Pesquisar no blog

sábado, 6 de novembro de 2010

Semeando o Amor de Deus com Diógenes Guedes

Solenidade de Todos os Santos de Deus – Cor Litúrgica – Branca.

“Esses são os que vieram da grande tribulação. Lavaram e alvejaram as suas roupas no sangue do Cordeiro”.

1ª Leitura - Apocalipse 7,2-4.9-14.

Salmo Responsorial – Salmo 23.

2ª Leitura - 1João 3,1-3.

Evangelho - Mateus 5,1-12ª.

Neste Final de Semana todos Alegres e exultantes celebramos a Solenidade de Todos os Santos e Santas de Deus, daqueles que tiveram uma vida de dificuldades e de lutas como nós, contudo, acreditaram e confiaram as suas vidas ao amor e a misericórdia do Senhor o Nosso Deus e que hoje estão diante de Deus intercedendo por todos nós que aqui estamos neste vale de lágrimas e de dor.

A Primeira Leitura retirada do Livro do Apocalipse de São João, de divide em dois momentos distintos. A primeira parte, traz os eleitos da terra, com o anúncio dos fins dos tempos, mostrando a figura dos quatro anjos que estão à serviço de Deus e que detém a destruição. Esta salvação que vem do Oriente, pois do oriente é que nasce do sol e na direção oriental está o paraíso. Esta marca ou selo dos eleitos de Deus significa a pertença e a proteção, somos de Deus, ele nos marcou e nos selou no seu amor. A bíblia traz o número simbólico dos 144 mil, que provém de 12 que é o número da perfeição multiplicado por 12 que são as tribos de Israel e mil dá uma totalidade de 144 mil os marcados pela promessa de salvação, que quer dizer uma multidão inumerável. A segunda parte da Leitura traz os eleitos do céu, aqueles que já estão na presença de Deus, que alcançaram a glória e a vitória, estão com palmas nas mãos e vestidos de branco. Essa é a multidão inumerável que canta os louvores de Deus. Superadas as dificuldades e as tribulações vivem em Deus.

Esta salvação e vitória deve-se a Deus e ao Cordeiro, Jesus, pois os eleitos lavaram e alvejaram suas vestes no sangue libertador e redentor do Senhor.

No Salmo 23, o Salmista declara que a geração dos que procuram o Senhor é bendita e feliz, pois de Deus alcançarão a graça e a salvação. “Felizes os de coração puro, porque verão a Deus!”

Na Segunda leitura retirada da Carta de São João, que grande presente Deus nos deu, pois nos ama a tal ponto de nos chamar de filhos, por sua benignidade e misericórdia. E se o mundo não nos conhece ainda é porque não conhece a Deus.

Que maravilha somos todos filhos de Deus, e quando Jesus se manifestar a nós seremos semelhantes a Ele, pois o veremos assim como Ele mesmo é, aqueles que Nele esperam se purificam, assim como Ele é puro.

A graça de Deus é muito grande irmãos, pois, nos faz seus filhos muitos amados e ainda a promessa de sermos semelhantes a Jesus, ressurgido de luz e puros assim como Ele mesmo é.

O Evangelho retirado do Livro de São Mateus, nos mostra Jesus reunido com uma multidão de pessoas que normalmente paravam para ouvir a Boa Nova do Reino de Deus em um monte quando começa a anunciar as chamadas bem-aventuranças.

“Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus.

Bem-aventurados os aflitos, porque serão consolados.

Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra.

Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados.

Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia.

Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus.

Bem-aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus.

Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus.

Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem, e, mentindo, disserem todo tipo de mal contra vós, por causa de mim. Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus”.

Inicia sua pregação citando os pobres em espírito, aqueles que se entregam à vontade de Deus, que buscam Deus de coração e na simplicidade; depois fala dos aflitos e sofredores; os mansos aqueles que acolhem a vontade de Deus em suas vidas.

Aqueles que são injustiçados e buscam a justiça incessantemente; os misericordiosos, aqueles que amam e perdoam, que se compadecem da dor e do sofrimento do outro.

Aqueles que tem o coração puro, sem pecado, sem maldade e sem perversidades. Os que promovem e buscam a paz, que não fazem guerras, brigas, desuniões; Os que são perseguidos por justiça e causas justas; aqueles que mentirem, injuriarem e perseguirem os que são de Deus e os que pregam a Palavra de Deus todos esses são bem-aventurados, pois receberão sua recompensa não aqui e não conforme este mundo, mas terão a recompensa que vem de Deus, dos céus, da eternidade feliz.

Então nesta Solenidade de hoje a Igreja pretende e quer nos dizer todos sem exceção podemos lutar pela santidade em nossa vida, sermos santas e santos de Deus, não só os que estão elevados em nossos altares que justamente merecem tal homenagem porque viveram como nós, entregaram suas vidas a Deus.

Os Santos em sua maioria tiveram uma vida simples de amor, doação, serviço aos irmãos, atenção aos mais pobres e necessitados, tiveram problemas, lutas espirituais, passaram privações e sofrimentos, mas venceram e hoje eles estão reinando junto com Deus e intercedem por nós, levando nossas súplicas e necessidades as nossas orações diante do trono de Deus.

O Próprio Deus nos fala: “Sede Santos como vosso Pai do céu é Santo!” Isto é somos criados à imagem e semelhança de um Deus três vezes Santo e podemos sim tendo em vista a nossa criação sermos santos.

E fica a pergunta no ar como podemos ser Santos então? Sendo amigos dos outros, fazendo o bem as pessoas que de nós precisa, estendendo as nossas mãos e levantando os que estão caindo, amando, inserindo e não excluindo as pessoas, sendo justos e honestos com nossos negócios, no trabalho, na escola e na vida.

E sobretudo, eis a nossa maior dificuldade testemunhando Deus presente em nossas vidas a humanidade, a este mundo tão difícil e incrédulo, onde a fé tem se tornado artigo de luxo. Buscai ardentemente a Santidade de vida para que com os Santos e Santas de Deus possais adorar e bendizer o Altíssimo Deus e ao Cordeiro Santo, Jesus Cristo Nosso Senhor e Salvador.

Não é fácil ser santo, viver conforme a vontade de Deus, se desapegar do pecado e do mal, livrar-se dos estigmas do maligno e de uma sociedade mergulhada nas trevas, mas no final do túnel vemos uma luz brilhar e se temos que lutar pela Santidade em nossa vida, façamos pela nossa salvação e pela conversão do mundo inteiro.

Temos que literalmente pra gozarmos das alegrias eternas, com os Santos suar nossas camisas, isto é, trabalhar pela construção e implantação do Reino de Deus entre nós. Os Santos foram homem e mulheres comuns como nós, tinham dores, sofrimentos, medos, desejos, sonhos e anseios, mas lutavam contra o mal e o pecado e configuravam a sua vida no exemplo de Jesus e na devoção a Nossa Mãe Maria Santíssima. Que você possa lembrar nesse dia de rezar e agradecer a Deus por seu Santo ou Santa de Devoção e busque nele um exemplo vivo de fé e amor a Deus.

Hoje com toda a Igreja e juntos proclamamos, rezando: “Todos os Santos e Santas de Deus, rogai a Deus por nós!”

Abençoai-nos o Deus Todo Poderoso. Em Nome do Pai, e do Filho do Espírito Santo. Amém!

Diógenes Guedes.

Clique aqui e seja o primeiro a comentar!:

Por favor, ao comentar não esqueça de deixar seu nome!