Pesquisar no blog

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Papa: 'Silêncio e palavra: caminho de evangelização'

O Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais apresentou ontem (24) a mensagem do papa Bento XVI para o 46º Dia Mundial das Comunicações Sociais.


Na mensagem, o papa faz uma reflexão sobre o aspecto do processo humano da comunicação.


Segundo o Pontífice quando palavra e silêncio se excluem mutuamente, a comunicação deteriora-se, porque provoca certo aturdimento ou, no caso contrário, cria um clima de indiferença; quando, porém se integram reciprocamente, a comunicação ganha valor e significado.


O papa desenvolve um pensamento sobre a importância do silêncio na missão da comunicação da Igreja e dos cristãos. Para ele, o silêncio é parte integrante da comunicação. É um momento onde escutamo-nos e conhecemo-nos melhor a nós mesmos.


Isso permite à outra pessoa que fale e se exprima a si mesma, e permite-nos a nós não ficarmos presos, por falta da adequada confrontação, às nossas palavras e ideias. Deste modo abre-se um espaço de escuta recíproca e torna-se possível uma relação humana mais plena.


“No silêncio da Cruz, fala a eloquência do amor de Deus vivido até ao dom supremo. Depois da morte de Cristo, a terra permanece em silêncio e, no Sábado Santo – quando «o Rei dorme (…), e Deus adormeceu segundo a carne e despertou os que dormiam há séculos» (cfr Ofício de Leitura, de Sábado Santo) –, ressoa a voz de Deus cheia de amor pela humanidade”, descreve trechos das mensagem.


O papa explica também que se Deus fala ao homem mesmo no silêncio, também o homem descobre no silêncio a possibilidade de falar com Deus e de Deus.


“Palavra e silêncio. Educar-se em comunicação quer dizer aprender a escutar, a contemplar, para além de falar; e isto é particularmente importante paras os agentes da evangelização: silêncio e palavra são ambos elementos essenciais e integrantes da ação comunicativa da Igreja para um renovado anúncio de Jesus Cristo no mundo contemporâneo”, finalizou Bento XVI na mensagem.


CLIQUE AQUI e leia a mensagem do Papa para o 46º Dia Mundial das Comunicações Sociais: Silêncio e palavra: caminho de evangelização.


Com informações do boletim da Santa Sé


Siga o A12 no twitter.com/portal_a12
Santuário Nacional: twitter.com/padroeira

(Fonte – www.a12.com)

Clique aqui e seja o primeiro a comentar!:

Por favor, ao comentar não esqueça de deixar seu nome!