Pesquisar no blog

sábado, 13 de novembro de 2010

Semeando o Amor de Deus com Diógenes Guedes


33º Domingo do Tempo Comum – Cor Litúrgica – Verde.
“O Senhor julgará a terra inteira, com justiça julgará!”
1ª Leitura - Malaquias 3,19-20a.
Salmo Responsorial – Salmo 97.
2ª Leitura - 2º Tessalonicenses 3,7-12.
Evangelho - Lucas 21,5-19.
O Senhor nos convida na Liturgia deste final de semana, a meditarmos sobre a perseverança e a força da fé que se torna sólida a medida em que deles nos aproximamos e colocamos toda a nossa esperança e confiança.
A Primeira Leitura retirada do Livro do Profeta Malaquias, nos diz que chegará um dia em que o Senhor retornará e que toda a maldade, a perversão se acabará, terá o seu fim e que seus dias estão contados.
O Senhor o justo juiz fará nascer o sol da justiça aos que são fiéis, bons e que Nele confiam e esperam, fazendo a sua vontade e o seu querer, manifestará a salvação entre os povos e os libertará dos laços malignos.
O Salmo 97, o salmista vem reforçar a primeira leitura ao dizer: “O Senhor virá julgar a terra inteira, com justiça julgará!” Em nosso tempo presente o Senhor nos dá a oportunidade de uma sincera mudança de vida e conversão, voltar-se para Ele de todo o coração, arrepender-se dos pecados e de todo o mal praticado, inclinar os nossos ouvidos e o nosso coração ao seu amor misericordioso e a sua santíssima vontade, contudo, o Senhor virá em sua segunda vinda gloriosa como juiz das nações e julgará os povos com cetro de ferro, com poder e glória e dará a cada um conforme sua justiça e equidade.
A Segunda Leitura, retirada da Carta de São Paulo aos Tessalonicenses é uma exortação, um ensinamento, pois se querem sobreviver com dignidade todos devem despender os esforços e trabalhos e assim colher os frutos de seu labor para não serem pesados a ninguém e não viver na ociosidade.
Pois é um exemplo como nos diz Paulo a ser imitado, quem não trabalhar, não deve comer.
Tal exortação nos mostra, sobretudo, da importância do trabalho para o sustento material e para a dignidade da pessoa humana, o trabalho enobrece o homem, o tira da condição de escravo para o de senhor de sua própria vida e história.
Hoje vemos tantas pessoas sem trabalho, pais de família sem dignidade, a tristeza toma conta de seus corações e o desespero de cada manhã não poder dar um pão a seus filhos, o sofrimento é grande, que o Senhor juiz fiel e justo lhes conceda uma oportunidade e que as portas do trabalho se abram e que possam recuperar sua auto-estima e sua dignidade.
No Evangelho segundo Lucas, Jesus fala a respeito do templo, as pessoas, contudo, pensam que é a igreja, o local de oração, o templo de pedra em que vinham oferecer sacrifícios e adornar com jóias e pedras preciosas da época.
Jesus pergunta: “Vós admirais estas coisas? Chegará dias em que não restará pedra sobre pedra! Tudo será destruído.”
O povo perguntado questiona dizendo quando será isso e quais seriam os sinais visíveis.
O Senhor claramente os alerta sobre os falsos profetas, aqueles que vêem em seu Nome e que Dele falam e que não são Dele e não estão Nele. Não deveis acreditar no que Eles dizem, ficais firmes na fé e perseverais no amor, pois o Reino de Deus está próximo.
Será necessário que uma Nação se levante contra outra, e que haja guerras e revoluções, o Senhor nos pede para que não nos apavoremos, pois estas coisas devem acontecer, contudo, este não será o fim.
Haverá terremotos, fomes e pestes em vários lugares, acontecerão coisas pavorosas e aparecerão muitos sinais no céu.
Antes que tudo isso aconteça sereis presos, entregues as sinagogas e apresentados aos grandes deste mundo como reis e governadores devido ao Nome Santo do Senhor e ai sim provareis e testemunhareis a vossa fé e que sois de Jesus.
O Senhor nos diz não planejeis a vossa defesa, porque Eu vos darei palavras acertadas em que nada podeis fazer com vocês e os vossos inimigos não vos resistirão ou rebaterão.
Sereis entregues à morte inclusive por parentes e familiares. Todos vos odiarão, mas vós não perdeis um só fio de cabelo da vossa cabeça.
Termina o Evangelho dizendo: “E permanecendo firmes que ireis ganhar a vida!”
Jesus ao falar do templo a ser destruído se referia ao seu corpo, no Salmo 117 nos diz: “A pedra que os pedreiros rejeitaram tornou-se agora a pedra angular!” Já estava falando de sua morte e ressurreição, pois o templo do seu corpo seria destruído, mas, em 3 dias seria reconstruído e reerguido pela ressurreição e pela manifestação do poder de Deus.
Nos apresenta também o Evangelho a preocupação com os Falsos profetas, os lobos vestidos com peles de cordeiro, aqueles que enganam o povo de Deus. Dizem ser de Deus, mas sua vida não condiz aos padrões apresentados pelo Evangelho.
Hoje vemos em cada esquina uma porta diferente, igreja disto ou daquilo, e fora os dizeres aqui tem cura, libertação e milagres, porque aqui sim tem unção e poder, venha aqui que sua vida material e financeira será abençoada e você ficará rico e próspero.
Este não é o Evangelho apresentado por Jesus meus irmãos. Nunca Jesus ensinou as pessoas a seguí-lo porque ficariam ricas e prósperas, porque iriam ter bens e dinheiros cumulados aqui nesta terra, pelo contrário Jesus fez a opção preferencial pelos pobres, esquecidos, pelos abandonados, pelos doentes, órfãos, viúvas e pelos pecadores arrependidos para amá-los e perdoá-los.
Tem muitos pastores por ai, não todos claro que estão amealhando mansões luxuosas com torneiras e adornos de ouro em suas casas, andam de jatinhos e helicópteros, retiram e sugam do povo mais simples, humilde e sem instrução da Palavra de Deus que ilumina e que dissipa toda a ignorância, há um verdadeiro roubo e extorsão do povo de Deus e perguntando até quando ocorrerá essas coisas entre nós? Até quando o Nome do Senhor e a sua Palavra serão usados a benefício próprio de salteadores, mercenários e falsos profetas?
O Senhor Jesus no Evangelho vem nos exortar e pedir cuidado, cautela e precaução com os verdadeiros lobos em pele de cordeiro.
E por fim nos apresenta os sinais dos tempos não para nos apavorarmos e tremermos de medo e angústia, para nos apegar firmemente na fé, a confiar no que nos diz Jesus e a sua Palavra que não passa jamais. É professando e permanecendo firmes em nossa fé que obteremos a coroa da vitória final e cumpriremos bem o nosso chamado, a nossa missão aqui na terra.
Nada pode abalar a fé do cristão em seu Senhor, em Jesus, o Senhor é a nossa alegria, a nossa força, o nosso rochedo salvador, onde pode vir os ventos e tempestades bravios, mas, Nele estamos alicerçados, fortes, firmes e fixados. Buscai as coisas do alto, pois lá está o vosso tesouro e o vosso coração.
Essa fé nos custará? Seremos mal entendidos, compreendidos e até perseguidos pelo Nome de Jesus? Sim, podemos ser presos, mortos, julgados, renegados, despresados até pelos que amamos e pelos nossos, mas permanecendo fiéis e firmes até o fim ganharemos a vida, o céu, a eternidade e o lugar Santo junto a Nosso Senhor Jesus Cristo.
Peçamos ao Senhor, aumente e fortaleça a nossa fé Senhor para que possamos testemunhar o teu Nome a todos que de Ti precisam e ao mundo tão mergulhado no mal e nas trevas, que eu seja luz e irradie o teu amor aos meus irmãos e a toda a humanidade. Amém!
Abençoai-nos o Deus Todo Poderoso. Em Nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém!
Diógenes Guedes.

Clique aqui e seja o primeiro a comentar!:

Por favor, ao comentar não esqueça de deixar seu nome!