Pesquisar no blog

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Semeando o Amor de Deus com Diógenes Guedes

8º Domingo do Tempo Comum – Cor Litúrgica – Verde.

“Só em Deus o repouso encontrei, Só em Deus achei abrigo, Ele é minha rocha e salvação!”

1ª Leitura - Isaías 49,14-15.

Salmo Responsorial – Salmo 61.

2ª Leitura - 1º Coríntios 4,1-5.

Evangelho - Mateus 6,24-34.

A Primeira Leitura do Livro do Profeta Isaías, traz o profeta questionando ao Senhor quanto ao seu amor e quanto a sua presença. Contudo, Deus diz a Ele que poderá a mulher esquecer o filho que saiu do seu ventre, aquele que foi gerado por ela, mas o Senhor jamais esquecerá dos seus e os ama infinita e imensamente.

É difícil a mãe que gera o filho os nove meses em seu ventre que o tem por e com amor e assim abriga aquele que é o seu tudo, o ser que toma sua vida, sua própria carne e sangue, contudo, ainda que esta esqueça a sua cria, o seu filho, o Senhor Deus jamais esquece aqueles que são seus, aqueles que os pertence, pois carregam em si as marcas de sua vitória.

O Salmo 61, o salmista diz e reafirma que só em Deus há a salvação e só Nele encontra paz sua alma, pois é o seu refúgio e fortaleza, a sua rocha salvadora. “Só em Deus a minha alma tem repouso,/ só ele é meu rochedo e salvação.”

A Segunda Leitura retirada da Carta de São Paulo aos Coríntios, Paulo ensina a Comunidade de Corinto, que se julguem assim como ele meros servidores de Cristo, administradores dos mistérios do Reino dos céus, e que de todo administrador se exige fidelidade máxima para o exercício deste cargo sublime.

Aquele que se demonstra fiel não importa sequer ser julgado por qualquer tribunal humano e nem mesmo por si, pois, encontra-se amparado em Deus que é fiel e justo.

Só o Senhor Deus julga reta e fielmente os corações, pois para Ele a Noite é clara como o Dia, e nada ficará oculto ou obstruído, colocará tudo à tona, e Ele mesmo sabe dos propósitos de cada coração, os sonda e dará a cada um o que for justo e merecido.

O Evangelho segundo Mateus, apresenta Jesus pregando aos seus discípulos e ensinando-os uma das mais sublimes lições do seguidor fiel, onde o seguidor deve fazer a opção para servir e seguir apenas um Senhor e não mais de um, pois se o fizer estará amando a um e odiando o outro.

Foi justamente o Tema da CF/2010, vós não podeis servir a Deus e ao dinheiro, porque amará um e odiará o outro. Devemos assim fazer nossa opção por Deus se o queremos seguir de fato.

Jesus diz aos seus discípulos não vos preocupeis com o que deveis vestir, comer ou beber, nem com o vosso corpo. Tomem como exemplo os pássaros dos céus eles não cumulam alimentos em celeiros, não semeiam e nem colhem, porém, o vosso Pai que está nos céus os mantém vivos e felizes. Se o vosso Pai dos céus trata assim os pássaros e outras criaturas que dirá a vós seres humanos, criados à sua imagem e semelhança, filhos amados?

Olhem para os lírios e flores dos campos, eles não tecem, não trabalham e nem fiam, porém o vosso Pai dos céus cuida deles. Assim, se Deus veste as ervas dos campos, que de manhã estão verdes e de tarde fenecem que dirá a vós os seus filhos amados, o que o Pai dos céus faz e fará por vós?

Assim não devemos nos preocupar como os pagãos o que vamos vestir, comer e beber, pois temos um Deus, um Pai que estás nos céus que cuida de nós, que sabe do que precisamos de fato e supre nossas necessidades.

Pelo contrário busquemos sim em primeiro lugar o Reino dos Céus e tudo o mais nos virá por acréscimo. E, portanto, não nos preocupemos com o dia de amanhã e sim com o hoje e suas preocupações, pois cada dia tem suas próprias aflições e problemas a serem solucionados.

Nos preocupamos tanto com o dia de amanhã, com o futuro, como será o que farei no trabalho, o que darei a meus filhos, o que farei aos meus pais, como será isso ou aquilo daqui a 5, 10 anos ou mais e assim nos esquecemos do foco principal que é viver bem e feliz o hoje.

Colocar nas mãos de Deus todas as aflições e problemas e resolver dia-a-dia cada coisa e a seu devido tempo e lugar. Quem muito vê só o futuro, vive mal o presente e se arrepende de seu passado.

Não temos o controle do tempo, dos dias, horas, minutos e segundos, só a Deus pertence, Ele é o Senhor do tempo e da história. A nós cabe aproveitar a cada momento como se fosse o último. Amar e fazer o bem sem olhar a quem, viver intensamente.

O acúmulo dos bens não traz segurança e nem tranqüilidade espiritual, pois tudo passa nesta vida, tudo vai e só Deus permanece e fica. Tanta gente infeliz e coração partido e gelado por acumular tantos bens e dinheiro e buscar somente grandezas e poder, vê o tempo passando e os dias urgindo e o seu fim chegando.

O Senhor hoje através do Evangelho vem dizer confiem mais na providência de Deus, vosso Pai dos céus sabe daquilo que vocês precisam e necessitam, e Ele vos dará no tempo e na medida certa, antes mesmo até de vós pedis e se mereceis.

Jesus diz busquem em primeiro lugar o Reino dos Céus e a sua Justiça e tudo e tudo mesmo o mais vos virá por acréscimo. Não vos preocupeis com o que comereis, bebereis ou vestireis, pois o Pai cuida dos animais selvagens, das plantas, flores, dos pássaros e não cuidarás de vós, que valeis muito mais? Claro que sim, pois o homem é criado à imagem e semelhança de Deus, somos os seus filhos amados, o Pai não dá um escorpião ou uma cobra ao filho que está com fome, dará e providenciará o melhor possível, assim é o nosso Deus.

Então hoje, agora, no tempo presente somos convidados a amar a Deus de todo o coração, amar o nosso próximo como a nós mesmos, respeitar e honrar pai e mãe, viver com intensidade todos os mandamentos de Deus e sobretudo praticar o bem às pessoas como se fosse a nossa última vez, o último momento, busquemos assim ser mais coração, mais amor, mais caridade e mais solidariedade aos nossos irmãos.

Abençoai-nos o Deus Todo Poderoso. Em Nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Diógenes Guedes.

Clique aqui e seja o primeiro a comentar!:

Por favor, ao comentar não esqueça de deixar seu nome!