Pesquisar no blog

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Católicos e luteranos devem se empenhar pela unidade, diz Papa


 “Todos os nossos empenhos pela unidade só pode dar frutos se encontrar as suas raízes na oração comum”, destacou o Papa Bento XVI, na manhã desta segunda-feira, 24, ao receber  uma Delegação da Igreja Evangélica Luterana Alemã, em conclusão da Semana de Oração pela unidade dos Cristãos.       

No discurso em alemão, Bento XVI recordou que o diálogo entre católicos e luteranos se iniciou há 50 anos e que, apesar das diferenças teológicas em alguns âmbitos fundamentais, foram feitos grandes progressos em direção à unidade e foram colocadas as bases de uma espiritualidade e viva comunhão de fé.     

“O empenho da Igreja Católica nos âmbitos ecumênicos não é somente uma estratégia de comunicação num mundo em transformação, mas uma obrigação fundamental da Igreja a partir da sua missão”, salientou o Santo Padre.        

Entre os pontos de divergência teológica está a compreensão dos mistérios como a celebração da Eucaristia e, recentemente, surgiram questões sobre a proteção e dignidade da vida humana, além de questões urgentes sobre o casamento, família e sexualidade que, como salientou Bento XVI, são questões que não podem ser omitidas ou ignoradas.

“Seria lamentável se estes aspectos relativos à vida do homem encontrassem novas diferenças confessionais. Hoje, o diálogo ecumênico não pode ser dissociado da realidade e da vida na fé em nossas igrejas, sem prejudicar a si próprias”, disse o Papa.    

Por fim, o Pontífice lembrou também que em 2017 acontecerá o 500º aniversário da publicação das teses de Martim Lutero, que deram origem a divisão entre católicos e luteranos. Bento XVI disse que a memória deste fato deve ser caracterizada pelo ecumenismo e não pelo triunfalismo e deve se enfatizar a fé comum no mesmo Deus que é Uno e Trino.

Tal data, segundo o Papa, também será ocasião para refletir sobre motivos da divisão, passar por uma purificação da consciência e, ao mesmo tempo, fazer uma avaliação dos 1500 anos que precederam a Reforma Protestante, anos que pertencem aos católicos e luteranos.
 
O Santo Padre concluiu seu discurso convidando todos a orar e pedir ao Espírito Santo ajuda para perseverar no caminho construído para a unidade desejada, sem se deter nas realizações do passado.    

Fonte: Canção Nova

Clique aqui e seja o primeiro a comentar!:

Por favor, ao comentar não esqueça de deixar seu nome!