Pesquisar no blog

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Bento XVI: Jesus preenche os mandamentos com o amor de Deus

O papa Bento XVI destacou neste domingo (13) durante a oração mariana do Angelus que a liturgia prossegue a leitura do ‘Sermão da Montanha’, no Evangelho de São Mateus.

Segundo o Pontífice, depois das Bem-Aventuranças, que são o seu programa de vida, Jesus proclama a nova Lei, a sua Torah. De fato, o Messias, deveria trazer também a revelação definitiva da Lei. E Jesus declara: "Não pensem que eu vim abolir a Lei e os Profetas: Não vim abolir, mas dar-lhes pleno cumprimento.

“Mas em que consiste a plenitude da lei de Cristo e a superior justiça que Ele exige?”, ainda questionou Bento XVI.

Para o papa, a novidade de Jesus consiste essencialmente, no fato de que Ele preenche os mandamentos com o amor de Deus, com força do Espírito Santo que habita Nele.

“E nós, pela fé em Cristo, podemos nos abrir à ação do Espírito Santo, que nos torna capazes de viver o amor divino. Portanto, todo preceito se torna verdadeiro como uma exigência do amor, e todos se unem num único mandamento: amar a Deus com todo teu coração e amar o teu próximo como a ti mesmo", ressaltou o Santo Padre.


O papa citou a carta de São Paulo (Romanos 13:10) recordando o fato de quatro crianças ciganas que morreram queimadas, na semana passada, na periferia de Roma, enquanto dormiam numa cabana que pegou fogo.

"Uma sociedade solidária e fraterna, mais coerente no amor, ou seja, mais cristã, não poderia ter evitado um evento tão trágico? E esta pergunta vale para todos os outros acontecimentos dolorosos, mais ou menos conhecidos, que acontecem diariamente em nossas cidades e países", acrescentou.

Bento XVI frisou que talvez não seja uma seja uma coincidência que a primeira grande pregação de Jesus seja o ‘Sermão da Montanha’.

"Talvez não seja uma coincidência que a primeira grande pregação de Jesus seja o ‘Sermão da Montanha’! Moisés subiu ao monte Sinai para receber a Lei de Deus e levá-la ao povo eleito. Jesus é o Filho de Deus que desceu do Céu para nos levar ao Céu, a Deus, ao caminho do amor".

O papa afirmou que Jesus é o caminho e que devemos segui-lo.

“Devemos colocar em prática a vontade de Deus para podermos entrar em seu Reino, na vida eterna. Somente uma criatura já chegou ao topo da montanha: a Virgem Maria. Graças à união com Jesus, a sua justiça foi perfeita".


Após a oração mariana do Angelus, o papa saudou em várias línguas os fiéis e peregrinos presentes na Praça São Pedro e os convidou a serem promotores de uma civilização que ama a vida, respeitando-a e protegendo-a segundo a vontade do Criador.

O Santo Padre invocou a proteção da Virgem Maria, Nossa Senhora de Lourdes, para todos os enfermos do mundo inteiro e para as pessoas que os assistem.

(Fonte – www.a12.com)

Clique aqui e seja o primeiro a comentar!:

Por favor, ao comentar não esqueça de deixar seu nome!