Pesquisar no blog

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Advento da Salvação

O Filho de Deus quer fazer parte da história de nossa humanidade

Advento é o tempo em que os cristãos enchem-se da força da fé, renovados pela esperança imutável da salvação.

Não tem como falar do Advento sem comentar da ação silenciosa de Maria. A esperança proclamada pelos antigos profetas, certamente, preenchia e nutria o coração dela. Contudo, Ela mal poderia imaginar que Aquele que era anunciado viria preencher não somente sua alma, mas toda sua essência humana.

A personificação da Palavra – que acontecia em Maria – no período previsível de nove meses, acompanharia a humanidade pela infinidade de todos os tempos. Levando a cabo o compromisso assumido com Deus, a Santíssima Virgem permitiu se fazer de ponte entre o céu e a terra, para que a salvação chegasse a cada um de nós.

A gravidez de Maria – deixando de ser um "segredo" – resplandecia o seu "Sagrado" e todos os olhares do céu e da terra se volveram para um pequeno ponto do nosso planeta. A Mãe de Deus, na sua humildade, não guardou para si o Tesouro que havia recebido do céu...

Novamente, se confirma a graça sobrenatural do tempo do Advento, que nos estimula a romper com o egoísmo que nos impede de ser a "ponte" entre o céu e o nosso próximo. Talvez nos sintamos auto-suficientes o bastante e achamos que não dependemos de Deus e dos irmãos. Dessa maneira, somente experimentamos os conflitos com os irmãos e as decepções com Deus, especialmente, quando desejamos que os nossos projetos se realizem no nosso tempo.

Muitas vezes, por causa dos nossos melindres, insistimos em estabelecer estreitos relacionamentos com o individualismo e tentamos levar uma vida conforme nossa humanidade – enclausurados no nosso mundinho.

Hoje, o Filho de Deus quer fazer parte da história de nossa humanidade – de maneira tão prodigiosa – como foi na vida da Virgem Maria. Assim, somos chamados a viver a plenitude deste tempo, assumindo o tratado de obediência, que nos convoca a sair da paralisia que atrofia nossa vida espiritual, lançando-nos em direção à amizade com Deus.

Perseverando no temor de Deus, a cada dia, Ele nos ajuntará a outros, que também estão a caminho do Advento da Salvação para suas vidas.

Deus abençoe o seu tempo de encontro.

José Eduardo Moura
webenglish@cancaonova.com

(Fonte – Canção Nova)

Clique aqui e seja o primeiro a comentar!:

Por favor, ao comentar não esqueça de deixar seu nome!