Pesquisar no blog

domingo, 24 de abril de 2011

Jesus ressuscitou! Está vivo e presente no meio de nós!

Páscoa é passagem das trevas para a luz, da morte para a vida, de uma vida de pecado para uma vida de conversão. A Páscoa nos compromete a superar os sinais de morte presentes na cultura e na convivência humana contemporânea. O anúncio pascal traz a certeza de que a injustiça, o egoísmo, a violência, o ódio e a insegurança não terão a última palavra sobre nossa existência.

Este significado teológico da Páscoa nos motiva a assumir, com afinco, o objetivo geral da Campanha da Fraternidade de 2009, que é “suscitar o debate sobre a segurança pública e contribuir para a promoção da cultura da paz nas pessoas, na família, na comunidade e na sociedade, para que todos se empenhem efetivamente na construção da justiça social que seja garantia de segurança para todos” (Texto-Base, 4).

Viver em segurança é uma das aspirações fundamentais do ser humano. Durante nove meses, o útero materno garantiu ao bebê segurança e proteção. Não raro, ao vir ao mundo, esse ser indefeso e totalmente dependente, depara-se com uma realidade assustadora. Aquela paz e tranqüilidade de antes já não existem mais. A violência e a agressividade tornam as pessoas inseguras para o resto da vida!

Além dessa insegurança psicológica, existe ainda a insegurança causada pela realidade social. Vivemos num mundo violento! A violência está presente em todas as classes sociais. Esta é a constatação mais fácil de se evidenciar. Basta sair na rua, ligar a TV, ler os jornais e, às vezes, nem precisamos sair de casa, para nos depararmos com violências dos mais variados tipos.

Todos nós temos conflitos pessoais, pois a realidade em que vivemos é muito distante do ideal que almejamos. Por isso, é impossível viver sem conflitos. Contudo, o conflito, por si só, não é nocivo. São as posturas e as atitudes que as pessoas tomam diante do conflito que podem ter conseqüências desastrosas para todos os que nele estão envolvidos, e para a sociedade em geral, pois são estas posturas que podem gerar violência e insegurança social.

Precisamos melhorar nossas atitudes diante dos conflitos em casa e na rua. Precisamos superar nossos medos, com a ajuda de Deus e dos irmãos, pois o medo nos leva a buscar soluções no consumo. É na comunidade que encontramos forças para superar os nossos medos. Vivendo unidos, na fraternidade, encontraremos a paz!

A ressurreição de Jesus revela que Deus está do lado da vida e da paz; por isso, somos convocados a estar desse lado também. Através delas e por infinita bondade para conosco, Deus tornou-se próximo de nós e manifestou-nos amor sem medida, iluminou e deu sentido novo à vida humana. A Páscoa de Jesus é sinal da vitória possível sobre a morte e sobre todos os males.

Que o Deus da vida abençoe a todos!

Jesus, que passou da morte para a vida, fortifique nossa esperança e segurança nos ajude a vencer nossos conflitos e medos!

Dom Antônio Carlos Félix

(Fonte – www.catequisar.com.br)

Clique aqui e seja o primeiro a comentar!:

Por favor, ao comentar não esqueça de deixar seu nome!