Pesquisar no blog

sábado, 16 de outubro de 2010

Semeando o Amor de Deus com Diógenes Guedes

29º Domingo do Tempo Comum – Cor Litúrgica Verde.

“Para os montes levanto os olhos o meu socorro virá do meu Senhor que fez o céu e a terra!”

1ª Leitura – Êxodo 17,8-13.

Salmo Responsorial – Salmo 120.

2ª Leitura – 2 Timóteo 3,14-1,2.

Evangelho – Lucas 18, 1-8.

A Justiça verdadeira se faz quando o amor é a medida maior. Julgar é difícil, só mesmo o nosso Deus tem as medidas corretas para assim fazer justiça e trazer a paz aos nossos corações.

Na Primeira Leitura retirada do Livro do Êxodo, o livro da libertação, vemos a figura do profeta Moisés homem de Deus e inspirado por Deus em uma situação difícil em meio à guerra dos amalecitas contra Israel.

Moisés assim ordena a Josué para que prepare alguns de seus homens para combater os amalecitas, e onde ele contava com a força e o poder da ação de Deus a seu favor.

Josué assim obedece Moisés e se põe a batalhar com os amalecitas, onde a presença e a força de Deus através de Moisés era tão grande que quando Moisés levantava as mãos Israel vencia, quando baixava suas mãos os amalecitas venciam.

Juntamente com Moisés estavam Aarão e Ur, onde ajudavam a sustentar as mãos de Moisés levantadas, pois, já estavam pesadas assim fizeram até o pôr-do-sol e Josué consegue derrotar Amalec ao fio da espada.

Vemos a manifestação de Deus na vida de seus servos e seus eleitos, usando-os como instrumento eficaz para a vitória de um povo.

No Salmo 120, o Salmista clama a intervenção e o auxílio de Deus para que o ajude diante das duras provações e batalhas de sua vida. “Do Senhor, é que me vem o meu socorro, do Senhor que fez o céu e fez a terra!”

Já a Segunda Leitura retirada do Segundo Livro de Timóteo, nos chama a atenção a permanecermos na verdade. Pois é a Palavra de Deus, portanto, as escrituras sagradas que nos dão sabedoria para bem vivermos nossos dias e nos levar à salvação conforme quer Jesus Cristo.

Toda a escritura tem como inspiração primeira Deus, ora ela vem pra nos ensinar, ora para nos orientar, ora para nos educar e nos exortar, tendo como objetivo nos tornar melhores para praticarmos as boas obras.

O Apóstolo Paulo nos pede para que proclamemos a Palavra com insistência, ensinando, admoestando, chamando a atenção do irmão com toda a paciência e doutrina para que todos cheguem ao conhecimento da verdade e da luz, assim obtendo a salvação conquistada por Nosso Senhor Jesus Cristo a todos os homens.

Jesus quer que todos os homens se salvem e obtenham o conhecimento da plena e pura verdade, pois a verdade liberta, como nos diz São João.

O Evangelho de hoje do Livro de Lucas, Jesus também vai ao nosso encontro mais uma vez pedindo a perseverança e a persistência na fé e na oração não desistais, permanecei firmes na fé e no amor, pois tereis e alcançareis a vitória final e a glória eterna.

Traz-nos Jesus a Parábola, a história da viúva que clamava que fosse feita a justiça contra o seu adversário perante um juiz corrupto e desonesto, o qual não temia a Deus.

E de tanto esta viúva insistir e persistir chegando a aborrecer este Juiz ele ficou com medo de ser agredido por ela e acaba fazendo justiça, pois o mesmo não temia nem a Deus e nem homem algum.

E Deus disse se vocês desta terra vão clamar justiça e buscar e ouvem e seguem um juiz injusto e nele confiam, que dirá Eu que sou o vosso Deus, o vosso Senhor não vos farei justiça quando me pedirem e clamarem no tempo devido?

Deus é justo e é o Senhor da justiça julga a cada um conforme o seu coração, a sua ação e o seu modo de viver. Dá justiça a quem implora e cura as nossas feridas.

Deus não é injusto, você até pode pensar. Nossa eu clamo, eu peço, eu rezo, eu oro tanto o Senhor não me ouve... Não é isso o Senhor o nosso Deus está atento ao clamor dos justos, seus ouvidos estão voltados aos seus pedidos. Às vezes oramos mal, pedimos errado, pedimos coisas que não são para o nosso bem, que não necessitamos e que certamente não nos farão felizes ou que não nos trarão a Salvação e a Vida eterna e glória a Deus irmãos que Deus não nos concede estes pedidos e desejos.

Deus nos conhece, ele nos criou, ele nos chamou, nos conhecia antes mesmo de estarmos no ventre materno como nos diz o Salmo 138 e Ele sabe o que é bom para nos, Ele cuida de nós, se cuida até mesmo dos pássaros, dos lírios dos campos, ele sabe até quantos fios de cabelos tem em nossas cabeças, porque é Deus e nos ama imensamente.

Hoje também somos chamados a sermos justos sobretudo em nossos negócios particulares e com os nossos irmãos. Quantas injustiças sociais, quantas roubalheiras do dinheiro público, quanta corrupção, tudo isso enfraquece o País, enfraquece o nosso irmão mais pobre e necessitado, é a injustiça social que alastra tudo. Imaginem quanto dinheiro do povo desviado por ai, dinheiro que faz falta pessoas morrendo em filas de hospitais públicos sem atendimento digno, crianças morrendo de fome, a educação ruim, defasada, insatisfatória, nossa segurança pública um caos, tudo isso foi retirado de alguém e embolsado em seu patrimônio individual e particular. Falta a justiça social se realizar entre nós, repartir e partilhar os bens da vida e deste chão.

Estamos aí as portas de uma Nova Eleição, onde escolheremos nosso futuro governante geral. Votemos com a consciência limpa e sincera no melhor para o Brasil e para que tenhamos mais vida e vida plena, sem ameaças, sem guerras, na mais perfeita paz e harmonia e com isso estaremos fazendo a nossa parte e buscando a justiça desde já em nosso País.

Pedimos ao Senhor o Nosso Deus como aquela viúva do Evangelho. “Senhor, faz-nos justiça!” e que sobretudo, venha o teu Reino de amor a nós e seja feita a sua vontade.

Abençoai-nos o Deus Todo Poderoso. Em Nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Diógenes Guedes.

Clique aqui e seja o primeiro a comentar!:

Por favor, ao comentar não esqueça de deixar seu nome!