Pesquisar no blog

sábado, 27 de novembro de 2010

Semeando o Amor de Deus com Diógenes Guedes

1º Domingo do Tempo do Advento do Senhor Jesus – Cor Litúrgica – Roxa. Ano A.

“Vem Senhor, vem nos salvar, com teu povo, vem caminhar!”

1ª Leitura – Isaías 2,1-5.

Salmo Responsorial – Salmo 121.

2ª Leitura – Romanos 13,11-14a.

Evangelho – Mateus 24,37-44.

- FORMAÇÃO E COMENTÁRIO INICIAL -

Então como vimos na Liturgia da Solenidade de Cristo Rei do Universo e o dia do Leigo que celebramos neste último domingo a Igreja se despede do Ano Litúrgico C, e inicia o Novo Ano Litúrgico o Ano A com o período do Advento do Senhor Jesus em preparação para o Natal. A cor litúrgica neste tempo é o roxo, quer dizer período de espera da chegada do Deus Menino que nasce na gruta de Belém que é o nosso coração. Com exceção do 4º domingo que é o domingo da alegria em que se usa o róseo, os instrumentos podem ter um tom a mais de alegria.

Os ornamentos da Igreja são mais sóbreos, os instrumentos musicais mais para dar sustentação aos Cantos que são próprios e adequados a este período que falam desta espera e da vinda do Senhor Jesus, havendo a omissão ou supressão do Hino de Louvor durante este período e que só é cantado por ocasião da Festa da Imaculada Conceição no dia 08/12 e na Noite Santa de Natal por ser o canto entoado pelos anjos do céu no nascimento de Jesus e temos ainda a Coroa do Advento que é feita com ramos verdes, uma fita vermelha e quatro velas simbolizando este tempo de expectativa e espera do Senhor Jesus.

O advento é marcado por uma dupla estrutura: 1.) O Advento da vinda definitiva de Jesus ( vai do 1º domingo até o dia 16/12) e 2.) O Advento Natalício que vai do dia 17 à 24/12.

Temos figuras importantes que marcam a liturgia da Palavra neste tempo forte de mudança e conversão de vidas. Como o Profeta Isaías, João Batista, São José e Maria, a mãe de Jesus.

Todos somos convidados a nos preparar para acolher este ilustre visitante que é o Menino Jesus que nasce hoje ainda e quer visitar o nosso coração, a nossa vida através das Novenas do Natal nos grupos, das Confissões Comunitárias nas Paróquias abrindo o nosso coração principalmente aos nossos irmãos mais carentes e necessitados.

A Primeira Leitura retirada do Livro do profeta Isaías, vem mostrar que o antigo povo de Israel subia até Jerusalém nas festas e solenidades. Assim o profeta Isaías contempla a multidão vinda para a Solenidade. E nesta visão ele imagina a multidão de povos e nações nos últimos tempos indo ao encontro do Senhor, o nosso Deus. E estes povos numerosos todos serão julgados pelo Senhor, lá todos serão irmãos e não necessitaram lutar com suas armas de guerra, pois lá haverá paz e santificação e todos serão guiados pela luz que vem do próprio Senhor. As armas aqui simbolizadas para a guerra é tudo aquilo que destrói o reino de Deus como a inveja, a violência, a cobiça, a maldade, o egoísmo, o descuido com a natureza, a banalização da vida. Todos os povos aprenderão de Deus o caminho e seguirão seus ensinamentos e haverá plena paz e harmonia.

No Salmo 121, o Salmista diz em resposta a primeira leitura. “Quanta alegria quando ouvi que me disseram, vamos à casa do Senhor!” É a alegria que já comentamos na Festa do Cristo Rei que se referiu ao mesmo Salmo Jerusalém a cidade bem edificada e Santa, cidade de paz e de justiça, onde o povo subia para celebrar suas festas. Hoje dizemos vamos à Casa de Deus, a Jesus, a nossa Jerusalém.

Na Segunda leitura belo trecho retirado da Carta de São Paulo aos Romanos, Paulo exorta a comunidade a despertar, acordar, pois a nossa salvação está próxima, perto de nós que um dia abraçamos a fé.

A noite vai e as trevas com ela e vem a luz e o dia nasce. Deixemos as obras do mal e das trevas e nos revistamos dessa luz que ilumina e que é emanada de Jesus.

Observemos bem nossas atitudes perante os nossos irmãos e perante Deus, como se estivéssemos sempre iluminados. Não nos entreguemos aos pecados da carne que matam e condenam, mas as obras do Espírito que são de vida e edificam. Nos diz Paulo: “Procedamos honestamente, como em pleno dia; nada de glutonerias e bebedeiras, nem de orgias sexuais e imoralidades, nem de brigas e rivalidades. Pelo contrário, revesti-vos do Senhor Jesus Cristo.”

O Evangelho Segundo Mateus, neste dia que contempla este tempo forte de oração e espera que é o Advento nos apresenta Jesus pedindo a nós vigilância na espera, pois o Filho do homem virá assim como no tempo de Noé. Ninguém estava nem ai, e o dilúvio inundou a terra e a maioria não estava preparada para o encontro com Deus, devemos estar em constante vigilância não sabemos nem o dia e nem a hora do nosso encontro com Deus.

Jesus nos diz que assim também será no dia da volta do Filho do homem, ninguém saberá, será uma surpresa, assim haverá dois homens trabalhando um será levado e o outro deixado, assim como duas mulheres no moinho uma será levada e a outra deixada.

Não sabemos qual o dia e a hora que Jesus virá a nós pode ser agora, hoje, este ano, este mês este dia ou esta noite não sabemos da vinda do Filho do homem e Jesus ainda dá o exemplo do ladrão se soubéssemos quando o ladrão viria assaltar e roubar nossas casas certamente diríamos a policia, colocaríamos alarmes, ciladas, o esperaríamos armados, mas não sabemos, é de surpresa que ele nos ataca.

E Jesus diz coloquem-se em vigilância porque quanto menos pensais o filho do homem retornará.

Jesus não nos quer por pavor ou medo, quer sim nos deixar preparados a todas as adversidades e problemas, nós podemos ir até Jesus ou Ele vir até nós não sabemos quando será o grande dia do encontro final, do julgamento final, estamos tendo tempo para perdoar, mudar de vida, melhorar, nos converter, Deus nos ama infinitamente e é misericórdia e perdão, o seu amor é fiel e contínuo. Contudo, Ele virá como justo juiz no dia final e julgará os povos e nações com justiça e equidade, conforme as obras e o coração e dará cada um aquilo que realmente merecer.

O Tempo do Advento nos convida a esta sincera conversão e mudança de vida, buscar a libertação do mal e a preparar os caminhos, a nossa casa que é nosso coração a chegada do Menino Deus que mais uma vez quer nascer dentro de nós.

Vamos dar uma nova oportunidade a nós mesmos de sermos melhores, mais humanos, fraternos, solidários, nos abrir aos outros, ser menos egoístas e arrogantes, menos preconceituosos e frios.

É necessário despertar enquanto é tempo, seguir esta luz que é Jesus que nos conduz a caminhos novos de paz e de harmonia. Estar vigilantes na fé e na oração, perseverantes em Deus, ter Deus como primeiro lugar em nossa vida, como nossa rocha forte, nosso amparo, refúgio e proteção.

É preciso nos deixar amar e encantar pelo Deus infante que quer adentrar em nosso meio e se fez um de nós por amor e para o amor.

Que possamos viver bem este Tempo de conversão, de mudança de vida, afastamento do mal, das trevas e de suas obras e encontro com a luz que é Jesus e sempre buscando e clamando, Maranatha, que quer dizer: “Vem, Senhor Jesus!” e pedindo que o nosso coração seja a gruta onde iremos acolher o Menino Jesus na Noite Santa de Natal.

Abençoai-nos o Deus Todo Poderoso. Em Nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Diógenes Guedes.

Clique aqui e seja o primeiro a comentar!:

Por favor, ao comentar não esqueça de deixar seu nome!