Pesquisar no blog

sábado, 15 de janeiro de 2011

Semeando o Amor de Deus com Diógenes Guedes



2º Domingo do Tempo Comum – Cor Litúrgica Verde.
“Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!”
1ª Leitura - Isaías 49,3.5-6.
Salmo Responsorial – Salmo 39.
2ª Leitura - 1º Coríntios 1,1-3.
Evangelho - João 1,29-34.
Iniciamos na Igreja o Grande Ciclo do Tempo Comum que agora prossegue até a chegada do Tempo Quaresmal. No chamado Tempo Comum somos convidados a perceber as manifestações de Jesus no meio do povo, sua vida com o Pai, em oração, na pregação, na exortação e no anúncio do Reino de Deus ensinando os discípulos e o seu povo.
A Primeira Leitura tirada do Livro do Profeta Isaías, mostra o nosso Deus com amor e carinho preparando-o desde o ventre materno para ser seu profeta, para que assim possa reunir um povo santo ao seu redor, com um mesmo objetivo.
O Senhor diz que não basta simplesmente ser seu servo e sim o farás a luz das nações, para que o anúncio da salvação chegue a todos os povos.
No Salmo 39, o Salmista vem dizer que aceita e faz toda a vontade do Senhor em sua vida. “Eu disse: “Eis que venho, Senhor”, / com prazer faço a vossa vontade!
A Segunda Leitura retirada da Carta de São Paulo aos Coríntios mostra o chamado missionário feito por Deus a Paulo justamente na Igreja de Deus que se encontrava em Corinto, exortando o povo a viver este chamado de Deus em sua vida, buscando ser fonte de graça, luz, paz, pois, receberam um chamado especial que é o da santidade de vida em Jesus Cristo Nosso Senhor e Salvador.
O Evangelho segundo João, vem dar prosseguimento ao Evangelho da Semana passada em relação ao batismo de Jesus no rio Jordão.
João aproxima-se de Jesus e vê Nele o Santo que pode perdoar todos os pecados, dizendo: “Eis o Cordeiro de Deus, aquele que tira o pecado do mundo!”. João assim aponta o Cristo, o Libertador, o Senhor e o Rei de todo Universo ao povo, aquele que realmente pode perdoar os pecados e conduzir o pecador a uma nova vida, purificada e livre de todo o mal e de toda a sombra da morte.
João ainda diz ao povo: “Eis aquele que eu vos digo que vos batizará com o fogo!”. João tinha a consciência que o batismo de Jesus nas águas era com o intuito de apresentá-lo aos povos e se manifestasse a Israel.
João assim deu testemunho por onde passava que vira o Espírito Santo descer do céu e pousar sobre Jesus em forma de pomba e permanecer sobre Ele. João reconhece em Jesus aquele que vem e batiza com o Espírito Santo de Deus, o mesmo viu e deu testemunho daquilo que viu.
Foi marcante a presença de João Batista ao preparar os caminhos do Senhor, na pregação, na exortação, no testemunho de vida e no ensino sobre Deus e sobre seu Reino ao povo. Vemos que principalmente no tempo do Advento do Senhor, antes das festas do Natal do Senhor que a figura de João Batista foi imprescindível a vinda de Jesus, contanto que, o próprio Jesus diz que dos filhos nascidos de mulher João Batista é o maior dos profetas.
João Batista primo de Jesus batiza aquele a quem ele mesmo disse que não seria digno nem de desatar as suas sandálias, porém o Cristo faz-se humilde e quer revelar sua face misericordiosa aos homens e ao seu povo, manifestando a sua presença salvadora entre nós.
João este profeta, esta voz que clamava no deserto, uma voz apenas, nada mais, que preparou os caminhos e estradas para o Senhor, batiza Jesus com as água, enquanto o próprio Jesus é aquele que batiza-nos com o fogo abrasador, com o Espírito Santo de Deus.
Jesus apontado por João como o Cordeiro de Deus, o Cordeiro pascal, sem mancha ou corrupção de pecados, Ele é quem redime, perdoa, expurga, tira os pecados da humanidade e do mundo sombrio e decaído.
É aquele que nos purifica de todas as impurezas, da sujeira do dia-a-dia, aquele que nos limpa do sentimentos maus e ruins, da maldade, da indiferença, da raiva, do ódio, da ira, da soberba, da ignorância e da falta de humildade e de amor.
Hoje Deus com tudo isso quer nos fazer profetas do amor, da alegria, da paz, da esperança, da serenidade, da reconciliação, da concórdia, da graça e do perdão. Nos prepara constantemente para ser como João Batista essa voz que clama nos desertos da vida atual, o deserto é o lugar onde tem ausência ou falta de Deus, onde as pessoas estão distantes, seduzidas e encantadas pelos prazeres do mundo e da carne, onde os valores se perderam, onde o poder, o dinheiro imperam e onde há falta de amor ao próximo ao irmão mais necessitado e humilde.
Pra nossa missão por mais difícil que seja ele nos manda o Espírito Santo de Deus, a força do alto, o paráclito, o nosso defensor, nosso advogado maior pra nos defender, conduzir, auxiliar. Podemos ser como alguns dos antigos profetas Deus os chamava e eles davam sempre algumas desculpas pra escapara da missão ou do chamado de Deus, eu não sei falar, sou muito jovem, muito novo ainda, uma criança, porém o Senhor sempre diz a eles e continua a dizer a nós também hoje: “Eu estou contigo e eu colocarei as palavras certas em tua boca, na hora e no momento certo, eu falarei por ti, te conduzirei e farei de ti um esteio que levanta muitos povos e nações!”
Jesus nos envia a força que vem do alto, o Espírito Santo de Deus para vencer qualquer medo, temor, nos dando ousadia para anunciar o seu Reino e sua Palavra com poder e com amor, ajudando a todos aqueles que estão perdidos, que estão nas drogas, na criminalidade, nos vícios, na prostituição e numa vida de erros para que ouvindo sua mensagem suas vidas sejam transformadas a partir de nosso anúncio e, sobretudo, do nosso testemunho de vida cristã.
Abençoai-nos o Deus Todo Poderoso. Em Nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém!
Diógenes Guedes.

Clique aqui e seja o primeiro a comentar!:

Por favor, ao comentar não esqueça de deixar seu nome!