Pesquisar no blog

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Semeando o Amor de Deus com Diógenes Guedes

5º Domingo do Tempo Comum – Cor Litúrgica – Verde.

“Fazei brilhar a vossa luz para que os homens reconheçam em vós a presença do Pai do céu!”

1ª Leitura - Isaías 58,7-10.

Salmo Responsorial – Salmo 111.

2ª Leitura - 1º Coríntios 2,1-5.

Evangelho - Mateus 5,13-16.

A Primeira Leitura retirada do Livro do profeta Isaías, vem nos trazer esta orientação, este cuidado com os mais necessitados, com os pobres, excluídos e marginalizados da sociedade. “Reparte o pão com o faminto, acolhe em casa os pobres e peregrinos. Quando encontrares um nu, cobre-o, e não desprezes a tua carne.

Ao qual fazendo isso tudo além de ser um novo Cristo aos irmãos, revela o amor do próprio Deus a cada um de nós. Nos garante o Senhor, a tua luz brilhará como a aurora e sua saúde será assim restaurada, renovada, se recuperará rapidamente quando a enfermidade bater às tuas portas, uma vez, que você se fez pequeno, serviu, tornou-se mão de Deus, instrumento de Deus ao seu irmão. Complementa ainda dizendo que a justiça e a glória do Senhor o acompanharão.

E no dia em que clamares o Senhor, nas tuas angústia Ele mesmo o atenderás. E que por fim se deixar iluminar pelo Senhor, adentrando até mesmo onde há só trevas e destruição e mudando estes ambientes sombrios por amor e pelo amor, ai sim a vossa luz brilhará e tornará estes lugares tão claros como o sol do meio-dia.

No Salmo 111, o Salmista vem assim reiterar o que acabamos de comentar na Primeira Leitura: “Uma luz brilha nas trevas/ para o justo, permanece para sempre/ o bem que fez.”

A Segunda Leitura retirada da Carta de São Paulo aos Coríntios, Paulo ensina o povo da cidade de Corinto a anunciar o Cristo de maneira fácil, simples, porém eficaz, com poder e com unção. Pois a sabedoria humana é limitada e imperfeita e só a sabedoria divina, em Jesus Cristo é perfeita e completa.

Paulo pregava e ensinava alicerçado no Espírito Santo, para que a fé se baseasse no poder de Deus e não na sabedoria humana. Dessa forma então quando formos ensinar sobre Jesus é fundamental apresentá-lo como um Deus simples, que ama e perdoa, que é humilde e justo.

O Evangelho segundo Mateus, nos apresenta Jesus mais uma vez ensinando os seus através de parábolas, histórias, com elementos de fácil compreensão e do seu dia-a-dia.

Diz Jesus vós sois o sal da terra, sal elemento que dá gosto, vigor, sabor, é tempero que muda o paladar dos alimentos. E diz ainda se o sal perder o seu sabor pra que servirá? Certamente que para nada mais, somente para ser pisado pelos homens e atirado fora.

Em seguida Jesus se utiliza de outro elemento bastante popular. Vós sois a luz do mundo, imagine uma cidade construída sobre um monte sem luz como seria? Ninguém acende uma lâmpada pra esconder sua claridade debaixo de uma cama, mas sim a põe sobre um candeeiro para que brilhe e retumbe assim iluminando toda a casa, dando sua luz e calor, a claridade necessária para banir as trevas e escuridão daquele ambiente.

Assim conclui Jesus brilhe também vós como a luz do meio-dia, forte, viçosa, alegre e esplendorosa a vossa luz para que através de suas obras e ações, das suas palavras, atitudes, gestos os homens vejam e reconheçam que em vós está o vosso Pai do Céu e assim o louvem incessantemente.

No Evangelho de Hoje assim Jesus nos convida a sermos este sal da terra que dá sabor, aos lugares insossos que formos e brilhar como luz de Deus em meio às trevas e à escuridão, isto é ser a diferença, fazer a diferença.

Estar no mundo, mas não ser do mundo, que busca só maldades, riquezas, poder, lucros, trapassas, vencer a qualquer custo. Ser honesto, bom, correto, sincero e transparente é um grande desafio, onde os valores éticos e morais estão se esvaindo e se perdendo cada vez mais.

Certa vez ouvi numa pregação e é isso mesmo muitas pessoas não terão tempo e nem lerão a bíblia, a bíblia terá que ser lida através das páginas da nossa vida, com nossos gestos de amor, perdão, paz, humildade.

Que os homens olhem em nós e vejam a presença do Pai do Céu que os ama infinitamente e que é misericordioso, bondoso e amoroso.

Quem acende uma vela, uma luz para colocar debaixo de uma cadeira ou de uma cama? Certamente ninguém. Pois aquela chama, aquela luz deve assim contagiar, emanar todo o ambiente, assim afugentando as trevas e reluzindo por todos os cantos da casa ou da sala.

Assim temos que ser nós brilhar com nossa mais sincera e eficaz luz, somos batizados, temos capacidade e potencial, aliás, temos tudo pra levar a luz que é Jesus as pessoas que conhecemos e que não o conhecem ainda, não sabem dele e sobre ele, fazer a diferença em nossa cidade, nosso bairro, nosso estado, em nosso trabalho, em nossa escola, em nossas comunidades, nas paróquias e onde convivemos e coabitamos.

As pessoas ao nos olhar tem que dizer aquele ou aquela lá tem Deus no coração, é de Deus, age como Deus age, faz como Deus faz, está em Deus, envolvido em luz onde chega bane as trevas e dissipa a escuridão da tristeza, do mal, da raiva, do ódio, da revolta, da briga e da discórdia.

Peçamos ao Senhor juntos: Brilhe a vossa luz Senhor sobre nossas mãos e as mentes, brilhe a vossa luz, brilhe a vossa luz!

Abençoai-nos, o Deus Todo Poderoso. Em Nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Diógenes Guedes.

Clique aqui e seja o primeiro a comentar!:

Por favor, ao comentar não esqueça de deixar seu nome!