Pesquisar no blog

sexta-feira, 6 de maio de 2011





Como surgiu a oração do Santo Rosário

A oração do Santo Rosário surge aproximadamente no ano 800 à sombra dos mosteiros, como Saltério dos leigos. Dado que os monges rezavam os salmos (150), os leigos, que em sua maioria não sabiam ler, aprenderam a rezar 150 Pai nossos. Com o passar do tempo, se formaram outros três saltérios com 150 Ave Marias, 150 louvores em honra a Jesus e 150 louvores em honra a Maria.

No ano 1365 fez-se uma combinação dos quatro saltérios, dividindo as 150 Ave Marias em 15 dezenas e colocando um Pai nosso no início de cada uma delas. Em 1500 ficou estabelecido, para cada dezena a meditação de um episódio da vida de Jesus ou Maria, e assim surgiu o Rosário de quinze mistérios.

A palavra Rosário significa 'Coroa de Rosas'. A Virgem Maria revelou a muitas pessoas que cada vez que rezam uma Ave Maria lhe é entregue uma rosa e por cada Rosário completo lhe é entregue uma coroa de rosas. A rosa é a rainha das flores, sendo assim o Rosário a rosa de todas as devoções e, portanto, a mais importante.

O Santo Rosário é considerado a oração perfeita porque junto com ele está a majestosa história de nossa salvação. Com o rosário, meditamos os mistérios de gozo, de luz, de dor e de glória de Jesus e Maria. É uma oração simples, humilde como Maria. É uma oração que podemos fazer com ela, a Mãe de Deus. Com o Ave Maria a convidamos a rezar conosco e por nós. A Virgem sempre nos dá o que pedimos. Ela une sua oração à nossa. Portanto, esta é mais poderosa, porque Maria recebe o que ela pede, Jesus nunca diz não ao que sua Mãe lhe pede. Em cada uma de suas aparições, nos convida a rezar o Rosário como uma arma poderosa contra o maligno, para nos trazer a verdadeira paz.

O Rosário é composto de dois elementos: oração mental e oração verbal.

No Santo Rosário a oração mental é a meditação sobre os principais mistérios ou episódios da vida, morte e glória de Jesus Cristo e de sua Santíssima Mãe.

A oração verbal consiste em recitar quinze dezenas (Rosário completo) ou cinco dezenas do Ave Maria, cada dezena iniciada por um Pai Nosso, enquanto meditamos sobre os mistério do Rosário.

A Santa Igreja recebeu o Rosário em sua forma atual em 1214 de uma forma milagrosa: quando a Virgem apareceu a Santo Domingo e o entregou como uma arma poderosa para a conversão dos hereges e outros pecadores daquele tempo. Desde então sua devoção se propagou rapidamente em todo o mundo com incríveis e milagrosos resultados.

Inclusão dos Mistérios Luminosos

Em 2002, ano do Santo Rosário, Sua Santidade o Papa João Paulo II instituiu os mistérios Luminosos - sobre a vida pública de Jesus. Dessa forma, o Rosário tendo 4 (quatro) terços não deveria mais ser chamado de Terço e sim a 4ª (quarta) parte do Rosário. Entretanto, o Santo Padre optou por deixar permanecer o nome Terço, considerando que já estava firmado no coração dos devotos de nossa Mãe, e assim ficou. Aos poucos, a terminologia “Terço” cede espaço ao termo mais abrangente “Rosário”.

Paulo VI, em sua Encíclica Christi Matri, consagrou o mês de outubro ao Rosário. No marcante dia sete de outubro de 2002, memória litúrgica de Nossa Senhora do Rosário, João Paulo II ampliou esta popular e tradicional devoção. Deste modo, na confecção do Rosário completo, ao invés de três “Terços”, temos quatro “Quartos”. Como o usual é mesmo a recitação por parte, através dos grupos de cinco mistérios, em nada foi modificado o conjunto das “contas” que vêm anexadas. A única diferença é quanto à contemplação dos mistérios. Permaneceram normalmente os Mistérios Gozosos, Dolorosos e Gloriosos, acrescentando-se, um conjunto de cinco dezenas: Mistérios Luminosos.

Os Mistérios da Luz estão incluídos entre os Gozosos e os Dolorosos e são contemplados às quintas-feiras. Temos então a seguinte ordem: Mistérios Gozosos, Luminosos, Dolorosos e Gloriosos. A luz é imprescindível à vida e Cristo é a Luz que preenche de sentido nosso viver.

Trata-se de uma leitura orante da Palavra de Deus. Vinte vezes é recitada a oração bíblica do Pai Nosso. As duzentas Ave Marias, em sua primeira parte, referem-se a uma citação literal da Bíblia (Lc 1,42). Dezenove dos vinte Mistérios são textos bíblicos. O único que não é diretamente bíblico é o que aborda a Assunção de Maria, ainda assim foi declarado dogma de fé pelo Papa Pio XII, a 1/11/1950. – “O que ligares na terra será ligado no céu…” – Mt 16,18s.

Como rezar o Rosário

Orações do Rosário

O Sinal da Cruz

Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Oferecimento

"Divino Jesus, eu vos ofereço este Terço que vou rezar contemplando os mistérios de nossa Redenção. Concedei-me, pela intercessão de Maria, Vossa Mãe Santíssima, a quem me dirijo, as virtudes que me são necessárias para bem rezá-lo e a graça de ganhar as indulgências desta santa devoção. Ofereço-vos particularmente esta oração, pelo aumento e santificação das vocações. Ò Maria, Rainha do Clero, rogai por nós; obtendo-nos numerosos e santos sacerdotes."

O Credo

Creio em Deus, Pai todo-poderoso, criador do Céu e da terra. E em Jesus Cristo seu único Filho, Nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos; foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos; ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na Comunhão dos Santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne e na vida eterna. Amém.

Pai Nosso

Pai Nosso, que estais no céu, santificado seja vosso nome. Venha a nós o vosso reino. Seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje. Perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido. E não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém.

Ave Maria

Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco. Bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores agora e na hora de nossa morte. Amém

Glória

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Jaculatória (Após o Glória)

Ó meu Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas todas para o céu e socorrei, principalmente, as que mais precisarem! Mãe de Deus, derramai sobre a humanidade inteira as graças eficazes da vossa chama de amor, agora e na hora de nossa morte. Amém.

Agradecimento:

“Infinitas graças Vos damos, soberana Rainha, pelos benefícios que recebemos todos os dias de vossas mãos liberais. Dignai-Vos agora e para sempre, tomar-nos debaixo de vosso poderoso amparo, e para mais Vos obrigar ( ou se desejar pode dizer: e para melhor expressarmos o nosso agradecimento), Vos saudamos com uma Salve, Rainha."

Salve Rainha

Salve Rainha, Mãe de misericórdia, vida, doçura e esperança nossa, salve. A vós bradamos degredados filhos de Eva. A vós suspiramos gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eia, pois, advogada nossa: esses vossos olhos misericordiosos, a nós volvei. E depois deste desterro, mostrai-nos Jesus, bendito fruto de vosso ventre. Ó clemente, Ó piedosa, ó doce sempre Virgem Maria! Rogai por nós, Santa Mãe de Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Depois de cada dezena pode-se recitar a seguinte oração, como indicou a Santíssima Virgem Maria em Fátima:"Ó meu Jesus, perdoai-nos e livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas todas para o céu, e socorrei principalmente as que mais necessitarem da vossa misericórdia".


Os Mistérios do Rosário


MISTÉRIOS DA ALEGRIA (gozosos)

(Segundas e Sábados)


1º Mistério: A Anunciação do Anjo a Nossa Senhora. (Lc 1, 26-38)

2º Mistério: A Visitação de Nossa Senhpra a santa Isabel. (Lc 1, 39-56)

3º Mistério: O Nascimento de Jesus no presépio de Belém. (Lc 2, 1-20)

4º Mistério: A Apresentação do Menino Jesus no Templo. (Lc 2, 22-38)

5º Mistério: O Encontro do Menino Jesus no Templo, entre os Doutores. (Lc 2, 41-50)



MISTÉRIOS DA DOR (dolorosos)

(Terças e Sextas)


1.º Mistério: Oração e Agonia de Jesus no Jardim das Oliveiras. (Mt 26, 36-46)

2º Mistério: A Flagelação de Nosso Senhor Jesus Cristo. (Mt 27, 24-26)

3º Mistério: O Coroação de espinhos. (Mt 27, 27-31)

4º Mistério: Jesus a caminho do Cálvário e o encontro com Sua Mãe. (Lc 23, 26-32)

5º Mistério: A Cruxificação e Morte de Jesus. (Jo 19, 17-30)



MISTÉRIOS DA GLÓRIA (gloriosos)

(Quartas e Domingos)


1º Mistério: A Ressurreição de Jesus Cristo. (Mt 28, 1-10)

2º Mistério: A Ascensão de Jesus ao Céu. (Act 1, 6-11)

3º Mistério: A descida do Espírito Santo sobre Nossa Senhora e os Apóstolos, reunidos no Cenáculo. (Act 1, 12-14 e 2, 1-4)

4º Mistério: A Assunção de Nossa Senhora ao Céu em corpo e alma. (1Cor 15, 12-23)

5º Mistério: A Coroação de Nossa Senhora, como Rainha do Céu e da Terra. (Ap 12, 1-17)



MISTÉRIOS DA LUZ (luminosos)

(Quinta-feira)


1º Mistério: O Batismo de Jesus no Rio Jordão. (Mt 3, 13-17)

2º Mistério: A Revelação de Jesus nas Bodas de Caná. (Jo 2, 1-11)

3º Mistério: O Anúncio do Reino de Deus. Um convite à conversão (Mt 4, 12-17-23)

4º Mistério: A Transfiguração de Jesus no Monte Tabor. (Lc 9, 28-36)

5º Mistério: A Última Ceia de Jesus com os Apóstolos e a Instituição da Eucarístia. (Lc 22, 14-20)

“Rogai por nós santa Mãe de Deus,

para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Amém!”

Clique aqui e seja o primeiro a comentar!:

Por favor, ao comentar não esqueça de deixar seu nome!