Pesquisar no blog

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Semeando o Amor de Deus com Diógenes Guedes

Devido a problemas, o artigo Semeando o Amor de Deus de Diógenes Guedes não foi publicado a tempo no final de semana. Pedimos desculpas aos leitores do blog Alma Missionária. Agora pra você, o comentário na integra do artigo do 30º Domingo do Tempo Comum.


30º Domingo do Tempo Comum - Cor litúrgica – Verde.

“O pobre clama a Deus e Ele escuta, o Senhor salva a vida dos seus servos!”

1ª Leitura - Eclesiástico 35,15b-17.20-22ª.

Salmo Responsorial – Salmo 33.

2ª Leitura - 2º Timóteo 4,6-8.16-18.

Evangelho - Lucas 18,9-14.

Neste 30º Domingo do Tempo Comum, o Senhor vai nos exortar sobre a força da oração que realizada com o coração alcança o mais alto grau e toca em Deus, derramando toda a sua graça e a sua misericórdia a cada um de nós. A simplicidade da oração com aquilo que temos de bom dentro de nós se eleva aos céus e faz brotar a bondade de Deus sobre os que Nele confiam.

A Primeira Leitura, retirada do Livro do Eclesiástico, nos mostra um Deus que é justo para com todos e trata a cada um de nós com igualdade, não privilegia uns e pune, prejudicando e maltratando os outros.

O Senhor ouve a súplica dos pobres, dos órfãos e das viúvas, se eleva aos céus os seus clamores.

O Senhor promete que aquele que o serve como se deve, isto é, de coração sincero, as suas súplicas subirão até os céus e estes serão ouvidos e atendidos. A prece dos que são humildes e justos alcançam os céus e este não sossegam até que o Senhor o nosso Deus intervenha a seu favor e fazendo justiça assim àqueles que clamam por justiça.

Somos convidados a nós dirigir a Deus com humildade e com justiça, estes sim são ouvidos e atendidos em suas orações, os soberbos, orgulhosos estes não são ouvidos por Deus, pois pensam que Deus é seu escravo e tem por obrigação atendê-los quando e como eles querem em seu momento e tempo.

O Salmista no Salmo 33 vem assim reforçar isto que fora comentado na Leitura. “O pobre clama a Deus e Ele escuta, o Senhor liberta a vida dos seus servos”.

A Segunda Leitura retirada da Carta de São Paulo à Timotéo, Paulo se dirige a seus irmãos de Comunidade assim manifestando a sua confiança e esperança em Deus, pois já havia anunciado, proclamado o Reino de Deus aos seus e tinha cumprido o seu ciclo a sua missão por aqui.

Nos diz o apóstolo: “Combati o bom combate, completei a corrida, guardei a fé. Agora está reservada para mim a coroa da justiça, que o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos que esperam com amor a sua manifestação gloriosa”.

Estava ele pronto para receber a vitória que lhe seria justamente merecida por concluir aquilo que Deus lhe tinha designado aqui. Coroando-o com a vitória e a eternidade, estende o benefício de Deus justo juiz que irá assim dar o prêmio final de acordo com o que fizermos de bom aqui e conforme os nossos merecimentos.

Paulo sofreu, esteve preso, foi perseguido por testemunhar, anunciar e pregar o Evangelho aos povos, agora recebe o pagamento que vem de Deus por tudo o que fizera e pela sua contribuição na difusão do Reino de Deus entre nós. Ele bendiz e louva a Deus porque lhe dá forças e o qual o livrou de todos os males e perigos na dura jornada.

Exultando no Senhor que o liberta de todos os males e temores, que vive e reina pelos séculos eternos.

O Evangelho segundo Lucas, Jesus ensina o seu povo simples e humilde através de parábolas para que fixem bem e entendam como é o Reino de Deus.

Contou esta parábola para aqueles que confiam em si mesmos e em sua própria justiça e despresavam os mais humildes, os simples e os pobres daquela época.

Mostra a figura de dois homens que vão até o templo, a casa do Deus altíssimo para rezar. Um deles era um fariseu, grande do povo, cheio de riquezas e poder orava a Deus assim: “Ó Deus, eu te agradeço porque não sou como os outros homens, ladrões, desonestos, adúlteros, nem como este cobrador de impostos. Eu jejuo duas vezes por semana, e dou o dízimo de toda a minha renda’.

E o outro que era publicano também entra no templo para orar, contudo, fica longe, distante, pois não se sentia digno nem de olhar diretamente para Deus, mas batia no peito e dizia: “Meu Deus, tem piedade de mim que sou pecador!”

Jesus termina o Evangelho questionando, pela conduta, pelo posicionamento, pela atitude e pelo coração, qual dos dois foi perdoado e acolhida a sua prece junto a Deus? Certamente o publicano que se fez simples, humilde, pobre diante de Deus, necessitado de Deus que foi ouvido em sua oração e perdoado por Deus pelos seus pecados cometidos.

Conclui Jesus todo aquele que se eleva será humilhado e aquele que se humilha a Deus este sim será exaltado.

Deus não ouve a prece do orgulhoso, do prepotente, daquele que pensa ou se considera autosuficiente, que diz eu me basto, eu não preciso de Deus, eu sou tudo, sou o maior e o melhor, por isso a ligação do evangelho de Mateus também quando o próprio Jesus diz é mais fácil um camelo passar por um buraco de uma agulha do que um rico entrar no Reino dos Céus.

Não que Jesus não queira que prosperemos na vida dos negócios e financeira com nosso justo e digno trabalho, ele quer que olhemos sempre pra ajudar nossos irmãos com o que temos a mais, que partilhemos nossos bens, façamos a justiça social, não digamos apenas isso é só responsabilidade do governo e lavar nossas mãos como fez Pilatos.

Sabemos que há muitos ricos financeiramente que são muito bons, dão empregos aos pobres, ajudam com o que podem e que tratam muito bem os pobres e muitos santos vieram de famílias ricas inclusive e que há muitos pobres soberbos, orgulhosos, autosuficientes, egoístas que só pensam em si, isso é fato todos conhecemos pessoas assim infelizmente.

O orgulho e a soberba levaram nossos primeiros pais Adão e Eva ao pecado queriam ser maiores e mais poderosos que Deus e ai caíram no engano e no erro pelo nosso inimigo.

A humildade de Maria perante Deus traz a luz da Salvação ao mundo, em Maria vemos a plena serva, exemplo de fé e modelo de cristã dedicada e confiante em Deus, se por Eva herdamos o pecado, por Maria temos o Salvador do Mundo, Maria é a Nova Eva e Jesus que redime o mundo destruindo o pecado e o mal com sua morte de cruz é o Novo Adão.

Que possamos assim ser humildes perante Deus, pois todo aquele que se humilha este sim será exaltado.

Ainda neste mês de Outubro e hoje especialmente no Dia dedicado Mundialmente as Missões, assim como Paulo somos convidados a anunciar, proclamar o Evangelho, o Reino de Deus a todos os cantos, em nosso trabalho, na escola, na Igreja, na Comunidade, em nossas famílias. Pelo batismo somos todos evangelizadores e missionários, eis a nossa vocação e certamente se nos calarmos como nos diz Jesus as pedras clamarão e ficará muito ruim e vergonhoso a nós filhos e filhas de Deus, cristãos se até as pedras e a natureza clamarem e anunciarem o amor e o Evangelho de Deus e nós não.

E certamente a todos que se dedicam ao Anúncio da Boa Nova, da Notícia de Jesus está reservada a coroa da vitória, o prêmio e as alegrias eternas no Reino dos Céus. Então vamos todos com os pés no chão, a bíblia na mão e o coração na missão.

Abençoai-nos o Deus Todo Poderoso. Em Nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Diógenes Guedes.



Um comentário:

  1. Sorry for my bad english. Thank you so much for your good post. Your post helped me in my college assignment, If you can provide me more details please email me.

    ResponderExcluir

Por favor, ao comentar não esqueça de deixar seu nome!