Pesquisar no blog

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Semeando o Amor de Deus com Diógenes Guedes

Atenção – Devido a problemas, o comentário dessa semana não foi postado no domingo. Mas agora estamos voltando normalmente com o blog. Leiam agora o comentário da semana.

25º Domingo do Tempo Comum – Cor Litúrgica Verde.

“Vós não podeis servir a Deus e ao dinheiro e muito menos agradar a dois Senhores!”

1ª Leitura – Amós 8, 4-7.

Salmo Responsorial – Salmo 112.

2ª Leitura – 1 Timóteo 2,1-8.

Evangelho – Lucas 16,1-13.

Continuamos espalhando as sementes do Reino de Deus aqui já nesta terra o Tempo Comum é o tempo favorável para meditar sobre a vida de ensinos de Jesus Cristo Nosso Senhor e sobre o Reino de Deus.

A Primeira Leitura retirada do livro do profeta Amós nos traz a presença do próprio Deus que ama os seus pobres, os humildes e aqueles que são humilhados pelas injustiças dos mais poderosos e abastados.

O Senhor Deus diz ao profeta que o que fizerem a estes pequeninos a Ele também o fazem e que Ele não esquecerá tal ofensa. O próprio Evangelho nos diz que tudo o que fazemos aos menos favorecidos pela sorte será lembrado e terá sua recompensa no Reino de Deus que é eterno e permanente, um copo de água dado a quem tiver sede tem seu valor e sua recompensa, parece ser simples meus irmãos queridos, mas é a verdade.

Nossas ações serão julgadas e terão um determinado peso e valor na eternidade e os nossos gestos de amor serão lembrados por Deus. A quem estendemos a nossas mãos, a quem ajudamos, a quem amamos, a quem acolhemos, tudo isso terá seu valor e sua paga.

Os poderosos e soberbos só pensam neles e em sua família, em sua conta bancária, seu dinheiro e seu poder lhe bastam, estes já tem sua recompensa aqui já na terra, pois não crêem na eternidade feliz e num Deus que é dono e Senhor de tudo, inclusive do ouro e da prata.

A leitura vem nos dizer o que será nos damos ou doamos aos pobres e necessitados, os restos e as sobras ou damos coisas dignas que podem ser utilizadas seja porque não nos servem mais pela questão do tamanho como as roupas que perdemos a nós, mas que serve aos outros, assim como sapatos e outras coisas mais ou então damos os trapos que nem pra limpar o chão nos servem?

É preciso abrir o coração, abrir as mãos, fazer o exercício da caridade fraterna, saber que tudo que temos e somos nos vêm de Deus que tudo tem e tudo dá conforme sua presciência e sua generosidade.

No Salmo 112, o Salmista vem confirmar o que a Leitura nos diz. “Louvai o Senhor, que eleva os pobres” é o Senhor quem retira os pobres da poeira e faz sentar-se com os nobres, é o Senhor quem eleva o que está caído e humilhado.

A Segunda leitura retirada da Carta de São Paulo à Timóteo vem nos trazer um pedido que vem do coração de Deus, um anseio aos mais simples, aos pobres e de encontro aos necessitados também, orai e fazei súplica pelos vossos governantes, pelos poderosos, para que sobretudo ocupem o cargo com justiça e com piedade em seus corações e que se voltem aos que realmente precisam de amparo.

Deus é bom e quer que todos alcancem a Salvação, por isso como mediador supremo nos mandou seu filho único Jesus morrer por todos nós, se entregando para o resgate de todos.

E o Senhor nos envia para que comuniquemos a todos o seu amor e a sua Salvação e que possamos orar uns pelos outros fazendo a graça e a vontade do nosso Deus acontecer.

A Segunda Leitura assim vem nos dar aquele chacoalhão básico principalmente agora que é um ano importante, pois, estamos prestes a escolher nossos novos governantes a analisarmos o que cada um dos candidatos propõe e suas propostas estão de acordo com aquilo que Deus ensina e quer de nós, se a sua vontade está sendo realizada aqui entre nós.

Há quem queira a morte, o aborto de crianças ainda no ventre de suas mães, há quem queira a destruição da família propondo uniões que Deus não aprova vamos orar sim, mas agir também, pois só oração sem ação não adianta, não vale nada, a oração tem que nos levar a ação e a termos esta consciência, votar de acordo com o sonho que Deus tem para cada um de nós de uma sociedade mais justa, fraterna, mais humana e que preserva os valores éticos, morais e de Deus.

Nosso voto é sagrado, Deus nos dá a oportunidade da livre escolha e nossas escolhas trarão as conseqüências que queremos ou não, pensemos muito bem, analisemos a vida passada de cada candidato o que já fizeram pelo povo de bom e coloquemos numa balança tudo isso e assim possamos dar nosso voto, entregando nosso País, nosso Estado na mão de homens e mulheres, sobretudo, que sejam de Deus e que busquem a construção do Reino de Deus entre nós.

No dia da eleição os pobres e os ricos são iguais, temos os mesmos direitos.

O Evangelho de Lucas, nos traz a figura de um mau administrador, aquele que não tem controle sobre os seus gastos, e acaba esbanjando os bens do seu Senhor e certo dia este Senhor o chama para que preste contas de sua administração.

O administrador se vendo em uma situação difícil começa a questionar o Senhor sobre o que faria, pois estava já sem força para fazer trabalhos pesados e manuais devido a sua idade e assim dá como missão a este administrador para que restitua o que cada devedor do seu Senhor lhe devia, só que este administrador agiu desonestamente sempre recebendo menos que os devedores do seu Senhor lhe deviam. O Senhor ainda acaba por elogiando este administrador desonesto.

O Evangelho nos traz a seguinte frase: “Os filhos das trevas são mais espertos em seus negócios do que os filhos da luz!” e realmente o são, pois, no reino das trevas impera o vale tudo pra alcançar seus objetivos, enquanto que no Reino da Luz, ou dos Céus, tem que seguir a vontade e os desígnios de Deus, viver sobre sua Palavra e seus ensinamentos.

O Senhor mesmo diz também que aquele que é fiel nas pequenas coisas, será fiel também nas grandes coisas confiadas por Ele. Ser fiel a Deus consiste em fazer verdadeiramente a sua vontade e os seus planos a nós se cumprirem. Sede justos nas pequenas coisas e sereis justos nas grandes coisas confiadas por Deus.

Terminando o texto Deus nos diz claramente ninguém poderá servir a dois Senhores, ora amará um e odiará o outro ou odiará um e amará o outro, assim também a nós não podemos servir a Deus e ao dinheiro.

O Santo Evangelho em seu finalzinho vem nos relembrar o tema da Campanha da Fraternidade deste ano de 2010, “Vós não podeis servir a Deus e ao dinheiro!” e muito menos agradar a dois Senhores!

Assim aquele que serve ao dinheiro vive do dinheiro coloca no dinheiro sua esperança e sua confiança, faz do dinheiro o seu “deus”, encontra no dinheiro sua paz, seu refúgio. Contudo, aquele que ama e serve a Deus verdadeiramente nada lhe falta, pois, o Senhor mesmo diz. “Buscai primeiro o Reino dos céus e todas as coisas mais lhes serão acrescentadas”.

Essa é a nossa confiança, Deus nos ama de verdade e tudo provê, Ele é um Deus proveniente, um Deus que pode todas as coisas, Ele é fiel, mesmo nós as vezes pisando na bola e sendo infiéis, Deus é fiel.

Não que o dinheiro também não seja bom para suprir nossas necessidades materiais enquanto vivemos nesta terra, ele é sim, mas o dinheiro e os bens só são bem utilizados quando partilhados, quando o amor supera os cifrões e os valores monetários, os apóstolos tinham tudo, nada lhes faltava, mas, colocavam tudo em comum entre si e dentre eles não havia necessitados.

O acúmulo injusto traz só guerras, fome, desgraças e dissabores, tanta gente com tanto dinheiro que não é feliz, que sofre de enfermidades e depressão, tantos que trabalham em dois ou três empregos e nem tempo pra gastar o que acumulam tem, uns com tanto outros sem nada, quanta desigualdade, o coração do nosso Deus chora e dói ao ver essas injustiças e disparidades.

Tudo nos foi dado nesta terra como dom, e como partilha de amor aos irmãos, quem se fecha em si mesmo é infeliz e frustrado, quem se doa e é generoso se abre a vida e vai de encontro ao outro e isso faz muito bem ao coração e a alma. Pensemos nisso queridos irmãos!

Abençoai-nos o Deus Todo Poderoso. Em Nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Diógenes Guedes.

Clique aqui e seja o primeiro a comentar!:

Por favor, ao comentar não esqueça de deixar seu nome!