Pesquisar no blog

sábado, 11 de junho de 2011

Solenidade de Pentecostes com Diógenes Guedes

Diógenes Guedes é o autor desse artigo, devido a uma cirurgia, ele está em repouso, portanto o artigo do comentário de Pentecostes do ano passado é postado hoje.

SOLENIDADE DE PENTECOSTES – cor litúrgica vermelha
Envia o teu Espírito Senhor e renova a face da terra!
1ª Leitura – Atos dos Apóstolos 2, 1-11.
Salmo Responsorial – Salmo 103.
2ª Leitura – 1 Coríntios 12,3-7. 12-13.
Evangelho – João 20, 19-23.
Na Solenidade de Pentecostes a cor litúrgica deste dia é o vermelho, a cor do fogo abrasador que desce sobre os apóstolos reunidos no Cenáculo, após a segunda leitura temos o canto da Sequência que neste dia é obrigatória sua execução. Pode dinamizar a celebração com a entrada dos dons do Espírito Santo em forma de línguas de fogo e ainda pode-se fazer a cerimônia para apagar o Círio Pascal que nos acompanhou a Páscoa toda como sinal e presença do Ressuscitado.
Em alguns lugares se celebra na tarde do dia de Sábado a Vigília de Pentecostes.
Na Primeira Leitura, vemos o Dia de Pentecostes, os discípulos reunidos todos no Cenáculo, onde de repente surge um forte vento, enche a casa, aparece como sinais de línguas de fogo sobre os apóstolos e todos ficaram cheios do Espírito Santo, começaram a falar em outras línguas conforme eram inspirados.
Tinham povos de vários lugares, línguas, raças e nações, cada um ouvia eles falarem em suas próprias línguas, anunciavam em seu dialeto as maravilhas e grandezas do nosso Deus.
O Salmo 103, é a exaltação do Espírito Santo de Deus em sua criação, pois com sabedoria criou todas as coisas e nelas pôs o sopro da vida. “Enviai o vosso Espírito Senhor, e da terra toda face renovai!
Na Segunda leitura, na carta de São Paulo, nos mostra claramente que ninguém pode dizer que Jesus Cristo é o Senhor se não for pela ação do Espírito Santo. Mostra que tem diversidade de dons, com diversos ministérios e carismas, mas um só é o nosso Deus que age em tudo e em todos.
A cada um é dado um dom pra colocar a serviço do bem comum, assim como existe o corpo que tem muitos membros e um depende do outro, embora tendo muitos membros em um corpo todos são importantes e um depende do outro pra formarem o conjunto como um todo.
Assim nós Igreja formamos o Corpo Místico de Cristo que é a cabeça que governa e comanda esse corpo que é a Igreja e todos comungamos de um mesmo Espírito que é Uno e nos faz convivermos em unidade.
Os dons do Espírito Santo são 7: Sabedoria, Inteligência, Conselho, Fortaleza, Ciência, Piedade e temor de Deus.
No Evangelho segundo João, mostra os discípulos reunidos no Cenáculo, fechados e com medo após o fato da morte do Senhor de que o mesmo acontecesse com eles e o próprio Jesus aparece a eles saudando-os com a sua paz. “A paz esteja convosco!”.
Depois da saudação Jesus mostra as mãos e o lado, se alegram os discípulos após verem Jesus e novamente Jesus saúda-os discípulos com sua paz. “A paz esteja convosco. Como o Pai, me enviou, também eu vos envio.” E depois sopra sobre eles e diz: “Recebei o Espírito Santo. A quem perdoardes os pecados, eles lhe serão perdoados; a quem não os perdoardes, eles lhe serão retidos”.
Vemos claramente o Ressuscitado traz a Paz, a concórdia, ele que retira todo o medo e temor através de seu Espírito Santo que é fogo abrasador, que ilumina, esclarece, dá força e vigor a cada um de nós para sermos suas testemunhas pelo mundo e levarmos a Boa Nova a todos que dela precisam.
É Jesus quem nos põe em marcha e nos envia a missão de cada dia para anunciar seu amor, sua paz, sua graça, ser bênção, sal e luz ao mundo tão discrente, tão conturbado, tão cheio de guerras e desavenças, quanta incredulidade, frieza na fé, desesperança, medo, rancor, vingança, egoísmo, as trevas parecem que querem reinar e imperar sobre nossa terra.
É o Espírito Santo presente desde o início da criação como diz no livro do Gêneses, o Espírito de Deus paraiva sobre as águas, o Espírito dá força a criação formada do nada pelo maior artista dos artistas do universo, o nosso Deus.
Através do respiro divino tudo se fez o céu, a terra, as águas, os animais, plantas, tudo que se move e respira dá glórias ao criador e canta sua bondade imensa.
Jesus é claro quando diz que a condição para receber o Espírito Santo é perdoar os pecados tantos os nossos, pessoais, como os dos irmãos. Se perdoamos aqueles que nos ofendem nesta vida, aqui nesta terra, o perdão se estenderá nos céus a nós, pois quem muito ama, muito perdoa!
O perdão abre o coração, faz com que brote sentimentos onde até então era terra seca e sem vida, o Espírito Santo age e aquece os corações gelados e frios, os corações de pedra em carne se tornam, o gelo e o frio aquecem.
Convido todos a fazerem a oração da sequência de Pentecostes que é feita após a 2ª Leitura na Missa, clamar o Espírito Santo pra nossa vida, nossas situações difíceis e problemas diários.
Espírito de Deus, enviai dos céus um raio de luz!
Vinde, Pai dos pobres, daí aos corações vossos sete dons.
Consolo que acalma, hóspede da alma, doce alívio vinde!
No labor descanso, na aflição remanso, no calor aragem.
Enchei luz bendita, chama que crepita, o íntimo de nós!
Sem a luz que acode, nada o homem pode, nenhum bem há nele.
Ao sujo lavai, ao seco regai, curai o doente.
Dobrai, o que é duro, guiai no escuro, o frio aquecei.
Daí à vossa Igreja, que espera e deseja vossos sete dons.
Daí em prêmio ao forte uma santa morte, alegria eterna. Amém!
Façamos a experiência de intimidade com Deus e digamos sempre quando acordarmos seja a primeira coisa do nosso dia: “Enviai Senhor o vosso Espírito sobre mim neste dia, sobre todos os que eu ver, e sobre tudo o que eu fizer!
Abençoai-nos o Deus todo poderoso. Em Nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, Amém!
Diógenes Guedes.

Clique aqui e seja o primeiro a comentar!:

Por favor, ao comentar não esqueça de deixar seu nome!