Pesquisar no blog

segunda-feira, 28 de abril de 2014

Qual a contribuição de São João XXIII na LIturgia atual?



Vamos falar um pouco sobre São João XXIII, canonizado ontem, 27 de abril. O que ele fez de importante para a Liturgia atual? Bem, antes do Papa João XXIII, a liturgia era diferente da que vemos e celebramos nos dias de hoje. 

Em 1962 o Papa João então convocou o Concílio Vaticano II, ali iniciava as reformas em muitos âmbitos da Igreja Católica. A Celebração Eucarística antes do Concílio era assim, o padre celebrava de "costas para o povo" ou Versus Deum, só poderia ler na celebração pessoas instituídas ou ordenadas, somente os padres distribuía a comunhão e tudo era rezado em latim. Vendo que isso de certa forma deixava o povo sem participação na celebração, João XXIII então ao convocar o Concílio Vaticano II quis fazer do povo, Igreja, e da Igreja, povo. 

Depois do Vaticano II o povo, ou os leigos, começaram a ter participação nas celebrações, e pouco a pouco foi sendo uma parte importante do rito celebrativo. O padre fica de "frente para o povo", ou Versus Populorum, as orações e cânticos traduzidos e rezados na língua de cada povo, não proibindo de maneira alguma a utilização do latim em algumas ocasiões. 

Os leigos se sentem Igreja nos novos movimentos e pastorais, e a Igreja se sente povo quando é composta por grande parte deles, que fazem grandes trabalhos de evangelização em todos os meios da sociedade. Hoje, devemos muito ao São João XXIII, pois como disse o Papa Francisco, "ele foi dócil ao Espírito Santo", ou seja, ele se deixou moldar pela ação do Amor de Deus e ao convocar o Concílio Vaticano II quis dar novos horizontes a Igreja Católica.

Por Marcos Aldair - Itarema/CE

Clique aqui e seja o primeiro a comentar!:

Por favor, ao comentar não esqueça de deixar seu nome!