Pesquisar no blog

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

São Sebastião


Os santos são humanos, como nós, mas fiéis seguidores de Cristo, "o santo de Deus". Como Cristo reflete o Pai, os santos refletem em nós e nos dão a conhecer o Cristo. São a presença, as pegadas de Cristo no mundo. Eles são para nós modelos, exemplos, estímulo em nosso caminhar até Jesus. Os santos são, sobretudo, provas e testemunho da santidade de Deus e de seu Filho, Jesus Cristo.       

Não são os que fazem milagres, os que estão rodeados de prodígios - ainda que esses fenômenos apareçam em suas vidas - mas os que tornam patentes, com suas palavras e com suas obras, o evangelho da santidade.

Quando falamos dos santos, referimo-nos a todos aqueles cristãos que tomaram a sério o Evangelho. 
Celebramos a memória de São Sebastião, mártir, no dia 20 de Janeiro. Ele nasceu em Milão, Itália. Era um valoroso militar do exército romano e seu grande objetivo, como soldado, era animar e fortalecer os cristãos submetidos à perseguição. Ele foi promovido a capitão, por Diocleciano, então imperador e que desconhecia ser ele cristão.       

São Sebastião tudo fazia para ajudar os irmãos na fé e trazer, ao Deus verdadeiro, soldados e prisioneiros. O próprio governador de Roma, Cromácio, e seu filho, Tibúrcio, foram por ele convertidos e confessaram a fé mediante o martírio.     

Denunciado como cristão, São Sebastião foi levado perante o imperador para se justificar. Ele confessou publicamente a sua fé. Acusado de traição à pátria, foi condenado à morte. Amarrado em um tronco, foi varado por flechas, na presença da guarda. Ainda assim, São Sebastião conseguiu sobreviver, apresentou-se ao imperador, censurando-o pelas injustiças cometidas contra os cristãos, acusando-os de inimigos do Estado. Ele incitou o imperador para que os deixasse em paz. Diocleciano, entretanto, permaneceu surdo a seus apelos, mandou açoitá-lo até a morte e lançou seu corpo numa cloaca, que era o esgoto da época. Era por volta do ano 288.   

A coragem, a solidariedade, o amor pelos irmãos são graças divinas concedidas a São Sebastião, pela sua disponibilidade em realizar o projeto do Pai.      


Fonte: Catequese Católica / Por: DOM EURICO DOS SANTOS VELOSO        
ARCEBISPO EMÉRITO DE JUIZ DE FORA, MG.
 


Clique aqui e seja o primeiro a comentar!:

Por favor, ao comentar não esqueça de deixar seu nome!