Pesquisar no blog

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

CNBB divulga ganhadores dos Prêmios de Comunicação 2014

Com mais de 50 trabalhos inscritos e com um saldo positivo a respeito da qualidade dos produtos jornalísticos, a comissão julgadora dos Prêmios de Comunicação da CNBB de 2014 divulgou nesta quinta-feira (27) os premiados. Jornada Mundial da Juventude, Ditadura e a visita do Papa ao Brasil, foram alguns dos destaques das premiações. A cerimônia de entrega dos prêmios será no dia 1º de maio, durante a 52ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, em Aparecida (SP).
Irmã Élide Fogolari, da Comissão Episcopal para a Comunicação da CNBB, responsável pela premiação, destacou a abordagem comprometida dos comunicadores diante das temáticas de relevância social e religiosa.  
“Ao anunciar os vencedores, queremos renovar nossos agradecimentos pela participação de todos. Nos chamou atenção, mais uma vez, a qualidade dos trabalhos inscritos, prova do quanto podemos contar com profissionais trabalhando sério por uma comunicação pautada nos valores humanos, cristãos e éticos, base de uma sociedade democrática e cidadã”, frisou a religiosa. 
Dom Dimas Lara Barbosa, presidente da comissão também destacou o compromisso social das produções e agradeceu em carta a participação dos comunicadores.



Confira os ganhadores:

1. Margarida de Prata – a) Revelando Sebastião Salgado, documentário de Betse de Paula; b) Por uma questão de justiça, os advogados contra ditadura, documentário de longa-metragem de Sílvio Tendler; c) Rio de Fé: um encontro com Papa Francisco, documentário de longa-metragem de Carlos José Fontes Diegues; d) Às claras, menção honrosa, de Evandro Lima Rodrigues e e) Remoção, menção honrosa, de Mariana Campos da Silva.

2. Clara de Assis – a) A reportagem Visita do Papa Francisco ao Brasil, de Luiz Petry e Equipe, da TV Rede Globo b) O documentário Nossa Senhora Aparecida, de Luís Otávio da Silva, da TV Canção Nova e c) Documentário Populações Vulneráveis, de Solange Calmon, da TV Senado.

3. Dom Helder Câmara de Imprensa – a) reportagem História de um refúgio, do jornalista Fernando Geronazzo de Souza, publicado na Revista Família Cristã; b) reportagem Excluídos – Quilombolas / Indígenas / Ciganos, dos jornalistas Maristela Crispim, Fernando Maia, Iracema Sales e Melquíades Júnior, do Jornal Diário do Nordeste e c) reportagem, da jornalista Júlia Fátima de Jesus Cruz, com a Especial – Jornada Mundial da Juventude, do Jornal da PUC-Rio.

4. Microfone de Prata – a) Entretenimento, Rádio Vida FM, Arquidiocese de Salvador - Programa - Faixa Neojiba; b) Jornalismo, Rádio Rio Mar, da Arquidiocese de Manaus - Jornal Primeira Hora; c) Religioso, Rádio 9 de Julho, da Arquidiocese de São Paulo – Programa - Sala Franciscana, d) honrosa, Bíblia Deus com a Gente – Paulinas Rádio

Reconhecimento
Completando 46 anos, o prêmio Margarida de Prata é um dos mais antigos. Foi criado em 1967 e já premiou mais de 100 filmes brasileiros entre longas e curtas-metragens e menções especiais. Para o professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e crítico de cinema, Miguel Pereira, os trabalhos selecionados na edição deste ano "têm em comum um olhar generoso sobre os homens e as crenças". 

Fonte: CNBB.

Clique aqui e seja o primeiro a comentar!:

Por favor, ao comentar não esqueça de deixar seu nome!