Pesquisar no blog

domingo, 5 de junho de 2011

Semeando o Amor de Deus com Diógenes Guedes - Ascensão do Senhor

Hoje é o dia da Ascensão do Senhor e como nosso amigo Diógenes está se recuperando de uma cirurgia, vamos reexibir o comentário da Ascensão do Senhor do ano passado. Fiquem com Deus.

Domingo da Ascensão do Senhor – Cor Litúrgica – branca.

“Por entre aclamações Deus se elevou, o Senhor subiu ao toque da trombeta!”

1ª Leitura – Atos dos Apóstolos 1, 1-11.

Salmo Responsorial – Salmo 46.

2ª Leitura – Efésios 1,17-23.

Evangelho – Lucas 24,16-53.

Com a Solenidade da Ascensão do Senhor terminamos o período Pascal na Igreja, é a alegria da Volta de Jesus ao Pai Santo o qual ressurgido da morte para a vida e triunfal na eterna glória.

A Primeira Leitura, trata dessa pregação aos discípulos e do retorno de Jesus aos céus em sua glória enviando a nós o Espírito Santo prometido.

Jesus reafirma em sua pregação e faz-se ver que iria ao Pai, mas nos mandaria o Páraclito, o defensor, nosso advogado o Espírito Santo de Deus, aquele que os recordaria de todas as coisas.

É a promessa do Senhor Jesus derramar a força do alto, o poder do Espírito Santo, tornando os discípulos suas testemunhas em toda a região de Jerusalém, da Judéia e da Samaria e estende esse mandato hoje a cada um de nós Ide e levai a Palavra de Deus a todos os povos, a toda terra.

Depois desta confirmação de Jesus os discípulos olham para o céu e vêem Jesus em sua glória onde lhes aparecem dois homens de brancos, os anjos de Deus, dizendo que este Jesus que hoje retorna a casa do Pai, um dia retornará da mesma forma. Essa já é a segunda vinda do Senhor glorioso aquele que governa e ilumina toda a terra.

O Salmo 46, é a resposta desta leitura, “Por entre aclamações Deus se elevou, o Senhor subiu ao toque da trombeta!” esta é a alegria do povo todo e de todo o universo em festa que vê a glória e o poder do seu Deus que se eleva ao som de glória e louvor.

Na Segunda leitura, Paulo começa exaltando a Deus por manifestar a sua glória em Jesus. Convida-nos a abrir o nosso coração à luz, para entendermos seus ensinamentos e quão grandiosa é a sua sabedoria , trazendo seu poder em favor de todos aqueles que crêem nele.

Deus manifesta sua força em Cristo Jesus, quando ressuscitou dos mortos e o Senhor sentado a direita do Pai, o qual lhe deu sua autoridade, poder, potência, soberania, e títulos deste mundo e do mundo futuro. Ele pôs tudo sob os seus pés e fez dele, a cabeça da Igreja, que ó corpo, a plenitude universal.

Do corpo a cabeça é quem o dirige, é o órgão que coordena todo o corpo, sendo assim de total importância, não pode haver corpo sem cabeça. Jesus é a cabeça da Igreja.

No Evangelho vemos claramente Jesus dizer aos seus discípulos tudo o que ele passaria sua paixão, morte e ressurreição, e o poder de seu nome as nações, e que esses mesmos discípulos que o ouvem seriam suas testemunhas , os revestindo com a força do alto, o envio do Espírito Santo, Jesus ergue suas mãos e os abençoa, sendo assim elevado aos céus os quais o contemplam em profunda adoração.

Retornam então para Jerusalém com grande alegria, bendizendo a Deus.

Jesus ele é elevado aos céus por seu próprio poder, pois é Deus e tem toda força, a glória e a majestade isso é a ascensão do Senhor, e subindo ao Pai o Senhor, manda sua força aos discípulos para serem suas testemunhas, levando seu Nome, sua bênção e seu poder a toda a humanidade.

Hoje se estende essas testemunhas através de todos aqueles que anunciam que Jesus é o Senhor e o Salvador de suas vidas, que Ele está vivo e presente entre nós e que tem poder e majestade.

Abençoai-nos o Deus todo Poderoso. Em Nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Diógenes Guedes.

*Postagem originalmente exibida em 5/05/10 (Arquivo Alma Missionária)

Clique aqui e seja o primeiro a comentar!:

Por favor, ao comentar não esqueça de deixar seu nome!