Pesquisar no blog

sábado, 4 de dezembro de 2010

Semeando o Amor de Deus com Diógenes

2º Domingo do Tempo do Advento do Senhor – Cor Litúrgica – Roxa.

“Preparai os caminhos do Senhor, endireitai suas veredas!”

1ª Leitura - Isaías 11,1-10.

Salmo Responsorial – Salmo 71.

2ª Leitura - Romanos 15,4-9.

Evangelho - Mateus 3,1-12.

Neste 2º Domingo do Tempo do Advento somos convidados a viver a Liturgia em sua plenitude no que tange à conversão. Buscai ao Senhor de todo o coração, pois o tempo está próximo e o Reino de Deus chegando. O Salvador se aproxima de vós.

A Primeira Leitura retirada do Livro do Profeta Isaías, mostra que do tronco de Jessé nascerá um rebento, isto é, de um lugar estéril chamado cepa brotará o libertador, o salvador e sobre este escolhido habitará o Espírito Santo com todos os seus dons e prodígios.

Ele virá libertar o seu povo e não julgará as aparências e sim a essência e o coração do homem. Fará justiça aos pobres e sofredores, e dará a cada um de nós conforme nossas obras e o nosso coração.

E trás também a visão da beleza e da harmonia a ser vivida no paraíso a nós prometido, ou seja, no céu, um lugar onde poderão viver o homem e os animais selvagens e perigosos na mais perfeita paz e harmonia, pois lá está o Senhor que reina e comenda todas as coisas.

E assim o Senhor será procurado pelos povos e reverenciado pelas Nações em sua morada Santa.

No Salmo 71, podemos ver a resposta que o Salmista dá a primeira leitura, “Nos seus dias a justiça florirá!” é a confirmação de que o Deus fiel e justo reinará e julgará as nações com justiça e equidade dando a cada qual os seus merecimentos, elevando os pobres e humildes e dissipando os maus, soberbos e orgulhosos.

A Segunda Leitura retirada da Carta de São Paulo aos Romanos, o apóstolo assim vem exortar a Comunidade de que tudo que nos fora escrito e deixado nas sagradas escrituras ora é para a nossa instrução, ora para a nossa perseverança e ora é para nossa consolação, afim de que com tudo isso possa brotar em nós a esperança.

E com o objetivo maior que é a glorificação do nosso Deus. E nos pede que nos abramos ao acolhimento ao outro, assim como Deus mesmo nos acolhe que possamos receber os outros em nosso meio.

Todos assim somos convidados a esta louvação e glorificação de Deus todos os povos, línguas, raças e nações para juntos exaltarmos as maravilhas da glória e do poder do Altíssimo em nosso meio.

O Evangelho retirado do Evangelista Mateus, nos mostra o grande profeta João Batista, pregando na Judéia. Sobretudo anunciando a conversão, um batismo de penitência, ou seja, a mudança de vida, pois o Reino dos Céus está próximo, como Ele mesmo dizia a todos que o ouviam.

Ele já era predito no livro do profeta Isaías quando dizia: "Uma voz clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas!". João levava uma vida simples no deserto, usava roupas com couro de camelo, se alimentava de gafanhotos e mel silvestre. Todas as pessoas daquela região se aproximavam dele para ser batizadas e confessar seus pecados.

Aproximando os fariseus para ver o que estava ocorrendo, pois, estava cercado por grande multidão ele assim chama a atenção dos mestres da lei que agiam com hipocrisia e orgulho nos corações, os convidando também a penitência e a conversão de suas vidas, para se prepararem para a vinda do Salvador.

E disse a eles que toda a árvore que não produz bons frutos será cortada e lançada ao fogo para ser queimada e destruída pois não produz nada só toma lugar.

Naquela época as pessoas já pensavam que João era o Messias, mas ele também faz a exortação as pessoas, esclarecendo a sua verdadeira missão aqui, dizendo que Ele batizava com água, em sinal de penitência, mais virá aquele que é muito mais poderoso que ele que batizará o povo com o fogo abrasador, do Espírito Santo o qual ele, João nem é digno de desatar suas sandálias.

Tendo assim uma pá em sua mão recolherá e separará o trigo da palha para por o trigo no celeiro e queimar toda a palha num fogo ardente.

Este é o tempo do advento o qual estamos vivendo e aguardando a vinda do Deus menino em nosso meio, mas também do Jesus que virá glorioso com poder e majestade como fora visto colher os frutos bons que produzimos, recolher o trigo, ou seja, ver as obras e o nosso coração, o que fizemos de bom aos nossos irmãos e a nós mesmos para assim conduzirmos ao lugar bendito preparado a nós durante toda a Eternidade, contudo, Ele mesmo queimará os frutos podres, arrancando a árvore estéril, que nada produz e também aquela palha que nada serve jogando a um fogo ardente que acabará com tudo, assim os maus, prepotentes, orgulhosos, soberbos, o lugar reservado aos filhos das trevas.

Somos convidados a fazer essa análise estou produzindo bons frutos? Sou trigo? Ou sou árvore infrutífera e palha seca?

Ainda é tempo de voltarmos a Deus, endireitarmos nossos caminhos, estarmos em conformidade, configurados ao nosso Deus que é Santo, misericordioso, bondoso, puro e justo. Temos ainda esta bela missão da continuação de João batista sermos essa voz que grita, que clama no deserto da vida, do trabalho, da escolha, da vizinhança, da comunidade, preparem os caminhos, endireitem as estradas, pois o Senhor virá e virá para julgar a terra inteira, todos os povos, raças e nações e com justiça julgará e estenderá o seu domínio por toda a terra e mar.

Temos a missão de ajudar as pessoas em sua vida sofrida, em meio ao sofrimento, dificuldades, problemas, dores, agonias, levar a nossa palavra amiga e consoladora. Certamente assim produziremos frutos de paz, justiça, amor e conversão.

Quem se recusa a buscar a sua conversão será deixado de fora, uma vez que o Messias acolhe e busca, Ele ama a todos e não quer que nenhum dos seus se perca. Não há mais tempo para espera, ou para demora o Reino está perto, está próximo de nós a cada dia, o Senhor vem a nós.

Buscar aquele que, sobretudo, pode nos dar, nos batizar com o Espírito Santo de Deus e pedir os seus dons, carismas, graças e frutos.

Assim vivamos nesta fé e procurando exercitar a prática do amor, da fé, da conversão e da mudança de vida, produzindo frutos de justiça e de paz. Amém.

Abençoai-nos o Deus Todo Poderoso. Em Nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Diógenes Guedes.

Clique aqui e seja o primeiro a comentar!:

Por favor, ao comentar não esqueça de deixar seu nome!