Pesquisar no blog

quinta-feira, 30 de maio de 2013

SOLENIDADE DE CORPUS CHRISTI


-->
Hoje a Igreja celebra Corpus Christi, o Corpo e o Sangue de Jesus Cristo, festa do pão e da partilha. Cristo nos reúne e nos convida a nos nutrir do seu corpo, alimento perene que sacia nossa fome de amor e dignidade. Veja o comentário da solenidade de hoje com Diógenes Guedes, e ainda milagres eucarísticos e um texto falando da Festa no Brasil.
-->
Cristo, pão dos pobres


-->
TÃO SUBLIME SACRAMENTO COM MARCINHA
-->
Solenidade do Corpo e Sangue do Senhor – “Corpus Christi” : Cor Litúrgica – Branca.
Isto é o meu Corpo que é dado por vós. Fazei isto em minha memória”.
1ª Leitura – Gênesis 14, 18-20.
Salmo Responsorial – Salmo 109.
2ª Leitura – 1 Coríntios 11,23-26.
Evangelho – Lucas 9, 11-17.
A Solenidade de hoje do Corpo e Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo, ou como popularmente dizemos “Corpus Christi” nos remete a Festa do milagre da partilha, e nos faz pensar temos tanto porque não repartir com aqueles que nada tem? Jesus se mostra como o Pão Vivo descido do céu e quem comer deste Pão terá a Vida Eterna. Na Procissão de Entrada poderão ser utilizados cartazes com frases sobre a Eucaristia, a cor litúrgica deste dia é o branco, a sequência nesta celebração é facultativa a ser cantada de preferência após a segunda leitura, exaltar os Símbolos Eucarísticos tal como o pão e o vinho na procissão dos dons, se puder a distribuição da Eucaristia seja nas 2 espécies. Ressaltar nossa gratidão a Nossos Sacerdotes pois trazem Jesus a cada Eucaristia a nós.
Na Primeira Leitura retirada do Livro do Gênesis vemos a figura do Rei Melquisedeque, rei de Salém que traz pão e vinho pra serem abençoados, pois era sacerdote de Deus, ele abençoa assim Abrão. Em sua bênção ele diz “Bendito seja o Deus que criou o céu e a terra e o Altíssimo que entregou os teus inimigos em tuas mãos!” Termina a leitura dizendo Abrão entregou-lhe o dízimo de tudo.
O Rei Melquisedeque como sacerdote de Deus apresenta os dons do pão e do vinho para serem abençoados, aqui já temos uma reportação a presença e a figura do Sacerdote, aquele que apresenta os sacrifícios do seu povo e as suas orações para serem atendidos por Deus, aquele que traz a bênção de Deus sobre o povo santo.
Nos convida também a olharmos pra nossos sacerdotes com mais amor, com mais gratidão a Deus, são homens que como nós pecadores, com falhas e defeitos, mas revestidos, consagrados a Deus pra trazer Jesus Ressuscitado, em sua presença real do Corpo e Sangue, Alma e Divindade sobre o altar. É através da ação do Espírito Santo de Deus, que os dons do pão e do vinho que apresentamos no momento das oferendas tornam-se em Jesus, o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.
Abrão em sinal de gratidão entrega parte do que tem ao Senhor, o dízimo é bíblico como vemos nesta passagem para a manutenção da casa do Senhor, para a evangelização, manutenção das pastorais e movimentos e da comunidade cristã. Não é forma de usurpação dos bens e forma de enriquecimento ilícito por uns e outros, quando bem empregado torna-se bênção, libertação do nosso egoísmo e do individualismo é a avareza e a ganância que dão lugar a partilha e a justa distribuição dos bens.
O Salmo 109, “Tu é Sacerdote eternamente, segundo a ordem do rei Melquisedeque!” Nos faz novamente lembrar de nossos sacerdotes e daqueles que recebem o sacramento da Ordem, pois são ungidos por seus superiores e recebem o Espírito Santo de Deus, para que em Nome de Cristo, na pessoa de Cristo continuem o exercício do ministério Sacerdotal, a beleza de poder trazer Jesus sobre nossos altares e de perdoar os pecados em nome de Jesus. O Sacramento da Ordem é para sempre, é um selo indelével, ou seja, que não se apaga, uma vez consagrado sempre o será haja o que houver, pois nele encontra-se a bênção de Deus a seu povo.
Na Segunda Leitura da primeira carta de São Paulo aos Coríntios, nos mostra Paulo dizendo ao povo de Corinto que tudo aquilo que eu recebeu do Senhor ele agora transmiti, fazendo o povo ver que na noite em que Jesus foi entregue ele tomou o pão e o vinho e com eles ceou e neste momento então Jesus disse que ficaria com Eles por todos os séculos e que o sacrifício da Eucaristia se renovaria em cada altar até que Ele voltasse.
Diz Jesus ao tomar o pão: “Isto é o meu corpo que é dado por vós. Fazei isto em minha memória”. E depois tomando o cálice disse: “Este é o cálice da nova aliança em meu sangue. Todas as vezes que deles beberdes, fazei isto em minha memória”. Termina dizendo todas as vezes que comerdes deste pão e beberdes deste cálice, estais proclamando a morte do Senhor até que ele venha.
Quando o Sacerdote apresenta a Deus as oferendas do Pão e do Vinho clamando a ação do Espírito Santo de Deus, não é mais pão e não é mais vinho, tornam-se os dons no Corpo e Sangue de Cristo que se dá a nós em sua presença real.
Vemos que Jesus disse Isto é o meu Corpo, Isto é o meu sangue e não isto representa, não é simples teatro, ou memorial simplesmente pra recordar como vemos em muitas seitas ou “igrejas” evangélicas por ai vemos tantas coisas esdrúxulas tais como servir pão e suco de uva pra representar o momento da santa ceia, outras ainda servem até bolo com suco de uva, estão em total descompasso com as Escrituras Santas.
Vejamos o tamanho de nossa responsabilidade num trecho bíblico diz que devemos nos examinar conforme nossa consciência para não recebermos o Corpo e Sangue de Jesus na Santa Eucaristia em estado de pecado grave ou mortal, pois se assim o fizermos comungamos nossa própria perdição e condenação.
Pra quem duvida do Milagre da Eucaristia, da presença real de Jesus a nós leia sobre o Milagre Eucarístico de Lanciano em Roma, onde um sacerdote no momento da consagração tinha dúvidas em seu coração sobre a hóstia e o vinho se transformarem no corpo e sangue de Jesus, ai Jesus se revela ao pobre sacerdote, o que era carne se transforma em pedaço do músculo do coração do Senhor, o que era vinho, se transforma em Sangue de Jesus. Como a Igreja é cautelosa sobre milagres leva a cientistas analisarem a carne e o sangue era carne e sangue de judeu, povo a que Jesus pertencia.
Milagres que fortalecem nossa fé na Eucaristia, em sua presença real, concreta, singela e gloriosa, o Senhor tão grande Rei do Universo nosso Deus veio a nós na forma de uma pobre criança de Belém, cresceu, viveu com os pobres e humildes, na plena simplicidade e por fim deu-se a nós na presença de pão que nos dá vida, força, destemor para testemunhar e vivermos sua Palavra, seu amor.
Pão que nos alimenta e que dá a Vida Eterna, pão que mata a fome espiritual de Deus e do céu, pão dos anjos e dos santos, pão daqueles que crêem e que esperam Nele.
No Evangelho conforme Lucas, vemos Jesus reunido em torno de uma grande multidão onde Ele pregava, contava sobre as maravilhas de Deus ao povo faminto pela Palavra e por suas revelações e curava aqueles que precisavam de cura.
Vendo que a tarde caia e a noite se aproximava, os discípulos disseram a Jesus para dispensar aquele povo todo para que fossem a um povoado conseguir comida e lugar pra ficarem pois ali era deserto onde estavam. Jesus disse aos discípulos: “Dá-lhes vós mesmos de comer”. E eles disseram: “Senhor só temos cinco pães e dois peixes. A não ser que fôssemos comprar comida pra toda essa gente”. Tinha nesta multidão mais ou menos cinco mil homens. Jesus manda eles sentarem em grupos de cinqüenta e assim o fizeram. Jesus apresenta os pães e os peixes que tinha naquele momento os abençoou, partiu e distribuiu alimento a toda a multidão e todos se fartaram e sobrou ainda pedaços de alimentos que colocaram em doze cestos.
Que bênção e que milagre cinco pães e dois peixes que fazendo a justa partilha e a co-divisão alimentam cinco mil pessoas, isso que Jesus pede e quer de nós a partilha e a distribuição de tudo que temos com os irmãos que nada tem. Podemos dizer como os discípulos, senhor nada tenho! Ele ainda te diz ofereça o pouco que tem, pois será muito nas mãos de quem nada tem.
As mãos mais pobres que mais se abrem para ofertar, pois os ricos e poderosos se prendem em seus bens, colocam sua confiança e esperança nos objetos materiais, no poder, no dinheiro, em sua falsa segurança.
Os discípulos reclamam a Jesus, Senhor, são muitos nada podemos fazer, não temos comida pra tantos. Jesus diz a eles alimentem este povo, pois aquilo que nós podemos fazer Jesus não intervém e não faz, pois compete a nós fazermos, darmos nossa contribuição. O Milagre da multiplicação dos pães e peixes só foi possível pois eles apresentaram tudo aquilo que eles tinham naquele momento, era pouco, mas era o que tinham, o suficiente pra ação e pra graça de Deus.
Do pouco se tornou em tanto que sobrou ainda alimentos e deu pra guardar as sobras em doze cestos ainda. Nos faz refletir quantas vezes sobre comida em nossa casa e jogamos fora no lixo, enquanto muitos de nossos irmãos estão famintos? Quantas vezes desperdiçamos alimentos comprando demais e deixando estragar em nossas geladeiras ou em nossas despensas?
A Liturgia desta Solenidade é muito rica a nós pra percebemos que o Senhor quer precisar de nós como canais de comunicação não apenas pra levarmos o pão material aos que pouco ou nada tem, mas sim pra sermos evangelizadores e levar o pão espiritual a tantos famintos de espírito que sofrem, são tristes, choram, estão doentes e fracos, encontram-se desesperançados, sozinhos, isolados para que partilhemos também nossa presença, nossa atenção, nosso amor e nossa solidariedade e fraternidade humanas.
Rezemos juntos a sequência desta Solenidade:
Eis o pão que os anjos comem transformado em pão dos homens; só os filhos os consomem: não será lançado aos cães!
Em sinais prefigurado, por Abraão foi imolado, no cordeiro aos pais foi dado, no deserto foi maná...
Bom pastor, pão da verdade, piedade, ó Jesus, piedade; conservai-nos na unidade, extingui nossa orfandade, transportai-nos para o Pai!
Aos mortais dando comida, dais também o pão da vida; que a família assim nutrida seja um dia reunida aos convivas lá do céu!
Que possamos participar de nossas comunidades desta celebração e possamos receber as bênçãos e graças do próprio Jesus no Santíssimo Sacramento!!!
Abençoai-nos o Deus todo poderoso. Em Nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém!


--> -->
Sacramento da Comunhão

10 MILAGRES EUCARISTICOS

A revista “Jesus” das Edições Paulinas de Roma, publicou uma matéria do escritor Antonio Gentili, em abril de 1983, pp. 64-67, onde apresenta uma resenha de milagres eucarísticos. Há tempos, foi traçado um “Mapa Eucarístico”, que registra o local e a data de mais de 130 milagres, metade dos quais ocorridos na Itália. São muitíssimos os milagres eucarísticos no mundo todo. Por exemplo, Marthe Robin, uma francesa, milagre eucarístico vivo, alimentou-se durante mais de quarenta anos só de Eucaristia. Teresa Newmann, na Alemanha, durante mais de 36 anos alimentou-se só de Eucaristia.
1 - Lanciano - Itália – no ano 700
Em Lanciano – séc. VIII. Um monge da ordem de São Basílio estava celebrando na Igreja dos santos Degonciano e Domiciano. Terminada a Consagração, que ele realizara, a hóstia transformou-se em carne e o vinho em sangue depositado dentro do cálice. O exame das relíquias, segundo critérios rigorosamente científicos,, foi efetuado em 1970-71 e outra vez em 1981 pelo Professor Odoardo Linoli, catedrático de Anatomia e Histologia Patológica e Química e Microscopia Clínica, Coadjuvado pelo Professor Ruggero Bertelli, da Universidade de Siena. Resultados:
1) A hóstia é realmente constituída por fibras musculares estriadas, pertencentes ao miocárdio.
2) Quanto ao sangue, trata-se de genuíno sangue humano. Mais: o grupo sangüíneo ‘A’ que pertencem os vestígios de sangue, o sangue contido na carne e o sangue do cálice revelam tratar-se sempre do mesmo sangue grupo ‘AB’ (sangue comum aos Judeus). Este é também o grupo que o professor Pierluigi Baima Bollone, da universidade de Turim, identificou no Santo Sudário.
3) Apesar da sua antigüidade, a carne e o sangue se apresentam com uma estrutura de base intacta e sem sinais de alterações substanciais; este fenômeno se dá sem que tenham sido utilizadas substâncias ou outros fatores aptos a conservar a matéria humana, mas, ao contrário, apesar da ação dos mais variados agentes físicos, atmosféricos, ambientais e biológicos. 2 - Orvieto - Bolsena - Itália – 1263 Inicio da Festa de Corpus Christi
3 - Ferrara - 28/03/1171
Aconteceu este milagre na Basílica de Santa Maria in Vado, no século XII. Propagava-se com perigo a heresia de Berengário de Tours (†1088), que negava a Presença real de Cristo na Eucaristia. Aos 28 de março de 1171, o Pe. Pedro de Verona, com três sacerdotes celebravam a Missa de Páscoa; no momento de partir o pão consagrado, a Hóstia se transformou em carne, da qual saiu um fluxo de sangue que atingiu a parte superior do altar, cujas marcas são visíveis ainda hoje. Há documentos que narram o fato: um “Breve’ do Cardeal Migliatori (1404). - Bula de Eugênio IV (1442), cujo original foi encontrado em Roma em 1975. Mas, a descoberta mais importante deu-se em Londres, em 1981, foi encontrado um documento de 1197 narrando o fato.
4 - Offida - Itália – 1273
Ricciarella Stasio - devota imprudente, realizava práticas supersticiosas com a Eucaristia; em uma dessas profanações, a Hóstia se transformou em carne e sangue. Foram entregues ao pe. Giacomo Diattollevi, e são conservadas até hoje. Há muitos testemunhos históricos sobre este fato.
5 - Sena – Cáscia - Itália – 1330
Hoje este milagre é celebrado em Cássia, terra de Santa Rita de Cássia. Em 1330, um sacerdote foi levar o viático a um enfermo e colocou indevidamente, de maneira apressada e irreverente, uma Hóstia dentro do seu Breviário para levá-la ao doente grave. No momento da Comunhão, abriu o livro e viu que a Hóstia se liquefez e, quase reduzida a sangue, molhou as páginas do Livro. Então o sacerdote negligente apressou-se a entregar o livro e a Hóstia a um frade agostiniano de Sena, o qual levou para Perúgia a pagina manchada de sangue e para Cáscia a outra página onde a Hóstia ficou presa. A primeira página perdeu-se em 1866 mas a relíquia chamada de “Corpus Domini” é atualmente venerada na basílica de Santa Rita.
6 - Turim - Itália – 1453
Na Alta Itália ocorria uma uma guerra furiosa pelo ducado de Milão. Os Piemonteses saquearam a cidade; ao chegarem a Igreja, forçaram o Tabernáculo. Tiraram o ostensório de prata, no qual se guardava o corpo de Cristo ocultando-no dentro de uma carruagem juntamente com os outros objetos roubados, e dirigiram-se para Turim. Crônicas antigas relatam que, na altura da Igreja de São Silvestre, o cavalo parou bruscamente a carruagem – o que ocasionou a queda, por terra, do ostensório – o ostensório se levantou nos ares “com grande esplendor e com raios que pareciam os do sol”. Os espectadores chamaram o Bispo da cidade, Ludovico Romagnano, que foi prontamente ao local do prodígio. Quando chegou, “O ostensório caiu por terra, ficando o corpo de Cristo nos ares a emitir raios refulgentes”. O Bispo, diante dos fatos, pediu que lhe levassem um cálice. Dentro do cálice, desceu a hóstia, que foi levada para a catedral com grande solenidade. Era o dia 9 de junho de 1453. Existem testemunhos contemporâneos do acontecimento (Atti Capitolari de 1454 a 1456). A Igreja de “Corpus Domini” (1609), que até hoje atesta o prodígio.
7 - Sena - Itália – 1730
Na Basília de São Francisco, em Sena, pátria de Santa Catarina de Sena, durante a noite de 14 para 15 de março de 1730, foram jogadas no chão 223 hóstias consagradas, por ladrões que roubaram o cibório de prata onde elas estavam. Dois dias depois, as Hóstias foram achadas em caixa de esmolas misturas com dinheiro. Elas foram limpadas e guardadas na Basílica de São Francisco; ninguém as consumiu; e logo o milagre aconteceu visto que com o passar do tempo as Hóstias não se estragaram, o que é um grande milagre. A partir de 1914 foram feitos exames químicos que comprovaram pão em perfeito estado de conservação.
8 - Milagre Eucarístico de Santarém – Portugal (1247)
Aconteceu no dia 16 de fevereiro de 1247, em Santarém, 65 km ao norte de Lisboa. O milagre se deu com uma dona de casa, Euvira, casada com Pero Moniz, a qual sofrendo com a infidelidade do marido, decidiu consultar uma bruxa judia que morava perto da igreja da Graça. Esta bruxa prometeu-lhe resolver o problema se como pagamento recebesse uma Hóstia Consagrada. Para obter a Hóstia, a mulher fingiu-se de doente e enganou o padre da igreja de S. Estevão, que lhe deu a sagrada Comunhão num dia de semana. Assim que ela recebeu a Hóstia, sem o padre notar, colocou-a nas dobras do seu véu. De imediato a Hóstia começou a sangrar. Assustada, a mulher correu para casa na Rua das Esteiras, perto da Igreja e escondeu o véu e a Hóstia numa arca de cedro onde guardava os linhos lavados. À noite o casal foi acordado com uma visão espetacular de Anjos em adoração à sagrada Hóstia sangrando. Varias investigações eclesiásticas foram feitas durante 750 anos. As realizadas em 1340 e 1612 provaram a sua autenticidade. Em 5 de abril de 1997, por decreto de D. Antonio Francisco Marques, Bispo de Santarém, a Igreja de S. Estevão, onde está a relíquia, foi elevada a Santuário Eucarístico do Santíssimo Sangue.
9 – Faverney, na França, em 1600
O Milagre Eucarístico que aconteceu em Faverney, na França consistiu numa notável demonstração sobrenatural de superação da lei da gravidade. Faverney está localizado a 20 quilômetros de Vesoul, distante 68,7 quilômetros de Besançon.Um dos noviços chamado Hudelot, notou que o Ostensório que se encontrava junto Santíssimo Sacramento sobre o Altar, elevou-se e ficou suspenso no ar e que as chamas se inclinavam e não tocavam nele. Os Frades Capuchinhos de Vesoul também apressaram-se para observar e testemunhar o fenômeno. Embora os monges com a ajuda do povo, conseguiram apagar o incêndio que queria consumir toda a Igreja, o Milagre não cessou, o Ostensório com JESUS Sacramentado continuou flutuando no espaço.
10 - Em Stich, Alemanha, 1970
Na região Bávara da Alemanha, junto à fronteira suíça, em 9 de junho de 1970, enquanto um padre visitante da Suíça estava celebrando uma Missa numa capela, uma série incomum de eventos aconteceu. Depois da Consagração, o celebrante notou que uma pequena mancha avermelhada começou a aparecer no corporal, no lugar onde o cálice tinha estado descansando. Desejando saber se o cálice tinha começado a vazar, o padre correu a mão dele debaixo do cálice, mas achou-o completamente seco. A esta altura, a mancha crescera, atingindo o tamanho de uma moeda de dez centavos. Depois de completar a Missa, o padre inspecionou todo o altar, mas não conseguiu encontrar qualquer coisa que pudesse ser remotamente a fonte da mancha avermelhada. Ele trancou o corporal que apresentava a mancha num local seguro, até que pudesse discutir o assunto com o pároco.
Prof. Felipe Aquino - www.cleofas.com.br
(Fonte – Blog do Professor Felipe Aquino)
A Festa de Corpus Christi no Brasil
-->

 -->
Em muitas cidades portuguesas e brasileiras é costume ornamentar as ruas por onde passa a procissão com tapetes de colorido vivo e desenhos de inspiração religiosa. Esta festividade de longa data se constitui uma tradição no Brasil, principalmente nas cidades históricas, que se revestem de práticas antigas e tradicionais e que são embelezadas com decorações de acordo com costumes locais.
Em Pirenópolis, Goiás, é uma tradição os tapetes de serragem colorida e flores do cerrado, cobrindo as ruas por onde passa-se a procissão de Corpus Christi, também efeita-se 5 altares para a adoração do Santíssimo Sacramento, e execussão do cântico latino Tamtum Ergo Sacramentum, esta procissão é acompanhada pela Irmandade do Santíssimo Sacramento e pela Orquestra e Coral Nossa Senhora do Rosário. É neste dia que o Imperador do Divino recebe a coroa, para a realização da Festa do Divino de Pirenópolis, do ano seguinte.
Em Castelo, no estado do Espírito Santo, as ruas são decoradas com enormes tapetes coloridos formados por flores, serragem colorida e grãos. Em São Paulo, o município de Matão é famoso por seus tapetes coloridos feitos de vidro moído, serragem e flores que formam uma cruz no centro da cidade. A cidade de Mariana - MG comemora a festa de Corpus Christi enfeitando as ruas com tapetes de serragem e pinturas. Jaguáriúna - SP, Santo André -SP, Santana de Parnaíba - SP, São Joaquim da Barra - SP e Jacobina - BA também seguem o mesmo estilo, as ruas ao redor da matriz são enfeitadas com serragem, raspa de couro, areias coloridas, tudo o que a criatividade proporciona para este dia santo. Em Caieiras - SP a Juventude da Cidade promove com sua criatividade tapetes que se estendem no trajeto da procissão deste solene dia, desde a Igreja Matriz de Santo Antonio até a igreja de São Francisco de Assis, este trabalho dura doze horas e é coroado com a procissão luminosa em torno ao Santíssimo Sacramento.
Em Porto Ferreira - SP, a festa tem como finalidade a partilha, em comunhão com as três paróquias da cidade, é arrecado alimentos que vão servir para os enfeites nas ruas por onde o Santíssimo Sacramento irá passar, e após a solenidade serão doados a famílias que são assistidas por pastorais, como a Pastoral da Criança e Pastoral da Saúde, que realmente necessitem. Esta iniciativa perdura desde 2008.
-->
Eucaristia, fonte da vida

Clique aqui e seja o primeiro a comentar!:

Por favor, ao comentar não esqueça de deixar seu nome!