Pesquisar no blog

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Bento XVI: À Alegria Cristã não esquece o Sofrimento

Cidade do Vaticano, 11 fev (RV) - A Igreja celebra nesta sexta-feira, 11 de fevereiro, a memória litúrgica de Nossa Senhora de Lourdes e XIX Dia Mundial do Enfermo.       

Aproveitamos a ocasião para recordar alguns momentos do Pontificado de Bento XVI dedicados, em particular, à Virgem de Lourdes:

Em sua primeira encíclica, a Deus caritas est, Bento XVI fala do amor que se doa e que se obtém de Deus; e fala da ação humanitária e espiritual da Igreja em relação aos doentes, como traço que caracteriza a comunidade eclesial, detendo-se sobre a validade comunitária e institucional – na história da Igreja – da mão estendida aos que sofrem.   

Na segunda encíclica, a Spe salvi, Bento XVI, falando mais em geral do homem, esclarece que "a medida da humanidade se determina essencialmente na relação com o sofrimento e com o sofredor".

São pontos firmes no Pontificado do Papa Ratzinger, que em 2008 celebrou os 150 anos das aparições da Virgem em Lourdes – sul da França – visitando o Santuário, por excelência, dedicado ao sofrimento.
-Na ocasião, o Santo Padre concedeu a indulgência plenária e no Decreto da Penitenciaria Apostólica com a referida disposição lê-se que "a inúmera série de prodígios" em relação à saúde do corpo e do espírito, verificada em Lourdes por intercessão da Virgem Maria, demonstra "com evidência que a finalidade integral do homem é o bem de toda a pessoa, aqui na Terra e, sobretudo, na eternidade da salvação".       

No dia 15 de setembro de 2008, concluindo a viagem à França, que o levou à Gruta onde Nossa Senhora apareceu a Bernadette Soubirous, o Pontífice disse:  

"O Papa tinha o dever de vir a Lourdes para celebrar os 150 anos das aparições da Virgem. Diante da Gruta de Massabielle rezei por todos vocês, rezei pela Igreja, rezei pela França e pelo mundo."        

"Lourdes é como uma luz na escuridão do nosso tatear rumo a Deus" – afirmou o Pontífice na peregrinação à Gruta da Virgem Maria.      

"Maria – acrescentou – abriu-lhes uma porta rumo a um além que nos interroga e nos seduz." E o Papa "durante três dias se colocou na escola de Maria".

Uma "escola" que em particular se renova todos os anos no dia da memória litúrgica de Nossa Senhora de Lourdes. Em 11 de fevereiro do ano passado o Papa recordou que Maria, Saúde dos enfermos, "sempre mostrou, no acompanhar o caminho da Igreja, uma solicitude especial pelos sofredores", como "testemunham milhares de pessoas que visitam os santuários marianos para invocar a Mãe de Deus e encontram n'Ela a força e alívio":     

"Nós vivemos uma alegria que não esquece o sofrimento, pelo contrário, o compreende. Desse modo, os enfermos e todos os que sofrem são, na Igreja, não somente destinatários de atenção e cuidado, mas antes, ainda e, sobretudo, são protagonistas da peregrinação da fé e da esperança."        

Em seguida, o Papa se deteve sobre o "Magnificat", o canto da Virgem do qual cada um de nós pode, na própria vida, descobrir a riqueza:

"O Magnificat não é o canto daqueles aos quais a sorte bate à porta, que sempre têm "o vento em popa"; é, sobretudo, o agradecimento de quem conhece os dramas da vida, mas confia na obra redentora de Deus. É um canto que expressa a fé provada de gerações de homens e mulheres que colocaram em Deus a sua esperança e se comprometeram em primeira pessoa, como Maria, a ajudar os irmãos necessitados."

Clique aqui e seja o primeiro a comentar!:

Por favor, ao comentar não esqueça de deixar seu nome!