Escola: um dos organismos que ajudam a Família a transmitir valores.
Todos os encontros trazem uma dinâmica que estimula a participação dos que são convidados para os encontros, prevendo sempre a condução por parte de um dirigente e a animação feita por dois ou mais leitores.

Além disso, cada encontro sugere perguntas para que o tema seja aprofundado dentro da família ou mesmo pelo próprio grupo que se reuniu, na intenção de ajudar a família a redescobrir que ela é a origem dos valores dos quais a sociedade hoje sente tanta falta.

Clique aqui e seja o primeiro a comentar!:

Por favor, ao comentar não esqueça de deixar seu nome!