Pesquisar no blog

sexta-feira, 4 de março de 2011

Combate a dengue

O Brasil mais uma vez entra em luta contra a dengue e o blog Alma Missionária também faz a sua parte, colaborar para que esse mosquito não cause tantos problemas.

Todos os dias muitas pessoas ficam infectadas e algumas até morrem, porém para evitar esse tipo de acontecimento é preciso ter algumas precauções. São passos simples, que às vezes de tão simples as pessoas acham que não é necessário, pelo contrario, é pelos pequenos passos que as grandes coisas acontecem e nada melhor que começar por você mesmo.

O mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti, foi introduzido na América do Sul através de barcos (navios negreiros) provenientes da África, no período período colonial, junto com os escravos.

Qual a causa?

A infecção pelo vírus, transmitido pela picada do mosquito Aedes aegypti, uma espécie hematófaga originária da África que chegou ao continente americano na época da colonização. Não há transmissão pelo contato de um doente ou suas secreções com uma pessoa sadia, nem fontes de água ou alimento.

Como tratar?
Não existe tratamento específico para dengue, apenas tratamentos que aliviam os sintomas.
Deve-se ingerir muito líquido, como água, sucos, chás, soros caseiros, etc. Os sintomas podem ser tratados com dipirona ou paracetamol. Não devem ser usados medicamentos à base de ácido acetil salicílico e antiinflamatórios, como aspirina e AAS, pois podem aumentar o risco de hemorragias.

Agora que você já sabe um pouco sobre a dengue, vamos passar alguns passos de prevenção! Você talvez já conheça, mas sempre é bom relembrar!

A melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença.

Mantenha a caixa d’água sempre fechada com tampa adequada.

Remova folhas, galhos e tudo que possa impedir a água de correr pelas calhas.

Não deixe a água da chuva acumulada sobre a laje.

Lave semanalmente por dentro com escova e sabão os tanques utilizados para armazenar água.

Mantenha bem tampado torneis e barris de água.

Encha de areia ate a borda os pratinhos dos vasos de planta.

Se você tiver vasos de plantas aquáticas, troque a água e lave o vaso principalmente por dento com escova e sabão pelo menos uma vez por semana.

Guarde garrafas sempre de cabeça para baixo.

Entregue pneus velhos ao serviço de limpeza urbana ou guarde-os sem água em local coberto e abrigados da chuva.

Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira bem fechada. Não jogue lixo em terrenos baldios.

Muito fácil não é? Exatamente por que é fácil demais que devemos prevenir à dengue! E não se esqueça combater a dengue é um dever de todos nós. Converse com seus vizinhos, faça um mutirão e combata a dengue ai na sua região.

E se você apresenta alguns sintomas como:

* Febre alta com início súbito.
*Forte dor de cabeça.
*Dor atrás dos olhos, que piora com o movimento dos mesmos.
*Perda do paladar e apetite.
*Manchas e erupções na pele semelhantes ao sarampo, principalmente no tórax e membros superiores.
*Náuseas e vômitos·
*Tonturas.
*Extremo cansaço.
*Moleza e dor no corpo.
*Muitas dores nos ossos e articulações.

É importante procurar orientação médica ao surgirem os primeiros sintomas, pois as manifestações iniciais podem ser confundidas com outras doenças, como febre amarela, malária ou leptospirose e não servem para indicar o grau de gravidade da doença.

Brasil unido contra a dengue!

Alma Missionária, prestando serviço e informação pra você!

Clique aqui e seja o primeiro a comentar!:

Por favor, ao comentar não esqueça de deixar seu nome!