Pesquisar no blog

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

As quatro esposas do rei

Era uma vez um rei que tinha quatro esposas. Amava mais a quarta, pois vivia dando-lhe lindos presentes, jóias e roupas caras, tudo do bom e do melhor.

Também amava muito a terceira. Gostava de exibi-la aos reinados vizinhos. Contudo, tinha medo de que, um dia, ela o deixasse por outro rei.

Amava, ainda, a segunda esposa. Era sua confidente e estava sempre pronta para ele, com amabilidade e paciência. Sempre que precisava enfrentar um problema, confiava nela, para atravessar os tempos de dificuldades.

A primeira esposa era a parceira ideal. Fazia tudo o que estava ao seu alcance para manter o rei rico e poderoso, tanto ele, como seu reino. Mas, ele não a amava e, apesar de toda a dedicação, mal tomava conhecimento de sua existência.

Um dia, o rei caiu doente. Percebeu que seu fim estava próximo. Pensou em toda a luxúria de sua vida e ponderou: - E agora ? Tenho quatro esposas comigo, mas quando morrer, estarei sozinho !

Então, perguntou à quarta esposa:

- Tenho te amado tanto querida. Durante toda a minha vida, a cobri das mais finas roupas e jóias. Demonstrei meus sentimentos, cuidando bem de você. Agora estou morrendo, você é capaz de me acompanhar, para não me deixar só ?

- De jeito nenhum ! respondeu ela, saindo do quarto sem sequer olhar para trás.

Sua resposta cortou o coração do rei como uma faca afiada.

Triste, em seguida, repetiu a pergunta à terceira esposa: “..também te amei tanto a vida inteira... Agora que estou morrendo, você é capaz de me acompanhar, para não me deixar só ?

- Não !!!, respondeu-lhe ela. A vida é boa demais ! Quando você morrer, vou é casar de novo, isso sim !

Desapontado, o coração do rei sangrou de tanta dor.

Repetiu a pergunta, então à segunda esposa, dizendo: “...recorri à você nos momentos de dificuldade e você sempre esteve a meu lado...”

A resposta que recebeu foi:

- O máximo que posso fazer é enterrá-lo !

O rei ficou ainda mais arrasado, a resposta soara como um trovão a seus ouvidos.

De repente, uma voz se fez ouvir:

- Eu partirei com você, e o seguirei aonde for !

rei ergueu os olhos e lá estava a primeira esposa. Magra, mal nutrida, sofrida. Com o coração partido, ele disse:

- Agora é muito tarde, mas eu compreendo que deveria ter cuidado melhor de você, enquanto podia !

Todos nós temos quatro esposas em nossas vidas. A quarta é o corpo. Apesar dos esforços que fazemos para mantê-lo saudável e bonito, ele nos deixará, quando morrermos. A terceira são as posses, as nossas propriedades e riquezas, e quando morrermos, tudo vai para os outros. A segunda são a família e os amigos, que apesar de nos amarem muito e nos apoiarem sempre, o máximo que podem fazer é nos enterrar. Nossa primeira esposa, é o espírito. Embora muitas vezes esquecido, por perseguir a riqueza, o poder e os prazeres do ego a vida inteira, é nele que cabe Deus. Saiba que: “Todo homem tem dentro de si um vazio do tamanho de Deus”. Pena que só paramos para pensar a respeito disso, na hora de partir. Não importa aonde vamos, o espírito é a única coisa que sempre irá conosco. Portanto, cultive-o, fortaleça-o, bendiga-o . Dê o verdadeiro sentido a sua vida agora. Este é o maior presente que você pode dar a si mesmo.

Clique aqui e seja o primeiro a comentar!:

Por favor, ao comentar não esqueça de deixar seu nome!