Pesquisar no blog

sexta-feira, 14 de março de 2014

Quaresma: 'Tempo forte de fé na vida da Igreja'



A Quaresma é um tempo litúrgico muito especial na Igreja de Cristo.

Ela nos prepara para a celebração da Páscoa, a principal festa litúrgica cristã, pois nela se celebra a ressurreição de Cristo.

O Missionário Redentorista, padre Ferdinando Mancílio, explica que deste modo se tem o prolongamento quaresmal que é o Tempo Pascal.

“Historicamente o Tempo da Quaresma intervém três elementos fundamentais, a preparação dos catecúmenos para o batismo na vigília pascal, a reconciliação dos penitentes públicos para viverem com a Comunidade e a preparação de toda a Comunidade para a grande festa da Páscoa”, afirmou.

A Quaresma carrega a conversão tão necessária para todos nós. A certeza da vida em Cristo, Ele ressuscitado dos mortos é a grande força para todos os que nele creem.

“Por isso, a Quaresma é liturgicamente batismal. Deste mesmo sentido decorrem a penitência e os jejuns, ou seja, voltados para a conversão pessoal e comunitária”, acrescentou padre Ferdinando.

De acordo com o Missionário Redentorista, a reforma conciliar – SC 109 – 110 nos faz entender que a Quaresma é: um tempo de renovação, de retiro, de conversão, tempo forte de fé na vida da Igreja, na vida dos cristãos e de todas as Comunidades eclesiais, momento em que voltamos nossa atenção ao mistério pascal, à passagem do mundo para o Pai, reunimo-nos nos grupos ou em Comunidade para meditar a Palavra e tomar iniciativas favoráveis à vida.

“Esse tempo favorável da graça divina nos desperta para revisar nossa vida e nossos propósitos libertadores, como também nossa ação pastoral. Quaresma é tempo propício para mudar a vida da gente”, concluiu.

(Fonte – www.a12.com)

Um comentário:

Por favor, ao comentar não esqueça de deixar seu nome!