Pesquisar no blog

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Segunda-Feira Santa Significado do Nosso Senhor dos Passos


Na segunda-feira santa é o dia que contemplamos a caminhada do Nosso Senhor dos Passos rumo ao calvário.

Nosso Senhor dos Passos é uma invocação de Jesus Cristo e uma devoção especial na Igreja Católica que a ele dirigida, que faz memória ao trajeto percorrido por Jesus Cristo desde sua condenação à morte no pretório até o seu sepultamento, após ter sido crucificado no Calvário.

A história desta devoção remonta à Idade Média, quando os cruzados visitavam os locais sagrados de Jerusalém por onde andou Jesus a caminho do martírio, e quiseram depois reproduzir espiritualmente este caminho quando voltaram à Europa sob forma de dramas sacros e procissões, ciclos de meditação, ou estabelecendo capelas especiais nos templos.

No século XVI se fixaram 14 momentos principais deste trajeto, embora o número tenha variado na história do catolicismo de sete a 39. Estes pontos principais são chamados de as estações ou os passos da Paixão de Cristo ao longo da Via Sacra ou Via Crucis.

Esta invocação se tornou muito popular em alguns países como Portugal e Brasil, dando origem a rica iconografia e onde existem inúmeras igrejas fundadas sob sua proteção, e na Semana Santa são realizadas procissões especiais chamadas de Procissão dos Passos ou Procissão do Encontro.

Oração do Nosso Senhor dos Passos: Senhor dos Passos. Tu que és poderoso, Deus forte, Venha Ee meu socorro, Eu sei para ti não há nada impossível, Por isso afaste da minha vida todo mau, Liberte-Me, Cura-Me. Senhor Dos Passos. Guie os meus passos, Me coloque no caminho certo, Tire todos os obstáculos do meu caminho e me ajude a nunca desanimar.

Clique aqui e seja o primeiro a comentar!:

Por favor, ao comentar não esqueça de deixar seu nome!