Pesquisar no blog

domingo, 30 de janeiro de 2011

Semeando o Amor de Deus com Diógenes Guedes

 

4º Domingo do Tempo Comum – Cor Litúrgica Verde.

“Bem-aventurados os misericordiosos, pois alcançarão misericórdia!”

1ª leitura - Sofonias 2,3; 3,12-13.
Salmo Responsorial – Salmo 145.
2ª leitura - 1º Coríntios 1,26-31.
Evangelho - Mateus 5,1-12a.
  
                     A Liturgia deste final de Semana nos ensina a olhar os pobres com amor, carinho, pois Neles está o Reino dos céus e o próprio Deus que nos diz: “Se fizerdes o bem para um desses pequenos é a mim que o fazeis!” Possamos ver nos pobres, necessitados, excluídos e marginalizados o próprio Jesus que clama por amor, misericórdia, acolhida, solidariedade e fraternidade.
                    A Primeira Leitura retirada do Livro do Profeta Sofonias, faz um convite explícito, exteriorizado e claro: “Buscai o Senhor, humildes da terra, que pondes em prática seus preceitos; praticai a justiça, procurai a humildade; achareis talvez um refúgio no dia da cólera do Senhor. E deixarei entre vós um punhado de homens humildes e pobres. E no nome do Senhor porá sua esperança o resto de Israel. Eles não cometerão iniquidades nem falarão mentiras; não se encontrará em sua boca uma língua enganadora; serão apascentados e repousarão, e ninguém os molestará.”
               A Leitura é clara no que diz amai e valorizais a figura do pobre, do pequeno, do humilde, daquele que sofre, do excluído do nosso meio, do irmão posto às margens da marginalidade e do julgamento mesquinho. Após fazer o bem aos pobres e necessitados o profeta ainda exorta que coloquem toda a sua fé, esperança, amor e confiança no Senhor, para que a ira de Deus não os atinja no juízo final.
             O Salmo 145, o Salmista eleva o pobre em espírito coroando-o com o Reino dos céus como herança e como recompensa. “Felizes os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus.”
            Dizendo assim, que o Senhor ama o seu povo de verdade e por Ele se dedica com amor eterno, ama todavia, os simples e humildes, aqueles que se fazem pequenos e humilhados diante de si e de sua vida que pedem forças para seus problemas em suas vidas e diversidades.
            A Segunda leitura retirada da Carta de São Paulo aos Coríntios, Paulo ensina os irmãos chamados por Deus a verem neles os seus valores, pois se são chamados é porque sabem e dão conta do recado como dizemos e são capazes. Dentre vós não há pessoas muito sábias e cultas, porém, eu agirei no meio de vocês nos diz Jesus como disse aquela Comunidade de Corinto reunida.
           O apóstolo fala Deus escolheu o que o mundo despreza para elevar o próprio Deus com isso, confundindo os maus e os inimigos. Deus assim, nos escolhe pequenos e pobres como somos para nos elevar junto Dele e com Ele reinarmos para sempre na morada que para todos nós preparastes, o céu. Em Jesus Cristo vem assim toda a glória e quem se gloria se glorie Nele e por Ele, pois Dele nos vem toda a sabedoria, a força, a glória e o poder pelos séculos infinitos.
           O Evangelho conforme Mateus é o lindo trecho das chamadas bem-aventuranças, ou seja, a benignidade do nosso Deus realizada e alcançada em cada pessoa.
Jesus estava no alto da montanha pregando e os discípulos e outros seguidores de Jesus estavam lá ao ouvir, inicia sua pregação dizendo: “Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus.       
Bem-aventurados os aflitos, porque serão consolados.
Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra.
Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados.
 Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia.
Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus.
Bem-aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus.        
Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus. Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem, e mentindo disserem todo tipo de mal contra vós, por causa de mim. Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus.”
                São bem – aventurados os pobres de espírito, os simples, aqueles que se abrem para ouvir e obedecer a Deus. Bem - aventurados e felizes os aflitos, aqueles que sofrem e padecem aqui as injustiças nesta terra porque serão consolados. Bem- aventurados os mansos, os pacíficos os que promovem e semeam que cultivam a paz, porque serão bem – aventurados.
               Bem-aventurados, aqueles que tem fome e sede de justiça, que não toleram as injustiças, lutam contra elas no seu dia-a-dia estes serão saciados e supridos.
             Bem-aventurados são os que possuem misericórdia em seu coração, que não julgam e não condenam o seu irmão, pois estes serão julgados com misericórdia por seu Deus e com justa justiça no dia do juízo final.
            Bem-aventurados, os puros de coração, porque verão a Deus, pois para ver a Deus como Ele é de fato, a sua presença real e verdadeira é preciso ser purificado e limpo de todo pecado ou falta humana e ter puro coração de todo o mal se afastar e brilhar como luz.
          Bem-aventurados, os perseguidos pela justiça, porque são justos e promovem a justiça, pois serão chamados de filhos de Deus, pois Deus é Santo e justo e Nele está toda a essência do justo.
         Bem-aventurados daqueles que mentirem contra vós e vos caluniarem, sem terem feito nada do que dizem, pois me perseguem, estes sim serão alegres e exultarão de júbilo e de alegria, pois serão recompensados no dia do juízo final e no reino dos Céus terá seu lugar e lá será sua morada por toda a eternidade final, justa e santa, onde haverá só alegrias e sorrisos.
       Então neste domingo do tempo comum, peçamos a Jesus as graças das bem-aventuranças ainda que uma apenas dela que seja para que nos tornemos cristãos e pessoas melhores com nosso Deus e nossos semelhantes em nosso dia-a-dia, no trabalho, no estudo, na igreja, na família, na comunidade cristã, em nossos grupos, pastorais etc.
       Ser bem-aventurado é ser agraciado e feliz por toda a eternidade!!!
                              Abençoai-nos o Deus Todo Poderoso. Em Nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém!
                                                                                       Diógenes Guedes.

Clique aqui e seja o primeiro a comentar!:

Por favor, ao comentar não esqueça de deixar seu nome!