Pesquisar no blog

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Bento XVI fez nomeações para o Brasil

O papa Bento XVI aceitou a renúncia do bispo de Caxias do Sul (RS), Dom Nei Paulo Moretto, na função desde maio de 1983.

A renúncia foi aceito pelo papa conforme ao Cânon 401.1 do Código de Direito Canônico, por ter já completado 75 anos.

Para suceder o bispo, Bento XVI nomeou o bispo coadjutor da mesma diocese, Dom Alessandro Ruffinoni.

Dom Alessandro, italiano de San Martino de’Calvi, vai assumir a diocese como o novo bispo diocesano. Desde 2006 é bispo auxiliar de Porto Alegre (RS) e estudou formação humana e espiritual; parapsicologia, desenvolvimento integral da personalidade; além de Planejamento de Pastoral Vocacional e atualização em Missiologia na Universidade Urbaniana, em Roma, como ouvinte.

Outra nomeação realizada por Bento XVI foi a transferência do bispo de Araçuai (MG), Dom Severino Clasen para assumir a diocese de Caçador (SC), vacante desde 24 de novembro de 2010.

Dom Severino será o 4º bispo de Caçador. Ele nasceu em 1954, em Petrolândia (SC), foi ordenado padre em 1982 e bispo em 1995.

Estudou Filosofia e Teologia em Petrópolis (RJ). O bispo tem pós-graduação em Administração para a Organização do Terceiro Setor na Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP). Além disso, foi coordenador do Departamento de Santuários da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil e fez parte do Conselho Diretor do Serviço Franciscano de Solidariedade (Sefras), do Convento de São Francisco, em São Paulo.

Durante a 49º Assembleia Geral da CNBB, em maio, Dom Severino foi eleito presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato, com um mandato de quatro anos.

Informações CNBB


Foto: Divulgação


Siga o A12 no twitter.com/portal_a12

(Fonte – www.a12.com)

Clique aqui e seja o primeiro a comentar!:

Por favor, ao comentar não esqueça de deixar seu nome!