Pesquisar no blog

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Semeando o Amor de Deus com Diógenes Guedes

6º Domingo do Tempo Comum – Cor Litúrgica Verde.

“Os olhos do Senhor estão voltados para os justos, seus ouvidos aos seus clamores!”

1ª Leitura - Eclesiástico 15,16-21.

Salmo Responsorial – Salmo 118.

2ª Leitura - 1º Coríntios 2,6-10.

Evangelho - Mateus 5,20-22a.27-28.33-34a.37.

A Primeira Leitura retirada do Livro do Eclesiástico,vem nos falar sobre a sabedoria dos sensatos e dos justos, aqueles que amam e seguem verdadeiramente a Deus e seus caminhos, sendo felizes e plenos de vida e de alegrias.

Deus nos põe a vida e a morte à nossa frente, cabe a nós escolhermos, se usarmos de nossa sensatez certamente escolheremos a vida. Luz e trevas, água e fogo, cabe só a nós escolhermos o que queremos e dessa escolha partem então as conseqüências e evidências ocorridas, não é Deus quem nos castiga e quem nos quer ver mal e no sofrimento e nas dores e sim são as nossas escolhas tortas que nos levam a resultados tortuosos e doloridos.

A sabedoria do nosso Deus é imensa e inexplicável, infinitamente maior que tudo que o céu, que o mar e que todo o universo, seus olhos estão voltados para os justos e os seus ouvidos aos seus clamores, os libertando de todo mal e sofrimento.

Deus em sua sabedoria conhece o homem, enquanto vemos a aparência, Deus sonda e vê a essência, ou seja, o coração do homem, seus sentimentos, seus impulsos, sua vontade e não estimula ninguém a pecar ou a seguir os caminhos da maldade e da perversidade.

O Salmo 118, o salmista vem assim complementar aquilo que fora dito na primeira leitura: “Feliz o homem sem pecado em seu caminho,/ que na lei do Senhor Deus vai progredindo!”

Aquele que ama o Senhor e segue os seus mandamentos só tende a melhorar e a progredir na vida, avançando cada vez mais a uma vida, um presente e um futuro gloriosos, pois faz a vontade de Deus e segue seus preceitos que são retos e fiéis.

A Segunda Leitura retirada da Carta de São Paulo aos Coríntios, novamente o destaque é a palavra Sabedoria. Mas São Paulo exorta a comunidade de corinto quanto a verdadeira sabedoria, aquela que vem de Deus e não dos poderosos deste mundo que é falsa, mesquinha e sem fundamentos e que leva a destruição.

A Sabedoria de Deus é um mistério que se manifesta antes mesmo de toda a obra da criação e que ninguém deste mundo conheceu tão imensa sabedoria, pois se assim o tivesse conhecido como diz Paulo não crucificariam o Senhor da glória.

Mas o que Deus a nós preparou nenhum coração já pressentiu ou olhar viu, e nem os ouvidos ouviram, a glória de Deus é infinitamente maior.

A nós toda a revelação nos veio pelo Espírito Santo que permeia toda a obra desde as suas profundezas.

Então assim como Paulo nos exorta é necessária buscar essa sabedoria que vem de Deus, pedir sempre, Senhor dá-me a vossa sabedoria para melhor amar, servir e vos adorar, para ser fiel a vossa graça e para que possa fazer de minha vida um profundo louvor a vós meu Senhor. A mim a vossa Sabedoria me basta!

O Evangelho segundo Mateus, nos mostra Jesus pregando aos seus discípulos, que a forma e a maneira em que deveriam ver a justiça deveria ser diferente daquela vista pelos fariseus e mestres da lei, pois se vessem a justiça de Deus da mesma forma que eles não entrariam no Reino dos céus.

E Jesus percorre alguns dos mandamentos, já pregado pelos antigos, iniciando pelo “não matarás”, pois todo aquele que mata será submetido e julgado no tribunal. Contudo, acresce Jesus que arma não é só o revólver, a faca e outras mais, mas sim, aquele que tem cólera, ou raiva, ira, ódio contra o seu irmão também mata com os olhos, com o coração e com a alma o seu próximo e será réu no tribunal em juízo também. Aqui Jesus quis dizer a morte não é só a física, pode ser a espiritual também. Matar o outro com a língua, inventando e espalhando fofocas, inverdades, odiando o irmão, a palavra é uma arma que mata também, os gestos, a indiferença, a frieza, o descaso, o desamor, matam também os irmãos.

Pegando outro mandamento, diz Jesus: “Não cometerás adultério”, acrescenta ainda o Mestre que aquele que sequer olhar com desejo para uma mulher, um homem e o cobiçarem já está em adultério, pois adulterou em seus sentimentos, em seu coração, seu olhar trouxe impurezas e desejos maus para dentro de si. Os olhos são a janela da alma, é necessário pedir sempre: Senhor dá-me olhos limpos e puros, para que ao olhar os meus irmãos eu transmita a tua pureza de olhar e não sensualidade ou sexualidade desregrada, desejos maus e infernais.

Ainda o Senhor complementa não jurarás falso ao Senhor teu Deus, mas cumpre o que prometeste a Ele.

O Senhor diz não jureis de modo algum, seja, vossa decisão sim, sim ou não, não o que passar disso vem do maligno.

Jesus quis dizer com isso sede claros, precisos, honestos com vocês mesmos, não vos enganeis e nem enganeis o vosso Pai dos céus, se é sim diga sim, se é não, diga não, não enrole, não se iluda, não ludibrie pois o mal e seus filhos que tem tal comportamento, o cristão tem que estar sempre atento e manter e empenhar a sua palavra, sua atitude, sua ação perante o Senhor.

Para o cristão não existe o mais ou menos, ou quase, o morno, ou o talvez, é sim ou não e nada além, nada mais.

É preciso buscar a verdade e a sinceridade em Deus, ser da luz, a Sabedoria que vem de Deus nortear os rumos da vida do cristão, ser esse diferencia, em meio a uma sociedade hipócrita, das trevas, que não quer mais considerar os valores, a palavra empenhada hoje não vale quase nada se muda mais do que roupa, hoje eu digo isso, amanhã aquilo, depois aquilo outro e não mantenho minha decisão e nem minha palavra dada.

A mentira tomando conta e norteando desde nossas crianças e jovens, mas é apenas uma mentirinha e não prejudicará em nada, mas nisso os valores éticos, morais e cristãos vão se esvaindo, se eu posso mentir aqui, posso ali, posso lá, minha vida é uma grande mentira e quando vejo nossa é como teia de aranha, estou mais enrolado que gato em novelo de lã.

Reafirmar o que disse uma vez é um grande valor, assumir sua culpa ou sua responsabilidade ainda que doa, fira, machuque e lhe custe caro, você tem a ganhar, ser honesto, bom, fiel a Deus nunca é ser otário, fraco e trouxa e sim ser sábio, humilde, perseverante e executador de sua Palavra.

Antes a palavra dada era a palavra empenhada, valia o fio do bigode como os antigos diziam, cumpriam a sua palavra, o que diziam, hoje precisamos tudo de um papel escrito, documentado no cartório, com carimbos e assinaturas, sacramentalizado para que assim possamos acreditar nos outros ou na palavra empenhada pelos outros.

Quão triste vamos perdendo a confiança e o crédito nas pessoas, um pedaço de papel tem mais valor que a pessoa, ou a sua palavra, nos reduzimos a isso na sociedade onde o que importa é o passar pra trás, a esperteza, o se dar bem sobre tudo e todos, o estar no auge, acima do bem e do mal, ouvimos insistentemente o mundo é dos espertos e inteligentes, dos ágeis.

Até aonde iremos? Será que na eternidade podemos ser e nos considerar espertos por dar nossos pequenos golpes? Ou fazer nosso conhecido e famoso jeitinho brasileiro? Certamente não. Deus é justo, fiel e compassivo e julgará o universo e todos os povos, línguas, raças e nações com justiça e equidade, dando na medida correta o que cada um de nós merece, sem maracutaias, ou jeitinhos brasileiros.

Peçamos neste dia meus irmãos: Senhor que eu possa ser justo, honesto, fiel, agradável a ti, verdadeiro como Tu és a mim. Te louvo e te agradeço desde já porque fazes de mim uma nova criatura renovada em tua Palavra e no teu amor. Assim seja, Amém!

Abençoai-nos o Deus Todo Poderoso. Em Nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Diógenes Guedes.

Clique aqui e seja o primeiro a comentar!:

Por favor, ao comentar não esqueça de deixar seu nome!