Pesquisar no blog

sábado, 8 de janeiro de 2011

Semeando o Amor de Deus com Diógenes Guedes


Solenidade do Batismo do Senhor – Cor Litúrgica – Branca.

“Nas Águas do Jordão mergulhado, Cristo recebeu o Espírito Santo!”

1ª Leitura - Isaías 42,1-4.6-7.

Salmo Responsorial – Salmo 28.

2ª Leitura - Atos dos Apóstolos 10,34-38.

Evangelho - Mateus 3,13-17.

Encerramos este Ciclo de Solenidades que se iniciou com o Natal do Senhor, depois tivemos a Festa de Maria Mãe de Deus, perpassando a Epifania do Senhor com a sua manifestação aos povos e hoje encerramos este período festivo na Igreja com o Batismo do Senhor.

Jesus que vê João Batista pregando um batismo para a conversão dos pecados e nas águas sepultando o homem velho dominado pelo pecado e renascendo novas criaturas revestidas da graça e do perdão de Deus. Jesus então com tal gesto pede a João batista que o batize nas águas do Rio Jordão, atendendo ao pedido de Jesus João assim realiza o ritual não porque Jesus era pecador e sim porque Jesus com seu exemplo quer a conversão do homem e que este seja templo e morada do Espírito Santo de Deus.

A Primeira Leitura retirada do Livro do Profeta Isaías vem nos revelar o Cântico do Servo Fiel, onde Jesus servo de Deus realiza a vontade do Pai em sua vida de maneira plena. O próprio Deus diz: “Eis o meu servo — eu o recebo; eis o meu eleito — nele se compraz minh’alma; pus meu espírito sobre ele, ele promoverá o julgamento das nações.
Ele não clama nem levanta a voz, nem se faz ouvir pelas ruas. Não quebra uma cana rachada nem apaga um pavio que ainda fumega; mas promoverá o julgamento para obter a verdade. Não esmorecerá nem se deixará abater, enquanto não estabelecer a justiça na terra; os países distantes esperam seus ensinamentos.
Eu, o Senhor, te chamei para a justiça e te tomei pela mão; eu te formei e te constituí como o centro de aliança do povo, luz das nações, para abrires os olhos dos cegos, tirares os cativos da prisão, livrares do cárcere os que vivem nas trevas”.

É o próprio Jesus que vem para implantar o Reino de Deus entre nós, vem para ser o Rei dos nossos corações e da nossa vida, o Senhor do tempo e da história, o Kyrios. Ele vem para libertar o seu povo oprimido, sofrido, sem ânimo e sem vontade de viver, vem renovar todas as coisas, libertando os que vivem presos a dor e a morte, as sombras do passado e iluminar com a sua luz os que vivem sobre o jugo das trevas e das suas obras.

No Salmo 28, o salmista vem relatar este momento de glória e de graça que o próprio Senhor nos derrama, daí glória e poder ao Senhor, que governa os mares, as águas e domina os dilúvios, pois no seu templo os fiéis bradam sua glória! “Que o Senhor abençoe com a paz o seu povo!”

A Segunda Leitura do Livro dos Atos dos Apóstolos, Pedro vem esclarecer que Deus não faz acepção, ou seja, escolha, preferência, gostos por pessoas, mas ama a todos de maneira igualitária, Deus é Pai e Deus de todos os povos, sendo assim, justo e não importa de que nação, língua, raça ou cor que pertençam.

Deus que envia a sua Palavra ao povo de Israel, anunciando Jesus Cristo, a Boa Nova da paz a todos os povos.

Relata a passagem de Jesus sobre toda a Judéia onde Ele passou fazendo o bem a todos, curando, pregando e libertando dos demônios e de todo o poder do mal, depois mesmo de ser batizado por João Batista e assim sendo ungido pelo Espírito Santo de Deus, fazia o Senhor todas essas coisas porque Deus estava com Ele.

O Evangelho Segundo Mateus, mostra a vinda de Jesus da Galiléia para o rio Jordão, afim de ser batizado por João Batista. Contudo João não entende e protesta dizendo: “Eu preciso ser batizado por ti, e tu vens a mim?”

E disse-lhe Jesus: “Por enquanto deixa como está, porque nós devemos cumprir toda a justiça!”. Concordando assim João com Jesus.

Após ser batizado Jesus sai do rio, o céu se abriu e Ele viu o Espírito Santo de Deus, descendo na forma de uma pomba e pousando sobre Ele, ouvindo uma voz vinda do céu que dizia: “Este é o meu Filho amado, no qual eu pus o meu agrado”.
Hoje somos convidados a refletir sobre o batismo de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, que para cumprir a obra e a sua Missão na revelação de Deus que é Pai de todos nós e que nos ama imensamente foi batizado nas águas do rio Jordão por seu primo João Batista aquele que foi enviado para preparar os caminhos do Senhor, para que o Senhor viesse até nós como bem meditamos no segundo domingo do tempo do advento do Senhor, antes das Festas do Natal.

Quão grande graça e bênção foram derramadas no batismo de Jesus a nós, fomos agraciados pela força descida do alto a Jesus que é o Espírito Santo de Deus , que maravilha a missão se enriqueceu, ganhou força e plenitude.

Jesus não precisava ser batizado, pois não tinha pecados, mas seu batismo foi um sinal, um exemplo visível de humildade e de justiça a todos os homens e mulheres, uma vez que pelo batismo somos revestidos do homem novo, sepultamos o homem velho, pecador, sujo, sem virtudes e cheio de maldades e de trevas, onde habitava escuridão brilha plena luz do Senhor que nos ilumina e nos coloca de volta aos caminhos do Senhor.

João acha estranho o pedido de Jesus ser batizado logo por Ele, onde o seu Senhor deveria batizar o seu servo e justamente ocorre o contrário o servo batiza o seu Senhor e Salvador. Jesus com isso também quis refletir o seu Senhorio, pois Ele veio para servir e não ser servido, mostrar p real sentido da Palavra servo, sobretudo na implantação do Reino de Deus, que é de amor, paz, humildade, serviço aos menos favorecidos e mais pobres da nossa sociedade.

Jesus revela a face de Deus que é simples e humilde e que ama a humildade e a simplicidade, descartando a soberba, o orgulho, o nariz empinado e a falta de humildade.

A voz do céu é a voz do próprio Deus que se alegra e exulta em seu Filho amado, pois Nele colocou todo o seu carinho, o seu amor e o seu afeto, seu agrado está Nele, quem vê Jesus, vê o Pai, logo o Pai e Jesus são um, em comunhão com o Espírito Santo, formando o mistério de amor, a comunidade chamada Trindade Santa.

Hoje é dia também de recordarmos o nosso batismo, o dia em que fomos batizados, o ano, o padre que nos batizou, a igreja em que fomos batizados, quem foram os nossos padrinhos. Assim relembrando a graça de sermos inseridos na Comunidade Cristã dos filhos e filhas de Deus, tivemos o pecado original sepultado, ficamos brancos e alvos como a neve, a água que nos lava de toda a impureza, de toda sujeira e de todo pecado, a vela que é luz que lembra o Cristo luz do mundo, as roupas brancas que lembram a pureza pela qual a criança se reveste perante Deus, fomos ungidos em nossa fronte e em nosso peito com o óleo Santo em que o sacerdote traçou sobre nós o selo e a marca do cristão a Santa Cruz pela qual fomos redimidos por Jesus. Todos fomos consagrados a Trindade Santa ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo em nosso batismo, por isso somos templos vivos da Família de Deus, da Trindade de amor, do Deus que é unidade e fraternidade.

Os pais e padrinhos que nos apresentaram a Deus e a Comunidade reunida como filhos da Igreja e de Deus tem grande missão de ajudar com a fé, o testemunho e o exemplo de vidas cristãs em meio a sociedade e um mundo cheio de maus exemplos, de falsidade, maldade e de trevas.

Dar importância e relevância ao nosso batismo é o primeiro Sacramento da vida cristã que recebemos fonte de grande graça e ingresso na graça de Deus, motivo de dar glórias a Deus e celebrar com grande júbilo e alegria.

O batismo é a porta de entrada aos céus e para os demais Sacramentos aos quais viermos a receber durante toda a vida cristã e de fé.

Renovamos nosso batismo no Sacramento da Crisma onde estamos prontos pra sermos auxiliares e colaboradores do Senhor na missão evangelizadora da Igreja e de Deus.

Peçamos neste Dia Senhor renove a força contida no Sacramento do meu Batismo e da minha Crisma, quero ser luz no anúncio do Evangelho a meus irmãos e a todos que de mim precisarem, para assim iluminar este mundo de trevas, quero ser sal da terra dando sabor onde falta tempero, fazei de mim Senhor instrumento de vossa paz e do vosso amor.

Quero ser presença viva da tua paz Senhor e refletir a força e o poder do Sacramento batismal em todos os ambientes em que convivo, trabalho, na minha casa, na escola, onde eu estiver, ajudai-me Senhor!

Abençoai-nos o Deus Todo Poderoso. Em Nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Diógenes Guedes.

Clique aqui e seja o primeiro a comentar!:

Por favor, ao comentar não esqueça de deixar seu nome!