Pesquisar no blog

sábado, 11 de dezembro de 2010

Semeando o Amor de Deus com Diógenes Guedes

3º Domingo do Advento do Senhor – Cor Litúrgica – Rósea.

“Alegrai-vos sempre no Senhor, por isso eu repito alegrai-vos, pois Ele está perto!”

1ª Leitura - Isaías 35,1-6a.10.

Salmo Responsorial – Salmo 145.

2ª Leitura - Tiago 5,7-10.

Evangelho - Mateus 11,2-11.

Neste Domingo a Liturgia nos convida a alegrar-nos sempre no Senhor, pois Ele está próximo, perto se faz e a sua glória brilhará na frágil criança de Belém que renasce em nosso coração neste tempo de expectativa e de vida nova. Este domingo também chamado de “laertere” ou seja, o domingo da alegria, a cor litúrgica é o róseo sinalizando esta alegria da proximidade das festas do Natal do Senhor, as leituras nos convidam a ter esperança e plena confiança no Salvador que nos vem.

A primeira Leitura retirada do Livro do Profeta Isaías, vem nos trazer essa novidade que renova todas as coisas, em que até as florestas e campos, toda a natureza em festa, pode se alegrar no Senhor o nosso Deus.

É um convite as pessoas que estão fracas e tristes a se alegrarem, pois o Senhor está próximo, Ele vem habitar nesta terra e junto com o seu povo, o nosso Deus vem pra nos salvar e nos libertar.

As obras e prodígios, as maravilhas do Senhor serão vistas por todos e assim contemplaremos a sua glória e o seu poder entre os povos e nações.

Aqueles a quem o Senhor tocar serão curados e libertos de todas as enfermidades e o louvarão e exaltarão, não mais chorarão e nem terão dores, essa é a promessa do Senhor a nós.

O Salmo 145 é a resposta da leitura acima comentada. “Vinde, Senhor, para salvar o vosso povo!”. O Senhor virá libertar o seu povo sofrido sem demora e lhe recobrará a sua paz, fazendo justiça aos fracos e oprimidos, aos sofridos dando seu alento, pois Ele reina por todo o sempre.

A Segunda leitura nos traz o texto extraído da Carta de São Tiago, onde ele mesmo nos exorta a permanecermos firmes e constantes até a vinda do Senhor. Cita-nos o exemplo do agricultor que planta espera o fruto, o resultado de sua colheita que precisa e necessita das chuvas para que sua produção floresça e dê os tão desejados frutos.

Também a nós devemos ficar firmes e vigilantes na expectativa da vinda do Senhor, pois Ele está próximo e devemos assim estar com nossos corações fortalecidos.

Nos ensina também que não devemos nos queixar, reclamar e julgar uns aos outros, para que não sejamos julgados também de igual maneira e rigor. O justo juiz está pra chegar vamos nos manter firmes na fé e perseverantes assim com os profetas que anunciavam o Senhor.

O Evangelho segundo Mateus, traz a prisão de João batista por anunciar a Palavra do Senhor, e o mesmo pede para que os discípulos perguntem a Jesus se ele era mesmo aquele que viria mesmo ou se deveriam esperar mais.

E o próprio Jesus diz aos discípulos para que contem a João tudo aquilo que eles tinham vistos os milagres, as curas e libertações, os prodígios do Senhor.

Os discípulos então partiram para contar a João o que haviam presenciado e visto, e Jesus continua sua pregação aos pobres e ao povo.

E Jesus questiona o povo a quem eles iam ver e ouvir no deserto. Se era um homem de roupas finas e luxuosas, pois não é, se fosse assim estaria em um palácio. Jesus diz e afirma vós fostes ver e ouvir um profeta anunciar e proclamar a Palavra de Deus, profeta este que foi a frente de Jesus preparando os seus caminhos e endireitando suas estradas.

E o próprio Jesus diz de todos os homens nascidos de mulher nenhum é maior que João Batista, o precursor. Contudo, aquele que se faz pequeno e menor no Reino dos céus é maior ainda que João.

O tempo do advento é este tempo de espera e expectativa do Deus menino que vem na forma de uma criança frágil nascida na gruta de Belém, mas de um Jesus também que retornará e virá para julgar a terra inteira com justiça.

Semana passada falamos sobre a pregação e a preparação do povo a receber o Salvador, o Cristo o Senhor, por João Batista e pelos seus, ele disse sou a voz que clama no deserto, preparai os caminhos do Senhor e endireitai as estradas tortas.

Hoje Jesus vem confirmar isso reiterando que João foi grande profeta, pois preparou para que ele viesse e ensinasse o povo a ser melhor e a conhecer o rosto do Pai através da sua presença e do seu amor.

Porém nos relata algo muito importante e significativo neste Evangelho quem se faz menos, pequeno, humilde pra Deus esse sim é maior ainda que João e os profetas, pois entendeu o verdadeiro sentido do amor, da doação e do ser em Deus, com Deus e por Deus estar.

Os ricos estão em seus palácios, mansões e casa luxuosas e nem querem saber de Deus, pois o seu Deus é o dinheiro e o poder, a soberba é a sua sorte e o orgulho o seu manto, mas os humildes estes sim são grandiosos a Deus e certamente obterão a herança bendita preparada e reservada a nós desde a fundação do mundo. Os simples de corações, pobres e humildes estes sim verão o nosso Deus e dele compartilharão as alegrias das núpcias eternas do Cordeiro.

Hoje também assim como João somos convidados a sermos estes profetas que preparam as pessoas a encontrar-se com o Senhor, através do anúncio e do testemunho de amor, paz e principalmente neste domingo da alegria e a expectativa da vinda gloriosa e definitiva do Salvador.

Neste domingo o convite na igreja e na liturgia é o de alegrar-nos sempre no Senhor e nele nos regozijarmos, a buscarmos a verdadeira alegria que não passa e não nos será tirada, as alegrias eternas e com Ele poder habitar, mas para isso devemos mudar de percurso, deixar o mal e as obras das trevas que nos afastam desta grande alegria que é o Salvador em nosso meio.

Abençoai-nos o Deus todo Poderoso. Em Nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Diógenes Guedes.

Clique aqui e seja o primeiro a comentar!:

Por favor, ao comentar não esqueça de deixar seu nome!