Pesquisar no blog

sábado, 2 de outubro de 2010

Semeando o Amor de Deus com Diógenes Guedes

27º Domingo do Tempo Comum – Cor Litúrgica – Verde.

“Creio Senhor, mas aumentai a minha fé!”

1ª Leitura - Habacuc 1,2-3; 2,2-4

Salmo Responsorial – Salmo 94.

2ª Leitura - 2º Timóteo 1,6-8.13-14

Evangelho - Lucas 17,5-10

Estamos fazendo nossa caminhada da nossa Páscoa Semanal e vivenciando o grande ciclo do Tempo Comum, o Reino de Deus se faz presente em nosso dia-a-dia, os sinais são visíveis e se manifesta a todos nós.

A Primeira Leitura do Livro do Profeta Habacuc, o profeta clama a Deus, pois se sente desamparado, parece que sua oração não alcança e não toca o coração de Deus.

Ele vê tudo de uma forma negativa e perversa, reina a discussão e a discórdia.

O profeta se sentiu sozinho, contudo, Deus pede que escreva em uma tábua seus anseios para que possam ser atendidos com maior facilidade e que ele será ouvido sim, todavia, precisa exercitar sua paciência, pois o tempo de Deus é diferente do tempo do homem, Deus não falhará, pode até demorar.

No final da leitura nosso Deus nos diz que o perverso, o injusto e o mal morrerão, mas, o justo vive de sua fé!

O Salmo 94, o salmista nos convida a ouvir a voz de Deus que clama e a abrir o nosso coração para acolhermos sua vontade em nós. “Não fecheis o coração, ouvi vosso Deus!”

Na Segunda Leitura da Carta de São Paulo a Timóteo, Paulo pede para a comunidade local reavivar a sua fé, pois este o dom de Deus destinado aos que o amam e o buscam de coração. Pois é o próprio Deus que nos deu o espírito de fortaleza, alegria, destemor e intrepidez, não dando espaço ao medo e a covardia.

Paulo convida a não se envergonhar em dar o testemunho de Nosso Senhor Jesus Cristo, e nem dele mesmo, pois, encontrava-se preso, sobretudo, nos exorta a sofrer com ele pelo Evangelho, a força vem de Deus.

Devemos assim como bem nos revela o Espírito Santo que falou por Paulo a guardar a nossa fé irrepreensível e mesmo com as dificuldades não esmoreçamos, Deus nos ama e nos dá força pra vencermos as batalhas do dia-a-dia, Ele é nossa força e vitória, Nele somos mais que vencedores em Jesus que nos salvou.

O Espírito Santo é quem nos ajuda, pois Ele habita em nós.

O Evangelho segundo Lucas, nos traz Jesus ensinando os seus apóstolos e o povo, certa vez interpelaram a Jesus. Mestre aumenta a nossa fé!

Jesus traz com sabedoria e entendimento para responder as suas indagações, ora se vocês tivessem fé ainda que pequena como um grãozinho de mostarda, vocês poderiam fazer coisas impressionantes e grandiosas pela vossa fé. Poderiam dizer a uma árvore arranca-te de um lado e transporta-te a outra margem do mar e ela vos obedeceria.

E por fim Jesus cita o exemplo do bom servo, o servo fiel, o trabalhador, aquele que prepara tudo ao seu patrão, ao seu Senhor, pois é obediente e que o seu senhor assim agradeceria este empregado pois cumpriu sua vontade e o seu mandato.

Assim termina o Evangelho dizendo que tudo que fazemos em função do Reino de Deus, e a Deus não é motivo de exaltação e de orgulho a nós e sim de pobres servos que em sua humildade cumprem aquilo que o seu Senhor quer.

Jesus foi o maior servo, ele mesmo disse: “Eu vim para servir e não para ser servido!”, “Quem quiser ser o maior que seja o servo de todos!”.

Jesus sendo Rei, Mestre e Senhor nasce pobre numa manjedoura na gruta de Belém, local dos pobres, dos animais, num estábulo, simples e humilde.

No lava-pés ele sendo o Mestre e Senhor em sinal de humildade e serviço aos irmãos se prostra e lava os pés dos seus irmãos, pra nos dizer sejam servos uns dos outros, amem sem cessar.

No caminho para a cruz Ele é despido de sua túnica, onde sortearam e a tomaram, foi preso na cruz desnudado pra nos mostrar que o tudo se fez nada por nós e por amor a nós se deu totalmente a nós, através de seu corpo santo.

Nossa fé é tão frágil, a história nos mostra as pessoas que vacilaram em sua fé, Pedro ao caminhar no mar vacilou em sua fé e afundou, os apóstolos quando morreu Jesus se isolaram e se fecharam com medo e até mesmo duvidando da Ressurreição de Jesus, Pedro que nega sua fé no momento da cruz e da dificuldade.

Jesus nos diz se tivésseis fé do tamanho de um grão de mostarda, isto é, o mínimo possível em vós poderão fazer coisas imensas, nos diz Jesus que com fé faríamos obras iguais ou maiores que as suas.

Mas a nossa fé ainda é insuficiente, é pequena, é vacilante, temos medo de professar a nossa fé perante os grandes e poderosos deste mundo, quando alguém nos pergunta qual a nossa fé em quem professamos a fé, escondemos, temos vergonha, não damos testemunho de vida e de nossa fé.

O próprio Jesus nos disse: “Aquele que negar sua fé perante os homens e os negarei perante meu Pai que está nos céus!”

Tão bom seria se a nossa fé fosse sólida, firme, não vacilasse perante os problemas, os desafios da vida, a doença, sofrimentos e dores e diante das provações pudéssemos dizer, o meu Deus é maior que meu sofrimento e o meu problema, mas às vezes dizemos o contrário infelizmente.

Antes de pedirmos como os apóstolos Senhor aumenta a minha fé, precisamos pedir Senhor dá-me o dom do entendimento, para que eu entenda o que é a fé e como está a minha fé.

Estamos neste lindo Mês Missionário, a Igreja tem sua origem nas Missões, ser missionário é o convite feito por Jesus a todos os batizados e não apenas aos consagrados, padres, freiras, leigos engajados, a todos é lançado o grande desafio. “Ide a todo mundo e pregai o Evangelho a toda a criatura!”

Ser Missionário é levar o Evangelho a aqueles que precisam sair das trevas e da escuridão, tantas pessoas presas, amarradas pelo mal, pelo pecado, pela depressão é levar a luz, o amor, o ânimo e o incentivo, pois só o Senhor, tens palavras de vida eterna.

E começamos bem este Mês Missionário o dia 1º com a Celebração do dia de Santa Teresinha do menino Jesus, a missionária e doutora da Igreja, aquela que amou tanto Jesus e a cruz, que ainda menina queria doar, consagrar a sua vida a Deus, queria ser sacerdote, como não pode por ser menina, entrou no convento e viveu intensamente o amor, na simplicidade, disse que na Igreja era queria ser tudo, sobretudo , o dom maior “O Amor”. Ela é a Padroeira das Missões.

Prometeu que derramaria sobre os que amam a Deus chuvas de rosas e graças de amor.

E no dia 2, celebramos o dia dos Santos Anjos da guarda, peçamos a Deus coloque os seus anjos sobre nós Senhor e acampe ao nosso redor nos protegendo e nos livrando de todos os males.

Este Mês vamos ser missionários, nos comprometer com esta grande graça de sermos e termos uma Igreja Missionária e Evangelizadora, rezemos intensamente pelos 4 continentes, o Asiático, o Europeu, o Africano e o Americano e peçamos ao Senhor da Messe que envie mais operários pois a Messe é grande e os operários são poucos.

Abençoai-nos o Deus todo Poderoso. Em Nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Santa Teresinha do Menino Jesus e Santos Anjos de Deus, rogai por nós! Amém.

Diógenes Guedes.

Clique aqui e seja o primeiro a comentar!:

Por favor, ao comentar não esqueça de deixar seu nome!